Pisa

O que ver em Pisa

Um dos símbolos da Itália, a Torre de Pisa, certamente não teria toda essa fama se ela não fosse inclinada. Mas Pisa vai além da Torre Pendente, a cidade é uma beleza e tem muitas atrações que merecem uma visita

 

Torre Pisa

A torre torta de Pisa é a principal atração da cidade. Mas originalmente, ela não foi  projetada para ser dessa forma. Projetada para abrigar o sino da catedral, começou a inclinar-se devido ao terreno instável de argila e areia, materiais que não garantiam a sustentação de um monumento desse porte. As obras da torre, que tem 8 andares, continuaram mesmo com a inclinação, que começou quando estava sendo erguido o 3º andar.  E quem diria que devido à sua pendência seria uma das torres mais famosas do mundo?

pisa

Com 90 mil habitantes, Pisa é um dos destinos mais procurados da Toscana. O centro histórico da cidade apresenta lindos prédios renascentistas, casas-torres medievais, igrejas, ruelas, praças e museus. A cidade tem um ritmo muito agradável e tem alma jovem e cosmopolita, afinal, abriga a prestigiosa Università di Pisa, uma das mais antigas da Europa, fundada em 1343 e que conta com mais de 40 mil estudantes. É a única universidade européia a fazer parte da Universities Research Association, um importante consórcio entre universidades, principalmente americanas. Ah, aproveito para lembrar que Pisa conta com aeroporto internacional, o Galileu Galilei,  de onde partem as companhias low-cost Ryanair e EasyJet.

pisa

pisa

Pisa é uma cidade relativamente pequena e dá pra explorá -la a pé. Você vai conseguir visitar praticamente todas as atrações da cidade em 1 dia e por ser pertinho de Firenze, é uma boa pedida para fazer um bate e volta saindo da capital renascentista. Pisa fica pertinho de Lucca e de Volterra, portanto, dependendo do seu ritmo e interesse, pode passar apenas metade do dia e conciliar este  passeio com outra cidade.

pisa

Difícil não começar o nosso tour visitando a praça do Duomo, ou Praça dos Milagres, que é o centro turístico da cidade  onde estão os principais monumentos da cidade.  A praça foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1987: reúne a Torre, a Catedral de Santa Maria Assunta, o museu de São Mateus, o Batistério de São João  Batista e o Campo Santo.

 

torre-pisa

A torre de Pisa é a torre do sino da Catedral de Santa Maria Assunta. Apresenta inclinaçao de quase 4 graus

A Torre de Pisa–  A Torre Pendente, de 58 metros de altura, é a principal atração da cidade!  Ela tem 8 andares e 7 campainhas e o projeto original parece ter sido de Diotisalvi (tinha sido atribuído a  Giuglielmo e Bonanno Pisano, mas existem controvérsias sobre a verdadeira identidade do autor). A torre foi construída em 3 fases,  entre 1173 e 1372.  Ela começou a se inclinar ainda no início da construção, quando estava sendo erguido o 3 º andar. Durante as obras os engenheiros perceberam a inclinação e começaram a construir paredes mais altas do lado que a torre estava afundando  para compensar a diferença, o que foi um  erro, pois um lado começou a ficar mais pesado que o outro e a torre afundou ainda mais. Por apresentar riscos, já que a inclinação  aos poucos ia se acentuando, a torre foi fechada e uma intervenção de 25 milhões de dólares reforçou a fundação com placas de chumbo para ela parar de se movimentar. Entre 1993 foram iniciados trabalhos de restauro e em 2011 a atração voltou a ser aberta ao público. Portanto, quem tiver fôlego para subir os 296 degraus poderá admirar Pisa do alto de um dos monumentos mais famosos do mundo. Grupos de no maximo 40 pessoas podem subir de cada vez e a visita dura cerca de 35 minutos. Comprando na hora, o ingresso custa 15 euros e se voce visitar a cidade na alta estação prepara-se para esperar bastante (horas) para a sua vez.

 

battistero

Batistério di San Giovanni –  com proximadamente 55 metros de altura, o maior batistério da Itália, é uma obra do arquiteto Diotisalvi. Foi construído entre 1152 e 1363 e apresenta os estilos gótico e românico. Entrada 5 euros.

batistero Pisa

 

A Catedral Santa Maria Assunta – Em estilo românico, a catedral  foi projetada pelo arquiteto grego Buscheto e sua construção iniciou em 1063, tendo sido consagrada em 1118. No exterior da catedral estão as portas de  bronze que retratam algumas passagens da Bíblia. A entrada é gratuita mas é preciso retirar um bilhete para entrar.

pisa

A Catedral decorada por mármore e mosaicos

 

catedral-pisa

Interior da lgreja de Santa Maria Assunta

 

Camposanto – O Camposanto é um cemitério monumental onde estão enterrados personagens ilustres da cidade e também abriga 84  sarcófagos romanos. O  ingresso custa 5 euros.

