Moda brasileira na Itália

Firenze respira moda nesses últimos dias e dentre os eventos fashion mais disputados e badalados que aconteceram na cidade o Brasil foi destaque. O Firenze4ever contou com uma intensa programação, entre 13 e 15 de junho, e ganhou nesta 9ª edição as cores, o ritmo e a criatividade de 20 designers brasileiros que passaram a engrossar a lista de marcas disponíveis seja nas araras da loja Luisa Via Roma como no serviço de vendas on-line, um dos mais fortes do mundo.

A ação foi promovida pela TexBrasil  (Programa de internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, promovido pela Abit em parceria com a Apex). A data escolhida foi em aproximação da Pitti Uomo (que termina nesta sexta, dia 20), uma das principais feiras de moda masculina do mundo. Firenze vive dias animados e divertidos, com gente descolada de olho nas últimas tendências do momento. Isso aqui tá uma festa!!!

fabiana-milazzo

A estilista Fabiana Milazzo na frente da vitrine da loja, obra de Felice Limonasi “Il tempo vola e anche le farfalle”

Com a agenda cheia de eventos e compromissos, a top designer Fabiana Milazzo bateu um papo com o Grazie a Te (e a gente adorou a companhia dela por um breve passeio na cidade!) para contar sobre a sua participação no evento Firenze4ever.  Atenciosa e bem-humorada, a talentosa designer assina peças-desejo feitas a mão onde a riqueza dos detalhes e perfeição no acabamento são de cara perceptíveis. Impossível não se apaixonar por suas criações.

unnamed-6

Um deslumbre este vestido da Fabiana (foto divulgação). “Toda roupa é feita a mão e algumas peças demoram até um mês para ficaram prontas. A gente imprime em cada peça o nome da bordadeira e o tempo que levou para ser confeccionada.”

A participação da Fabiana no evento foi inesperada e para ela uma grata surpresa. Ela nos conta que em fevereiro estava na Paris participando da feira Tranöi e o Andrea (Panconesi, CEO da Luisa) se encantou com um moleton da marca e quis saber mais a respeito.”Em poucos dias estávamos fechando a parceria e precisei buscar peças em diversas boutiques e correr contra o tempo para conseguir participar do evento”, diverte-se a designer, super feliz com o sucesso de suas peças.
Formada pela Accademia Italiana di Arte, Moda e Design, Fabiana ficou em Firenze até o ano 2000, quando voltou para o Brasil e abriu a sua primeira loja em Uberlândia, sua cidade natal. “Não imaginava que pudesse ter a minha roupa na Luisa. Lembro que na época  do curso a gente vinha admirar as vitrines, que sempre chamaram a atenção”.
unnamed-9

Depois do encontro com a Fabiana fui me encontrar com Simone Bernardes Rodrigues, da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e com Evilásio Miranda, Gerente de Moda e Design do Texbrasil, que comemoram o sucesso do evento: “A gente imaginou que seria um projeto de grande visibilidade pois o evento é uma enorme plataforma de comunicação, que consequentemente gera muitos negócios. Eles trouxeram 30 blogueiros do mundo inteiro para um style-lab e muitos prestigiaram os designers brasileiros selecionando as peças para montar os looks e fotografar pela cidade”, explica Evilásio. A parceria foi firmada por seis meses mas a Luisa já demonstrou interesse em prolongar o contrato. A gente torce para isso!

texbrasil

Evilásio Miranda, da Texbrasil, no lounge do novíssimo hotel Portrait Firenze, o mais novo hotel do grupo Ferragamo

luisa-via-roma

A Luisa Via Roma que busca sempre novos talentos escolheu este ano o Brasil por ser referência na América do Sul em termos de arte e cultura

A iniciativa trouxe à Itália marcas como Adriana Degreas, PatBo, Pedro Lourenço, Scarf Me, Janiero, Carla Amorim, Fabiana Milazzo, Lucas Magalhães, Helen Rödel, Isolda e Martha Medeiros que apresentaram a coleção inverno 2014/2015.  

Outra participação especial nesta edição da Firenze4ever foi a da designer cearense radicada em Firenze Patricia Al’Kary, que já vendia seus produtos na multimarcas e preparou para a ocasião uma capsule collection. Patricia resgatou sua paixão pela pintura transportando seus traços marcantes e característicos em suas bolsas. “Fiz esta linha especial a pedido da loja. Me inspirei na saudade do Brasil e usei cores vibrantes, flores tropicais e elementos que lembram a alegria e os ritmos do nosso país”, explicou a estilista.

unnamed-12

A designer Patricia Al’Kary com as lindas e divertidas bolsas que criou especialmente para o evento da Luisa Via Roma

 

unnamed

“Brasil, arte e música” é o tema do evento que durou dois dias, com presença de blogueiros, jornalistas e formadores de opinião de todo o mundo. Na foto, top de Helen Rödel e bolsa Patricia Al’Kary (divulgação)

 

unnamed-8

Arara com peças da estilista mineira Patricia Bonaldi, para a PatBo (foto divulgação)

 

Imagem

Vestidos da Isolda, outra marca que passa a fazer parte da Luisa Via Roma (fotos divulgação)

 

lusa-via-roma

Na Luisa, as coloridas peças de Helen Rödel (fotos divulgação)

No meu próximo post mostro pra vocês os outfits que a gente tem fotografado aqui em Firenze.  Para quem quiser conferir as novidades pode nos acompanhar pelo instagram: @grazieateblog.  Un abbraccio!!!



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Moda brasileira na Itália' have 3 comments

  1. 23 de junho de 2014 @ 12:20 Pitti 2014 | Grazie a te

    […] Firenze4ever teve como tema das festividades fashion o Brasil. Você poderá saber mais detalhes neste post que publiquei semana passada. Numa atmosfera de festa, o mundo prestou atenção nas novas […]

    Reply

  2. 23 de junho de 2014 @ 23:21 Janea Padilha

    Parabens pela reportagem, maravilhosa !!!

    Enviado via iPhone

    Reply

    • 23 de junho de 2014 @ 23:31 Denya Pandolfi

      Oi Janinha, obgda. Viu q sucesso a moda brasileira anda fazendo? Maior orgulho !!! bacio e saudade… D

      Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.