melhor-época-visitar-italia

Qual a melhor época para visitar a Itália?

Cada estação do ano tem suas particularidades, belezas e características  marcantes! No Amici Miei de hoje a Mariana Marchioni, que mora em Milão, faz uma análise sobre “Qual a melhor estação para visitar a Itália?” com observações importantes e pertinentes em relação ao melhor período do ano para explorar o bel paese:

neve-italia

Qual a melhor estação para visitar a Itália? Resposta: todas! Uma das coisas que mais gosto na Itália é justamente as diferenças marcadas entre estações, com as suas temperaturas, paisagens, frutas, verduras e pratos típicos. Os italianos levam muito a sério a coisa da stagione! E cada estação tem os seus prazeres e por isso é difícil escolher uma melhor.

 

outono-italia

O outono tem uma cor linda, com as folhas que vão caindo e o ar fresquinho que vem a calhar depois de suar tanto no verão. Aqui no Norte é hora de comer abobora, castanha e funghi (cogumelos) – o meu preferido é o porcini. Muitos gostam de aproveitar esse período para ir para as montanhas e recolher cogumelos e castanhas. Quem gosta de tartufo (trufas) é a época da famosa feira de Alba com o tartufo bianco.

italia

italia

Então vai esfriando, esfriando e chegando perto de dezembro quando vem aquele perfume de Natal. Nesse momento a melhor pedida são os mercados de Natal para tomar um vinho quente e se aquecer. Tem algo de mágico em curtir o Natal com frio! E, claro, é a época preferida de quem é amante do esqui e esportes de inverno em geral. Existem diversas opções de estações de esqui na região Norte da Itália, além de não ser tão fora de mão para ir para a Suíça ou França. Uma das estações mais populares do milanês é Courmayer no Valle D’Aosta que poderíamos quase chamar da Campos do Jordão dos paulistas.

 

primavera-italia

melhor-epoca-visitar-italia

Claro que chega uma hora que ninguém aguenta mais o frio e então começa a estação que particularmente eu adoro, a primavera! Os dias começam a se alongar, a cidade fica toda florida e é hora de comer algumas das minhas frutas preferidas: cereja, damasco, nêspera, morango só para citar algumas. É o momento ideal para fazer picnics nos inúmeros parques e fazer passeios de bicicleta enquanto ainda não é muito quente.

 

praia-italia

verso-italia

E, claro, como a gente não é de ferro, perto de agosto a cabeça já entra em ritmo de férias! Começa a ficar bem quente e é hora de pensar em andar al mare, não faltando opções. Para quem está no Norte a região da Ligúria tem praias incríveis com destaque para as 5 Terre que são patrimônio da UNESCO. O milanês que ia para Courmayeur agora já está pensando em Santa Margherita Ligure e Forte dei Marmi, na costa da Toscana. Tem ainda a opção da costa romagnola que é cheia de atrações principalmente para quem viaja com criança. E, claro, a Sardegna – eu já ouvi de um colega que tinha tanto conhecido passando férias na Sardegna que não sabia como a ilha não afundava… e então as férias vão acabando, a gente já está até cansado do calor e o ciclo se inicia com as folhas que caem.

outono-italia

Mas para quem está pensado “ok, é tudo muito bonito, mas eu quero programar minha viagem e isso não me ajudou nada” eu respondo o seguinte: considerando que para a maior parte dos turistas que vem do Brasil a principal atividade é visitar os patrimônios culturais italianos eu recomendaria vir no outono ou primavera. Nessas estações a temperatura é amena, podendo ser um pouco mais quente ou fria dependendo do período, e os dias tem uma boa duração. Além do fato que as cidades estão lindas, seja com as folhas caindo ou cheia de flores. No verão faz muito calor e passear nas vielas típicas italianas com 35 graus pode ser bem incomodo, enquanto no inverno os dias são curtos e algumas atrações estão fechadas. Sendo assim, a não ser que o objetivo seja curtir praia ou esquiar eu recomendaria essas estações para o turista que vem conhecer as cidades, museus e igrejas italianas. Mas saiba que o ano inteiro tem coisas lindas e imperdíveis para  ver na Itália!

Obrigada Mari pela participação e pelas lindas fotos enviadas!

Posts relacionados:

Qual o melhor período do ano para visitar a Itália?

Vale a pena visitar Firenze em agosto?

Pratos típicos

 



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Qual a melhor época para visitar a Itália?' has no comments

Be the first to comment this post!

Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.