pao-toscano

O pão toscano

Depois de um percurso de 15 anos, o pão toscano conquistou a Denominação De Origem Protegida e o Consorzio del Pane Toscano DOP apresentou recentemente toda a trajetória e as características do produto, de altíssima qualidade certificada. O pão caracteriza a história e a cultura da região desde a Antiguidade e é utilizado em muitas receitas aqui na Toscana. Alguns pratos  à base de pão toscano foram apresentados pelo chef Arturo Dori, na escola de cozinha Desinare, num evento que reuniu jornalistas e blogueiros.

pane-toscano

A maravilhosa cozinha da Desinare

 

pane-toscano

O pão toscano obteve a Denominação de Origem Protegida em 2016 e acaba de lançar nova logomarca e novo site com informações ricas e detalhadas a respeito do produto

pao

Roberto Pardini presidente do Consorzio del Pane Toscano DOP

O pão toscano de levitação natural é obtido com farinha de trigo mole do tipo “0”, fermento natural e água, sem aditivos ou outros coadjuvantes. O trigo é cultivado principalmente nas províncias de Livorno, Siena, Arezzo e Grosseto.  Uma vez obtida a farinha, são acrescentadas a massa ácida e a água.

arturo-dori

O chef Arturo Dori em ação

O pão toscano é  sem sal, com a crosta crocante e o interno macio. Pesa geralmente 500 g e pode ter a forma retangular, redonda ou oval. E outra importante  característica é em relação a sua conservação, que pode durar até 7 dias, graças à levitação com massa ácida.

pao-toscano

Como o pão é sem sal, é prefeito para várias combinações, seja com produtos salgados ou doce, como mel ou geleia. Cai perfeitamente bem com salames, presuntos e queijos típicos das tradições toscanas, pois resultam num excelente equilíbrio de sabores. O miolo do pão, que é macio mas consistente, permite combinações com diversos molhos e é o ingrediente principal para muitas receitas, como panzanella, pappa col pomodoro, ribollita e sopa toscana. A gastronomia toscana é baseada em ingredientes simples e genuínos, dando alusão à cozinha pobre, devido à sua origem camponesa e ao fato de que muitos pratos são preparados com reaproveitamento. Confira no blog os pratos típicos da Toscana.

 

fegatini

Crostini di fegatini. Pão com patê de fígado de frango

 

panzanella

A panzanella é um prato típico do verão, preparada com pão, tomate, pepino, manjericão e cebola

 

nhoque

Nhoque de pão by Arturo Dori

 

O pão toscano DOP  preserva e garante a originalidade da preparação e o controle da matéria-prima utilizada. E para reconhecê-lo é fácil, pois leva uma marca circular sobre o pão,  garantindo ao consumidor que o produto é certificado.

 

Melhores atrações de Firenze!

Adquira os seus bilhetes sem impressão e sem fila. É pratico e simples, clique aqui.

 

Posts que podem interessar:

O que visitar em 2 dias em Firenze

7 rooftops de Firenze

Hospedagem em agroturismo

Pitigliano, na Maremma Toscana

Roteiro de 3 dias em Firenze

Pratos típicos da Toscana

Como é feito o azeite de oliva

Top 5 de Florença



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'O pão toscano' has no comments

Be the first to comment this post!

Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.