san-galgano

San Galgano

Além das belezas naturais, a Toscana abriga riquezas históricas e culturais como poucas regiões no mundo. Esses dias estive na abadia de San Galgano, um mosteiro do ano de 1200 que encontra-se em ruínas e atrai turistas de todo o mundo fascinados pelo mistério da espada fincada na rocha, em Montesiepi, onde viveu o cavaleiro italiano Galdano Guidotti.  
girassois

Aqui estávamos chegando a San Galgano, que fica em Chiusdino, na província de Siena. E para a minha surpresa o caminho até lá estava repleto de girassóis. Já imaginaram uma espécie de tapete amarelo ladeando as estradinhas aqui da Toscana em contraste com um céu límpido e azul? É de alegrar qualquer coração.

san-galgano

 

san-galgano

O cenário local parece um filme da Idade Média, com toda uma sugestiva área verde

A construção, com arquitetura em estilo gótico é constituída apenas pelas paredes. O fascínio deste antigo burgo medieval que está em ruínas é que não apresenta teto. É impressionante a sensação de paz e serenidade no local.

 san-galgano
Galgano Guidotti, filho de Guido e Dionisia, nasceu em 1148 em  um pequeno burgo chamado Chiusdino, perto de Siena, numa época em que culminavam a violência, a prepotência e a força, como forma de vitalidade e vigor. Galagano era um cavaleiro nobre rico e arrogante. Durante uma viagem recebeu uma mensagem dos céus e foi profundamente tocado. A partir dali começou a perceber a inutilidade do seu estilo de vida. Por este motivo resolveu isolar-se sobre as colinas de Montesiepi.
Denya
toscana

A abadia é do início do ano de 1200. Consagrada em 1288, não possui tetos, apenas ruínas. Em 1300 a abadia foi devastada e em 1400 começou o período de decadência.

Galvano abandonou o seu mundo em busca de paz interior e começou a dedicar-se à vida de eremita.No ano de 1180, como sinal de renúncia à toda forma de violência, fincou a sua espada sobre uma rocha com a intenção de usá-la como cruz ao invés de tê-la como arma.  Um ano depois Galvano faleceu e em 1185 foi declarado Santo pelo Papa Lúcio III. Após a sua morte foi construída no local onde ele rezava a capela de Montesiepi, que fica a poucos metros da Abadia de San Galgano.
san-galgano

Aqui avistamos Montesiepi, onde viveu San Galgano. Um fato curioso é que dizem que a história do rei Artur da Inglaterra foi inspirada pela história de São Galgano, cavaleiro italiano

san-galgano

220px-ChasseSanGalgano

O mistério de Excalibour- A famosa espada na pedra atrai turistas e curiosos que visitam a capela de Montesiepi (foto divulgação)

 

san-galgagno

A abadia fica num local ermo e encontra-se em ruínas. No local restam apenas as paredes. Em nosso passeio visitamos o interior da Abadia, os jardins, a Sala Capitolare, as ruínas do Chiostro e o Scriptorium

 

DSC_1084

A sala Capitolare era a sala de reuniões da comunidade. No dia em que a visitamos pudemos conferir uma mostra de arte contemporânea

mosteiro

Belas surpresas – Passagens que nos levam até o pátio da abadia. O local é único e muito especial

 

san-galgano

A ceu aberto – Na abadia acontecem espetáculos de dança, teatro e música

san-galgano

Almoçamos no restaurante que fica no local, de onde se pode contemplar a abadia e admirar a paisagem local.

abadia

San Galgano fica entre Siena (a apenas 40 minutos da cidade) e Massa Marittima (falei sobre a cidade neste post). Foi super gostoso e nosso  passeio nesse pedacinho de paraíso, lugar super agradável!

 

Horário de funcionamento da Abadia: 

De abril a outubro, das 9 às 19 h (nos feriados ate às 20 h)

De novembro a março, das 9h30 às 17h30

Valor do ingreso: euro 1,50



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'San Galgano' have 8 comments

  1. 3 de setembro de 2014 @ 16:19 chica

    Que deslumbre esse post! ADOREI e fiquei aqui babando com a beleza do lugar ! bjs, tudo de bom,chica

    Reply

    • 4 de setembro de 2014 @ 15:14 Denya Pandolfi

      Oi Chica, mt obgada! Realmente uma lindeza de lugar… Um bj! Denya

      Reply

  2. 3 de setembro de 2014 @ 17:08 Silvia Girolami

    Lindo seu artigo ! Parabéns Silvia Girolami

    Reply

  3. 11 de janeiro de 2016 @ 21:08 Maria Glória D'Amico

    Denya que espetáculo de post, de fotos, flores, muitíssimo agradecida por partilhar estas maravilhas.
    Fiquei realmente encantada!
    Um beijo.

    Reply

    • 14 de janeiro de 2016 @ 15:57 Denya Pandolfi

      Obrigada Maria Glória! Lugar de paz e de beleza… tudo que faz bem para o coração! Beijoca amore, Denya

      Reply

  4. 10 de maio de 2016 @ 11:53 Grazie a te / Onde encontrar girassóis na Toscana

    […] San Galgagno – este é um monasterio de 1200 que encontra-se em ruínas e que permeia os mitos da espada na rocha. Fica  a 40 Km de Siena […]

    Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.