DSC_0963

Onde comprar souvenirs de Firenze

Firenze é uma beleza para compras! Quem visita a cidade se encanta com a quantidade de produtos que encontra pelas ruas e lojas da cidade. A tradição do artesanato florentino é famosa e reconhecida graças principalmente às peças em madeira e couro. De vez em quando me perguntam qual o melhor local para comprar souvenirs típicos da cidade. E as opções são bem vastas, com artigos bem baratinhas, como os lápis e chaveirinhos do Pinocchio, por exemplo.  Mostro aqui neste post algumas possibilidades pra vocês que visitam a cidade e querem levar uma lembrancinha aos amigos e parentes.
souvenirs

O artigo mais comum que encontramos nas barraquinhas espalhadas pela cidade é a camiseta com o símbolo de Firenze , que é a flor-de-lis, ou com o nome da cidade. Mas além das camisetas tem uma variedade de artigos em couro e em madeira típicos daqui que podem ser uma boa pedida para presentear

Para quem não quer gastar muito, as bancas espalhadas pelas ruas do centro podem atender.  São artigos como chaveiros, bandejas, aventais, camisetas, imas de geladeira e pequenos objetos de decoração, como peso para papel ou estátuas com elementos que representam a cidade, como o Duomo ou o Davi.
porcellino

Este é o Mercado do Porcellino que tem muitos artigos de couro, como bolsas, carteiras e jaquetas

Existem muitas feiras e mercados em diversos pontos da cidade. No Mercado de rua de San Lorenzo existe uma vasta gama de produtos ideias para quer comprar em um só lugar as lembrancinhas para toda a família.

DSC_2018
Ali pertinho funciona o Mercado Central  onde com certeza voce poderá fazer as compras da area de gastronomia para surpreender os chefs da família. Inclusive muitos dos produtos  que encontrar ali você vai poder levar para o Brasil sem problemas – desde que muito bem embalados. São conservas, temperos e massas coloridas. No segundo andar funciona inclusive uma loja da Eataly.
O artesanato de Firenze é reconhecido e famoso em todo o mundo. Pelas lojinhas do centro histórico você vai conferir a excelência em objetos de madeira, couro e pedra (existem trabalhos maravilhosos em mosaicos).
bartolucci

Para crianças, tem a loja Bartolucci com produtos de madeira. São portalápis, chaveiros, relógios de parede e objetos de decoração

quadro

Outra rua com uma grande quantidade de lojas com produtos para casa e decoração é Borgo Ognissanti. Esta loja é de estampas, gravuras e molduras

Para molduras tem também a loja Castorina, que fica na via Santo Spirito. Recomendo um passeio por essa região da cidade, que fica na Oltrano. É ali que você vai conhecer a Firenze artesã, com artistas em seus minúsculos studios e bodegas, em plena atividade, produzindo e criando bem diante de seus olhos.

castorina

As molduras da Castorina, são divinas!

bandeja-fiorentina

Essa loja fica na piazza Santa Croce. As peças são lindíssimas!

Preste muita atenção na qualidade dos produtos. Muita gente tem preconceito de comprar nas barracas achando que as peças não são bem-feitas e acabam pagando mais e escolhendo algo de qualidade inferior nas lojas. Fiquem atentos ao acabamento e detalhes.

arte-florentina

Acho as bandejas de madeira florentinas uma excelente lembrança. Elas ficam lindas em diversos ambientes da casa: no quarto para apoiar perfumes ou na sala sob copos e bebidas. Algumas são tão delicadas que podem ser usadas inclusive no quarto de recém-nascidos. Que tal? As pequenas custam cerca de 25 euros

 

bialetti

A cara da Itália! Para quem busca utensílios, a Bialetti é uma boa opção. Tem uma loja da marca na praça da Republica

Para uma lembrança original e elegante, os produtos da papelaria Il Papiro, tradicional por confeccionar artigos de papel e couro, como marcadores de livro, cartões personalizados, envelopes, cadernetas, tudo feito com manualmente com muito carinho e paixão utilizando técnicas toscanas.

papelaria-firenze

A papelaria Il Papiro é uma boutique de papéis e tem 5 lojas espalhadas pela cidade

Quer uma sugestão bem gostosa? Os doces da Migone (com suas embalagens em papel retratando o Duomo de Firenze) ou da Pasticceria Gilli! Falei sobre esses locais neste post aqui, dedicado ao chocolate.