Pisa, a cidade de Galileu Galilei – Pisa é a cidade natal de Galileu Galilei, astrônomo, filósofo, físico e matemático que dizem, inclusive, que fez alguns de seus experimentos lançando objetos da torre pendente. Difícil saber se isso é lenda ou se realmente aconteceu.  Muitos sustentam que ele pretendia mostrar que a velocidade de queda de um corpo não é proporcional a seu peso. Segundo Galileu, o peso não tinha nenhuma influência na velocidade de queda.  Se quiser conferir os detalhes sobre a descoberta de Galileu, clique aqui.

 

centro-pisa

A via Santa Maria, com muitas opções gastronômicas, doces e sorvetes e lojinhas de artesanato

 

Demais atrações:

Igreja Santa Maria della Spina – Construída no século 11,  a igreja apresenta estilo gótico. Fica proxima às margens do rio Arno.
Universidade de Pisa – e2 a mais famosa das muitas universidades de Pisa, fundada em 1343, Fica no Lungarno Antonio Pacinotti, 43.
Museu de São Mateus – Funciona no antigo convento de San Matteo na Idade Média. O museu reune pinturas e esculturas da Idade Média , além de achados arqueológicos. Fica na piazza San Matteo in Soarta (valor 5, euros)
Corso Italia – é a rua de compras, de bares  e restaurantes
Piazza dei Cavalieri – era a praça central da cidade de Pisa e que hospeda imponentes edifícios da cidade. Durante a Idade Média era o centro politico e administrativo e atualmente é a segunda praça mais famosa da cidade, depois da Piazza del Duomo. A praça reúne construções como igrejas e prédios importantes, como a Escola Normal Superior, construído por Giorgio Vasari. Abriga a igreja de Santo Stefano dei Cavalieri.
Camposanto Monumentale– este é um novo passeio que foi recentemente inaugurado, o Camposanto Monumentale, para quem quer percorrer  os muros medievais de Pisa que circundam grande parte do centro histórico.  O passeio dura 1h30 e custa 10 euros.
Passear às margens do rio Arno – assim como Firenze, Pisa também é banhada pelo rio Arno. Suas construções são baixas onde as cores amarelo e ocre predominam.
Importante:  as entradas para os monumentos a piazza dei Miracoli sao vendidos no museu e as entradas são individuais ou combinadas. Veja as opções de ingresso no site Opapisa.
pisa

Come chegar:

De trem – Pisa tem 2 estações de trem: Pisa Centrale e San Rossore. A maioria dos trens vai até a estação Central. A estação  Pisa San Rossore é a mais próxima às princiapis atrações. Mas caso o trem escolhido seja estação Pisa Centrale, não se preocupe: o percurso a pé entre até a Piazza dei Miracoli dura cerca de 20 minutos e você vai poder admirar um pouco a cidade e passar pelo Rio Arno.
De carro – hoje em dia, com GPS,  é facil conseguir chegar a qualquer lugar. MAs atenção ao circular de carro em Pisa, pois como na maioria das cidades italianas, existem as zonas de tráfego limitado e você pode ser multado se ultrapassar o limite que é permitido apenas para residentes e automóveis autorizados. Da última vez em que fomos conseguimos parar o carro bem perto da praça dos  Milagres com estacionamento a pagamento.
De avião– Aeroporto Galileu Galilei a poucos kms do centro da cidade
Distâncias: 
Pisa está a 95 Km de Firenze,  a  20 Km de Lucca, a 24 Km de Vinci (terra de Leonardo), a   54 Km de Pistoia (capital italiana da Cultura de 2017), a 75 Km de Certaldo, 39 Km de Pietrasanta e a 68 Km de  Volterra, 41 Km de Lajatico, a terra do tenor Bocelli e a  79 Km de San Gimignano.
Site oficial da província de Pisa:  Portale ufficiale


About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'O que ver em Pisa' have 3 comments

  1. 3 de maio de 2017 @ 22:00 Grazie a te / Cinque Terre, uma das mais lindas regiões da Itália

    […] – os aeroportos internacionais mais próximo são os de Pisa (84 Km)  e Gênova (112 […]

    Reply

  2. 17 de junho de 2017 @ 23:44 Grazie a te / O burgo medieval de San Gimignano, um retorno à Idade Média

    […] Pisa – 79 Km […]

    Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.