firenze

Ponte Vecchio, a ponte de ouro de Florença

Um dos símbolos de Florença, a Ponte Vecchio, é uma das mais famosas pontes do mundo. Foi a única ponte da cidade poupada dos bombardeios de Hitler durante a 2ª Guerra Mundial.
ponte-vecchio

No verão a ponte ganha os tons alaranjados. Reluz como ouro!!!

A ponte liga o centro histórico da cidade ao Oltrarno, região mais autêntica e boêmia da cidade, onde encontramos inúmeras bodegas de artesãos, barzinhos descontraídos, ateliês e lojas de restauradores.
ponte-vecchio
Observando-a de longe vemos diversas casinhas em tons amarelo-ocre que são na verdade joalherias,  distribuídas em ambos os lados da ponte.
ponte-vecchio

Vista da Ponte Vecchio através da ponte vizinha, a elegante Ponte Santa Trinità

ponte-vecchio

Algumas das lojas que encontramos na Ponte Vecchio são geridas pelas mesmas famílias há séculos

piazzale-michelangelo

Na Idade Média a Ponte Vecchio era utilizada para proteção contra os inimigos que podiam atacar a cidade através do rio Arno

Sua origem é incerta, mas provavelmente  foi construída durante o Império Romano. Originalmente era de madeira e depois de  muitas enchentes, sendo uma devastadora a de 1333 que a destruiu, foi reconstruída  por Taddeo Gaddi em 1345 em pedra, assim como suas lojas.
ponte-vecchio

Fotos de diversos ângulos e momentos que registrei da Ponte Vecchio e que foram postadas no Instagram do blog. Se ainda não segue, aqui vai @grazieateblog

ponte-vecchio

À esquerda o Corredor Vasariano

 

A passagem secreta sobre a ponte – Em 1565 o grão-duque Cosimo I de’ Medici solicitou à Giorgio Vasari que construísse uma passagem secreta ligando o Palazzo Vecchio ao Palazzo Pitti.  Muita gente que passeia por ali nem percebe o Corredor Vasariano, que faz parte da Galleria degli Uffizi.  O secreto corredor permitia que as prestigiosas famílias que dominavam a cidade pudessem passar de uma lado ao outro da cidade sem serem vistos.
ponte-vecchio

O Corredor Vasariano passa ao lado da Torre dei Mannelli

Nos séculos 15 e 16, nos estabelecimentos onde hoje funcionam  joalheiras, haviam açougues (inclusive  os comerciantes costumavam jogar no Arno os restos de carne),o que provocava mau cheiro. Em 1596, o grão-duque Ferdinando I exigiu que os açougues passassem a funcionar em outro local para dar lugar à joalheiras.
joias-ponte-vecchio
 ponte-vecchio
ponte-vecchio

Na área central da ponte estátua de Benvenuto Cellini. Ele foi o ourives mais famoso da cidade do século 16. É dele a obra Perseus com a Cabeça de Medusa, uma das minhas prediletas na Piazza della Signoria

ponte-vecchio

Os cadeados em torno da estátua de Benvenuto Cellini. Os apaixonados insistem mas é proibido colocar cadeados nas grades. Existe uma  multa de 50 euros que foi estabelecida pela prefeitura da cidade pra quem infringir a lei.
DSC_0144
ponte-vecchio
Alguns dos diferentes ângulos para observamos a famosa ponte. A foto acima foi feita durante um passeio de rafting no Rio Arno enquanto a foto abaixo foi durante uma visita à Società Canottieri di Firenze no inicio do outono.
società-canottieri-firenze

Post relacionados:

 

O Grazie a te faz parte do Blogueiras brasileiras na Itália – Dicas do País da Bota, um grupo no Facebook aberto a todos que se interessam e são apaixonados pelo país.  Os posts são escritos por blogueiras que vivem e escrevem exclusivamente sobre a Itália. É um espaço onde dividimos com o público em geral dicas de turismo, arte, gastronomia, lifestyle e vários outros assuntos para tornar ainda melhor sua viagem.  Espero vocês aqui! Grazie!!! 😉

 



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Ponte Vecchio, a ponte de ouro de Florença' has no comments

Be the first to comment this post!

Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.