autumnia

Descobrindo os sabores do Valdarno

Vivendo aqui na Itália a gente pode perceber e vivenciar bem de pertinho como os italianos respeitam e se orgulham de suas tradições gastronômicas. Existem aqui muitos eventos que promovem a cultura enogastronômica do seu território. E cada cantinho dessa terra produz maravilhas! Com um grupo de bloggers e jornalistas, no último final de semana visitei a Autumnia, feira que acontece no centro histórico de Figline Valdarno,  a apenas 25 Km de Firenze, para apresentar os produtos da região do Valdarno. Esta é a 18ª edição,  que teve 3 dias dedicados à  agricultura, ambiente e alimentação.

figline-valdarno

Figline Valdarno, às portas do Chianti, é uma cidade medieval (século 12). Dista apenas 25 Km de Firenze e tem 17 mil habitantes

Figline estava em festa!  Não apenas as praças mas por todas as rueas da cidade o movimentado era grande. Pelas principais praças da cidade  muitos stands mostrando o que de melhor a região tem a oferecer  quando o assunto é boa comida.

figline

Um programa interessante para quem conhecer e vivenciar os verdadeiros costumes dos italianos

O estilo de festa nessas cidades menores é muito parecido com os mercadinhos, com barracas de comida, bebida, frutas e verduras. E para entreter os pequenos, jogos esportivos e laboratórios didáticos para as crianças como parte da programação. E no Teatro Garibaldi as crianças também se divertiram com a mini-fazenda, onde puderam admirar cavalos, vacas, pôneis,  galinhas e outros bichinhos, para interação e entretenimento de toda a família.

figline-valdarno

No espaço da Gola Gioconda cooking show com a chef Gaia Murarolli e o estrelado chef Gaetano Trovato.

cooking-class

Gaia Murarolli, do blog Gingerglutenfree em ação. Gaia apresentou 2 opções preparadas sem glúten: orecchiette e focaccia com linguiça e stracchino. tudo super gostoso!

Gaetano-trovato

A obra-prima do chef estrelado Gaetano Trovato, do restaurante Arnolfo: pato com molho de maçã

 

Antes do almoço um passeio pelos stands. Uma explosão de cores,  aromas e sabores para despertar os sentidos. Passenado pelas barquinhas de frutas, cerveja, queijos ,presunto, cada um escolhia e depois dividia as mesas comunitárias.

mercato

outono-frutaspitaya

prosciuto

pecorino

figline-valdarno

eatheathy

street-food

Que simpático: street-food truck

abobora

O escultor Silvestro d’Andre faz maravilhas com abóbora e queijo

Nosso almoço foi no hotel Villa Casagrande, uma estrutura elegante e encantadora, que apesar de localizado bem no centro de Figline, é circundado de muito verde com a típica paisagem toscana.  Apaixonados pela própria terra, Claudia e Simone  Luccioli são produtores de excelentes vinhos que pudemos degustar em nosso maravilhoso almoço, com inúmeros pratos da tradicional da culinária toscana.

villa-casagrande

O grupo que participou do blogtour com a família Luccioli

folhas-outono

O claustro da Villa Casagrande com as cores do outono! A estrutura do hotel é enorme, esta é uma construção do final do século 14

comida-toscana

As delícias preparadas pela senhora Luccioli

cortejo-medieval

Do hotel pudemos conferir o tradicional cortejo com os sbandieratori Borghi e sestieri fiorentini. Eles abriram oficialmente a festa no sábado, com exibição na praça Ficino

Figline Valdarno é entre Firenze e Arezzo e é facil de chegar seja de carro, ônibus (35 minutos, saindo das proximidades da estação ferroviária SMN)  ou trem (saindo da estação Santa Maria Novella até FiglineValdarno o percurso dura 25 minutos e a passagem custa 5,50 euros).

 

Acompanhe posts diários do blog Grazie a te  no Facebook e no Instagram.



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Descobrindo os sabores do Valdarno' have 10 comments

  1. 20 de novembro de 2016 @ 15:55 Nilda

    Olá. Adorei seu blog, com riqueza em detalhes de quem vivencia e compartilha verdadeiros achados da gastronomia e da cultura italiana. Estarei viajando para conhecer Florença e a região da Toscana em junho de 2017. Existe festival em algumas das cidades da região nessa época? Ainda, você conhece algum percurso mais rápido do que os trens para ir de Florença até a região da Provence, França, ou a cidade de Nice, França? Indicaria algum “transfer” que realize o percurso da região da Toscana até a Provence? Gostaria também de indicação de um bom hotel bucólico na Toscana. Obrigada por sua atenção.

    Reply

    • 20 de novembro de 2016 @ 18:03 Denya Pandolfi

      Oi Nilda, muito obrigada pela mensagem! Feliz em saber que está curtindo os posts do blog. Pode escrever um email para grazieateblog@gmail.com sobre a questão do transfer?
      Abraço e grata pela visita 😉
      Denya

      Reply

  2. 21 de novembro de 2016 @ 13:09 sandra

    che bello il tuo post Denya!!!
    e bellissimo incontrarsi, speriamo di rifarlo presto!
    Sandra
    p.s. belle foto…rimane valido trovarsi a Firenze per fare due chiacchere in santa pace, giusto??? un abbraccio

    Reply

    • 21 de novembro de 2016 @ 22:06 Denya Pandolfi

      Carissima Sandra, grazie mille! Dobbiamo assolutamente trovarci x un caffè. Fammi sapere quando vieni a Firenze 😉 Abbraccio e a presto! Denya

      Reply

  3. 21 de novembro de 2016 @ 13:40 Vale

    Bellissimo post! E davvero una piacevolissima giornata 😉

    Reply

    • 21 de novembro de 2016 @ 21:57 Denya Pandolfi

      Ciao Vale, contenta che ti sia piaciuto, Mi fa molto piacere :). Forte abbraccio, Denya

      Reply

  4. 22 de novembro de 2016 @ 11:28 Elisabetta

    Ciao Denya complimenti per il post, sei riuscita a trasmettere le tradizioni e lo spirito di aggregazione che ruota intorno al cultura enogastronomica italiana, i tuoi lettori ne saranno entusiasti.
    É stato un vero piacere trascorrere una giornata con te e con tutte le altre.
    A presto e buona giornata

    Reply

    • 22 de novembro de 2016 @ 12:45 Denya Pandolfi

      Ciao Elisabetta, grazie di cuore, sono davvero contenta che ti sia piaciuto! Un abbraccio e spero di rivederti presto, Denya

      Reply

  5. 29 de novembro de 2016 @ 22:47 Mani

    Olá Denya, seu blog é um encanto, as fotos são maravilhosas e seu estilo linguístico é muito bacana, parabéns mesmo! Em breve estarei em Florença, irei fazer um pequeno “tour” pela Itália e tenho certeza que será um deleite cultural. Estarei em Florença de 26 a 30/12 deste ano. Tem alguma sugestão de passeio diferente para essa época?

    Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.