cibo-toscano

Osteria Le Panzanelle, no Chianti

A tradição de passar receitas de uma geração para outra é levada muito a sério aqui na Itália. E na Osteria Le Panzanelle, que fica no coração do Chianti, não é diferente: esta é  uma autêntica trattoria toscana com pratos saborosos e de alta qualidade, preparados com excelentes ingredientes. Havíamos visitado o restaurante há cerca de dois anos e voltamos nesta primavera para um almoço em família.

chianti

Situado na beira da estrada que liga Firenze a Siena, o local é simples e aconchegante.  O restaurante possui dois andares, além de um jardim externo agradável e bem cuidado.

panzano

O menu é farto, baseado em pratos típicos toscanos, que muda uma vez por mês. Mas é possível encontrar em qualquer período do ano as massas feitas em casa, sendo o ravioli uma das favoritas; além de diversas sopas feitas com verduras da estação. Dentre as carnes, além da bistecca e da tagliata de boi, preparam também carne de carneiro,  javali e coelho recheado.

Antipasto toscano

Como entrada, bandeja com salames e presuntos fatiados e os crostini misti (torradinhas). Na osteria, as opções de crostini são com champignon, tomate, lardo di Colonnata e patê de figado. Este prato de gnocchial pesto foi o pedido do meu filho, que adora a “pasta verde”.

cibo-toscano

Salada com erva-doce, nozes e laranja: incrível combinação de sabores!

Como secondo, pedi a tagliata de boi com rúcula. Este corte da carne seria para nós, brasileiros, o filé ou contra-filé, com carne sempre de alta qualidade, o que é muito importante frisar. E  servida mal pasada, para manter o sabor e a maciez que são típicos desse prato.

tagliata

Claro que não poderíamos ter deixado de lado os doces. Para finalizar, pedimos uma torta de chocolate amargo e uma torta de maçã com canela, que foi servida quentinha, com creme e chantilly caseiro.  Uma experiência que recomendo a quem estiver na região do Chianti.

sobremesa

 

dsc_0848

 

chianti



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Osteria Le Panzanelle, no Chianti' has no comments

  1. 5 de junho de 2013 @ 21:15 Bri Rossoni

    que delícia!!!

    Reply

    • 5 de junho de 2013 @ 21:21 Denya Pandolfi

      Bri, tudo muito bem feito e delicioso. Os doces então… Vc ia adorar! Bj, D

      Reply

  2. 8 de junho de 2013 @ 22:24 Carina Costa

    Meu Deus que delícia!!

    Saudades demais destas comidinhas e dos preços acessíveis!!

    Bjoss

    Reply

    • 9 de junho de 2013 @ 20:39 Denya Pandolfi

      Verdade, nao é Carina?!?! Os preços mais acessiveis do que em muitos restaurantes do Brasil, incrivel! Qdo vc voltar vms em mts locais em legais, com certeza. Um bj! D

      Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.