DSC_0122

Gastronomia no Mercado de Firenze

É impressionante como o cuidado e a atenção à qualidade dos produtos fazem parte de forma tão marcante na vida dos italianos. E vivendo aqui há tantos anos é impossível não ser contagiada por essa paixão e respeito por tudo o que envolve a arte de comer e beber bem.
Mercado-de-Firenze
E o Mercato Centrale de Firenze, que possui um espaço enogastronômico com uma infinidade de excelentes opções,  promoveu o MercaMercatino justamente para apresentar a origem dos produtos, mostrar curiosidades e as novas tendências alimentícias. Estive domingo no primeiro evento, que è uma iniciativa do Mercado em parceria com a Quàlita. Fizemos um tour por todas as bodegas em companhia de Leonardo Romanelli, renomado crítico enogastronômico, sommelier e jornalista.
Leonardo-Romanelli

Nosso tour ao mercado em companhia do expert Leonardo Romanelli

Achei muito interessante poder conhecer mais sobre a excelência dos sabores locais, dos produtos, da história e dos métodos de produção e principalmente a paixão e carinho que dedicam e da meticulosa seleção da matéria-prima por parte dos pequenos produtores em busca do melhor produto final.

mozzarella-di-bufala

mercado-firenze

Cada um escolhe o seu prato e divide as grandes mesas colocadas na área central

Eu adoro o espaço gastronômico do mercado e já falei sobre ele neste post. Considero parada obrigatória para quem quer descobrir e provar principalmente os sabores da cozinha toscana. Ali você pode reunir os amigos e contentar todos, mesmo que cada um queira comer uma coisa diferente: tem desde bistecca alla fiorentina até opções para os veganos.
mercato-centrale
DSC_0123
O Mercado Central é um local característico onde é possível encontrar uma enorme variedade de delícias italianas a um preço razoável. É um local democrático, que oferece opções para diferentes paladares.  Pratos com mozzarella di bufala, a típica bistecca fiorentina, fritura de peixe, pizza, pastas, pães, biscoitos artesanais, sorvete e doces. Mas em meio à tanta carne, queijos e presuntos, os vegetarianos e veganos podem ficar tranquilos pois encontrarão muitas opções no stand Veg & Veg. E no bar que fica na área central com muitos drinks e cervejas artesanais, inclusive é uma boa opção para um happy-hour.

produtos-toscanos

Degustação de queijos, salames e azeite

O MercaMercatino  reuniu pequenas empresas do setor de agricultura e alimentos que apresentaram  seus produtos no terraço do restaurante La Tosca com tours guiados e talkshows,  onde foi possível degustar vinhos, azeites, geleias, doces e biscoitos.

 

Posts que podem interessar:

Rafting no Rio Arno em Firenze

Por que os italianos não engordam?

Perfumaria Santa Maria Novella

Onde comprar souvernis de Firenze

Cappella Brancacci e as obras de Masaccio

10 bate e voltas saindo de Florença

Qual o melhor periodo do ano para visitar a Itália?

Como é morar onde as pessoas passam férias



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Gastronomia no Mercado de Firenze' have 3 comments

  1. 1 de outubro de 2015 @ 19:36 Dayla

    Delícia o mercado! Água na boca… 🙂

    Reply

    • 1 de outubro de 2015 @ 22:44 Denya Pandolfi

      Esse mercado é parada obrigatória aqui em Firenze. Abç, Denya

      Reply

  2. 19 de março de 2018 @ 16:01 Grazie a te / A Capella Brancacci, museu que reúne maravilhosas obras de Masaccio e Masolino

    […] Gastronomia no Mercado de Firenze […]

    Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.