Para quem busca artigos de uso pessoal mais luxuosos e exclusivos, marcas como Ortigia, Officina del Profumo Santa Maria Novella e Dr Vranjes certamente vão impressionar.  Envoltos em embalagens de muito bom gosto são fáceis para carregar pois não pesam e nem fazem muito volume na mala.

DSC_0651

As elegantes e criativas embalagens da Ortigia

 

DSC_0403

Na histórica perfumaria Santa Maria Novella tem muitas opções de perfumes e cremes artigos para recém-nascidos que são objetos de desejo. Quem não gostaria de receber algo assim?

Prepare-se para se surpreender com a beleza e excelência de peças exclusivas e feitas a mão que você vai encontrar por todos os lugares onde passar. Pelas ruazinhas estreitas de Firenze são diversas bodegas de artesãos que produzem sapatos, bijuterias e outros artigos de decoração. Não é tarefa simples selecionar o que levar pra casa. Neste post aqui falo sobre compras na cidade, dê uma olhada também. E boas compras!!!



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Onde comprar souvenirs de Firenze' have 14 comments

  1. 29 de janeiro de 2016 @ 21:42 Ilma Madureira

    Em minhas andanças em Firenze fiz compra de “souvenir” em alguns lugares que voce sitou; e comprei para mim uma carteira de couro belíssima no Mercado do Porcellino.
    Na loja Bartolucci fiquei igual criança 🙂
    Grazie

    Reply

    • 30 de janeiro de 2016 @ 12:36 Denya Pandolfi

      Olá Ilma, Firenze tem muitas opções para souvenir. No Mercado del Porcellino tem muitos artigos de couro bonitos (e com atendimento em português, rsrs). Un bacione, Denya

      Reply

  2. 19 de fevereiro de 2016 @ 12:06 Grazie a te / Compras em Firenze

    […] são as bandejas de madeira. Fiz um post indicando onde comprar souvenirs bacanas. Confiram aqui. A loja da Apple fica nesta mesma […]

    Reply

  3. 23 de fevereiro de 2016 @ 18:00 NADIA BRAGLIA

    Olá Denya,
    Tudo bem? Adoro seu blog e sigo vc tbm no insta. Essa foto que vc postou que fala sobre as bandejinhas de madeira é da loja da Piazza Santa Croce tbm? Ou é outro endereço!! Achei lindas!!
    Grazie mille!!
    Baci
    Nádia

    Reply

    • 23 de fevereiro de 2016 @ 23:28 Denya Pandolfi

      Oi NAdia, tudo bom? Isso, a loja fica na pracinha de Santa Croce. Você pode encontrar as bandejas em diversas lojinhas e barracas espalhadas pelas cidade ;). Abraços e bom passeio, Denya

      Reply

  4. 9 de julho de 2016 @ 20:49 Grazie a te / Papelaria Il Papiro

    […] que seja a cara de Firenze (caso não tenha visto o post sobre souvenirs de Firenze, clique aqui) . A papelaria surgiu em 1976 graças à paixão dos sócios Francesco Gianni e Gianni Parenti […]

    Reply

  5. 1 de julho de 2017 @ 15:41 Grazie a te / Uma lista com endereços de lojas baratas em Firenze

    […] Onde comprar souvenirs de Firenze […]

    Reply

  6. 1 de abril de 2018 @ 11:54 Grazie a te / Páscoa em Firenze e a antiga tradição da explosão do Carro

    […] Onde comprar souvernis de Firenze  […]

    Reply

  7. 17 de maio de 2018 @ 02:58 Grazie a te / Existe uma relação de amor entre Firenze e a bicicleta

    […] Onde comprar souvernis de Firenze […]

    Reply

  8. 28 de maio de 2018 @ 07:11 Grazie a te / Firenze tem muito a oferecer! Confira programas insólitos e legais na cidade

    […] Onde comprar souvernis de Firenze […]

    Reply

  9. 15 de agosto de 2018 @ 21:03 Grazie a te / Relação de restaurantes em Florença que frequento e recomendo

    […] Onde comprar souvernis de Firenze […]

    Reply

  10. 24 de agosto de 2018 @ 22:16 Grazie a te / Onde comer em Florença - Dicas de restaurantes e bistrôs descontraídos no centro

    […] Onde comprar souvernis de Firenze […]

    Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.