centro-perugia

Um passeio por Perugia, na Úmbria

A pequena e graciosa Perugia, na região da Umbria,  guarda preciosos tesouros artísticos. Localizada no alto de uma colina,  como muitas cidades italianas, tem seu passado marcado por guerras e conserva até hoje parte das muralhas medievais que circundam a cidade.  Aparentemente a cidade parece muito pacata. Mas Perugia tem ritmo de vida intenso, vivaz e  envolvente graças principalmente à presença de 2  importantes universidades que contrastam com sua atmosfera de burgo medieval.   Suas principais atrações estão no centro histórico, assim como os restaurantes, bodegas, bares e lojinhas de artesanato.  Não sei se o nome vos é familiar, mas uma importante marca de chocolates é da cidade… acertou quem pensou na Perugina, fabricante do chocolate Baci, empresa que foi fundada há mais de 1 século.

perugia

Com 167 mil habitantes, Perugia é uma cidade de arte rica de história e monumentos, fundada pelos etruscos, e importante destino turístico e cultural da Úmbria.

perugia-

Perugia conserva vestígios de construções seculares, tem uma história fascinante, linda arquitetura, boa gastronomia e é muito rica artística e culturalmente

Perugia é uma cidade universitária, bem animada e cheia de vida!  A cidade é sede da Universidade de Perugia,  fundada em 1308, que é  uma das mais antigas da Itália.  Perugia sedia também a famosa Universidade para Estrangeiros, com cursos de língua e cultura italiana. Vocês podem imaginar a vibe do lugar? Os bistrôs e barzinhos estão sempre movimentados e ao anoitecer a juventude começa a povoar as praças, ruelas e escadarias dos monumentos espalhados pela cidade.

perugia

A sala de estar de Perguia é a praça IV Novembre, onde estão os principais edifícios da cidade, como a Catedral de Sao Lourenço, o Palazzo dei Priori e a Fontana Maggiore (foto divulgação)

 

 

Principais atrações de Perugia

O coração de Perugia  é a praça IV Novembre, onde estão o Palazzo Priori  e a Catedral de San Lorenzo, o Duomo da cidade. A Fonte Maggiore é a principal atração da praça.  Desenhada por Nicola e Giovanni Pisano, foi construída entre 1275 e 1278. Repleta de esculturas que representam profetas e santos, signos zodiacais. Domingo acontece a feirinha de roupas, bijuteria e artigos vintage de casa e decoração. Sempre na cidade existem muitas feiras, mostras e espetáculos.

palazzo-priori

A magnífica Fonte Maggiore, na praça IX Novembre

 

A praça abriga a Catedral de San Lorenzo.  Os  trabalhos para a construções da Catedral de Sao Lorenzo, um dos padroeiros da  cidade, começaram em 1345 e foram concluídos em  1490. Mas as laterais e a fachada principal ficaram incompletas.

 

perugia-duomo

Em estilo gótico, a Catedral de San Lorenzo, na praça IV Novembre

 

palazzo-priori-perugia

O Palazzo de Priori, sede do governo

 

Perugia

perugia-umbria-centro

A Galleria de Arte da Umbria,  com peças de arte sacra e com obras de Perugio e Pinturicchio, fica no Palazzo dei Priori, que funciona como sede de repartições públicas. O  prédio foi construído entre 1293 e 1297. A Sala dei Notari  era destinada a assembléias populares.  Possui afrescos originais dos séculos 13 e 14.

Peruggia-umbria

Perugia tem movimentada vida cultural

 

perugia

Na Corso Vannucci , a principal rua do centro, é a rua do comércio, onde estão as lojas, barzinhos, cafés e restaurantes.  Muito da badalação da cidade acontece nesse calçadão.

cibo-umbria

O chocolate é o principal produto da cidade. E existe até o Museu de Chocolate e da Perugina, a Casa del cioccolato, um percurso que começa no Museu Histórico que conta sobre mais de 1 século sobre a arte do chocolate italiano, da matéria-prima até as técnicas para a produção. A Perugina surgiu em 1907, numa sociedade entre 4 amigos.

 

perugina-museo-storico

No Museu do Chocolate, o famoso e delicioso Bacio, da Perugina (foto divulgação)

Rocca Paolina

Outra  importante atração da cidade é a Rocca Paolina, impressionante fortaleza do século 16.  Construída entre 1540 e 1543 por vontade do Papa Paolo  III, representando simulo do poder pontificio sobre a cidade.  Era uma verdadeira cidade subterrânea, que foi destruída em 1848 e reconstruída em  1860. Alguns decênios depois cedeu espaço a praças e construções. Da antiga fortaleza ficaram apenas os subterranaoes do Palazzo Papale. Desde 1983 a fortaleza pode ser percorrida por um percurso pedonal com escadas e esteiras rolantes. A Rocca Paolina sedia festas e eventos, como o mercado de Natal em dezembro.

Rocca_Paolina

A Rocca Paolina encontra-se no centro de Perugia. O acesso é através da Porta Marzia ou através as escadas rolantes que ligam a piazza Italia à piazza Parigiani (foto divulgação)

umbria

A cidade de Perugia é pequena e dá pra visitar suas principais atrações em apenas 1 dia

 

Perugia sedia muitos festivais e eventos. O Festival de Jazz, entre 8 a 17 de julho.  Em outubro acontece a feira Eurochocolate, este ano de 14 a 23, o maior festival europeu dedicado ao chocolate. Em 2019 Perugia e a vizinha Assis serão a Capital da Cultura Europeia. Outras cidades da região da Úmbria: Assis, Spoleto, Todi , Orvietto e Gubbio.

 

Dica: Como falei, a cidade fica no alto de uma colina  – a 450 metros do nível do mar – portanto prepare-se com sapatos confortáveis para percorrer  suas ruas de pedra e subir e descer ladeiras. No centro da cidade a gente passeia a pé. Os carros são estacionados fora do perímetro urbano, o que rende a cidade mais charmosa e aconchegante. Existem vários estacionamos na parte mais baixa da cidade. Deixamos o carro próximo à uma das entradas da cidade,  que margeiam seus muros medievais. Dali a gente pega as escadas rolantes que nos conduzem ao centro histórico, que é pequeno e fácil de ser explorado. Outro meio para alcançarmos o centro é o mini-metro, que liga a periferia de Perugia ao centro histórico. A estação central fica no subsolo, ao lado de um mercado público.

 

Distâncias:

Roma -170 Km

Firenze – 160 Km

 

Posts que podem interessar:

Viajar de trem na Itália

Qual a melhor época do não para visitar a Itália 

Todi, na Umbria

Colheita de azeitonas Umbria



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Um passeio por Perugia, na Úmbria' have 3 comments

  1. 12 de abril de 2018 @ 13:35 Grazie a te / O Batistério de São João faz parte do Complexo de Duomo de Firenze

    […] Perugia, na região da Umbria […]

    Reply

  2. 21 de abril de 2018 @ 20:03 Grazie a te / Explorando Firenze de forma divertida: um passeio a bordo do sidecar

    […] Perugia, na regiao da Umbria […]

    Reply

  3. 30 de abril de 2018 @ 23:39 Grazie a te / Assis, pequena cidade medieval, terra de São Francisco e Santa Clara

    […] Um passeio por Perugia […]

    Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.