Ponte vecchio logo Gat

“Nós que escolhemos Firenze”

Há quase 3 anos comecei a dividir com vocês aqui no blog um pouquinho das belezas das cidades italianas por onde passo e principalmente de Firenze, cidade onde vivo. Através de fotos e relatos registro o cotidiano de tudo aquilo que de alguma forma me encanta, exprimindo amor e respeito pelo local onde escolhi viver.  O jornal Il Reporter me contatou para esta entrevista da edição de março, mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. Eu conto o motivo da minha escolha de viver aqui e o meu modo de ver a cidade. É com imensa satisfação e gratidão que compartilho com vocês. Aqui vai a tradução para o português:

“Nos que escolhemos Firenze”: a cidade vista por quem vem de longe

 

dicas-firenze
Sasha, Denya e Georgette deixaram os seus países de origem para viverem nas proximidades do Arno. E agora contam, através do seus olhares, qualidades e defeitos da cidade e de seus habitantes. Com uma curiosidade: são todas apaixonadas pela mesma praça

Em Firenze nascemos, estudamos e  trabalhamos. Mas tem quem chega de longe e opta por fazer desta a sua nova casa, o lugar onde construir o futuro. Será devido às suas ruas estreitas e encantadoras, pelo inconfundível som do sotaque fiorentino ou pelos seus memoráveis monumentos. Firenze é (e sempre mais) de todos, de qualquer um que a ame. Sasha, Denya e Georgette deixaram seus respectivos países de origem para viver nas proximidades do Arno.  E Il Reporter, este mês – em que se celebra a festa da mulher – quis compartilhar a história delas. Histórias de 3 blogueiras que, todos os dias, descobrem alugma coisa de novo sobre a cidade, sejam qualidades que defeitos. Para provar – por uma vez- a ver Firenze com outros olhos.

por Valentina Veneziano

 

florença

 

Denya Pandolfi, mãe, blogger, brasileira e em Firenze desde 2005

“A beleza? Está no cotidiano”

 

Grazie a Te blog Denya

Foto: Kelly Stein (ao fundo a Ponte Vecchio)

1- Por que escolheu Firenze e o que significa acordar todos os dias em uma das cidades mais lindas do mundo?

Nao foi exatamente uma escolha a de viver em Firenze. Conheci meu marido no Brasil há 14 anos e resolvemos viver em Firenze depois do nosso casamento, em 2005.

Acordar todos os dias em uma cidades mais lindas do mundo é realmente maravilhoso! Adoro observar  e fotografar o dia-a-dia: a nonna que vai à mercearia, o artista de rua e os artesãos em ação. Nesta cidade a beleza está em todos os lugares… nas cenas do cotidiano.

 

2- Firenze: uma qualidade e um defeito

As belezas históricas que convivem em harmonia com uma cidade que está se modernizando. Defeito: Firenze é uma cidade suja, mal-cuidada, que merece mais respeito e atenção da parte dos cidadãos e turistas

 

3- A tua praça ou rua do coração e o motivo

Piazza della Passera. Mas gosto muito da Piazza della Repubblica, cheia de vida, o coração da cidade

 

4- A palavra ou expressão fiorentina que mais gosta

“Mi garba”, que significa eu gosto (apesar de não usá-la)

 

5- Tem alguma coisa do seu caráter o teu comportamento que se “fiorentinizou” com o passar do tempo?

Um pouco sim. Sempre fui uma pessoa muito aberta e comunicativa. Em algumas situações não recebia o mesmo sorriso e reciprocidade por parte das pessoas. Decidi então fazer como fazem aqui. Sempre sou educada e gentil mas a minha simpatia muda de acordo como sou tratada.  (Explico pra vocês o que acontece e o motivo dessa resposta, já que devido à edição uma parte precisou ser cortada:  às vezes você encontra uma pessoa que já conhece ou entra num local onde frequenta e as pessoas mal te cumprimentam, apesar de te conhecerem.  Se no momento elas estiverem chateadas ou aborrecidas com alguma coisa, simplesmente te ignoram. E no dia seguinte, se tudo vai bem, é aquela festa! Nunca consegui entender esse comportamento)

 

6- Um conselho que daria a uma amigo que, como você, decidesse deixar o país para fazer de Firenze a sua casa?

Compreenda e aceite as adversidades. Respeite as regras, as pessoas, a cultura e o ritmo de Firnze.

 

Tradução: Denya Pandolfi

E para a minha surpresa, a entrevista foi feita também com 2 queridas amigas,  a chinesa Sasha Wang, do blog Stai al Borgo e Georgette Jupe-Pradier, do blog Girl in Florence.

Você pode acompanhar o Grazie a te através  das redes sociais:

Facebook,   InstagramTwitter e Snapchat: grazieateblog

 

 

 

 

 



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'“Nós que escolhemos Firenze”' have 6 comments

  1. 28 de fevereiro de 2016 @ 23:02 Ilma Madureira

    Muito boa entrevista e bem esclarecedora.
    Grazie

    Reply

    • 29 de fevereiro de 2016 @ 08:50 Denya Pandolfi

      Olá Ilma, muito obrigada pelo seu carinho e companhia! Gratidão querida. Beijos, Denya

      Reply

  2. 28 de fevereiro de 2016 @ 23:37 Alessandra martins

    Não sei se meu olhar turista desviou dos defeitos , mas a cidade que achei suja foi Roma…minhas piazzas preferidas…piazza della segnoria e piazza della Republica ..

    Reply

    • 29 de fevereiro de 2016 @ 08:53 Denya Pandolfi

      Oi Alessandra, sim, estive em Roma e também achei algumas áreas sujas – uma pena ;( . Talvez por ser moradora de Firenze a observo mais atentamente que os turistas. Algumas regiões estão sujas, meio abandonadas, como áreas perto da estação de trem. Firenze é uma cidade muito importante e merece mais atenção e respeito. A gente aqui vem pedindo isso há algum tempo… vamos ver se a situação melhora. Um abraço e tudo de bom, Denya

      Reply

  3. 4 de março de 2016 @ 19:31 Carina Costa

    Oie! Demorei, mas vim conferir sua entrevista 🙂
    Adorei! Brasil muito bem representado por você. Parabéns e muito mais sucesso!!
    Bacione

    Reply

    • 4 de março de 2016 @ 22:10 Denya Pandolfi

      Amiga do meu coração, obrigada pelo seu apoio! Adorei seu recadinho 😉 Saudade! Bjs, Denya

      Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.