san-leo

San Leo, cidade medieval

Apresento hoje para vocês uma verdadeira joia de lugar!  Vou falar da minúscula cidade medieval de San Leo, que pertence à província de Rimini e foi construída sobre uma rocha, a 538 metros de altitude.  Avistando-a da estrada e mesmo antes de desvendar suas ruelas dá para intuir que a fortaleza esconde verdadeiros tesouros. Apesar de pouco conhecida, San Leo, que fica a apenas  20 km de San Marino, já hospedou São Francisco de Assis e  Dante Alighieri, que faz referência à cidade em sua obra Purgatório, na Divina Comédia. Apesar de bem pequena, San Leo concentra  uma surpreendente quantidade de de monumentos e obras de arte.

san-leo

Esta é a terceira vez que visito San Leo e continuo a me surpreender com o lugar, uma cidade tranquila e ainda pouco explorada pelo turismo de massa, o que a torna ainda mais peculiar, pois ali podemos perceber bem de pertinho o ritmo de seus moradores, seus hábitos e costumes.

San-Leo

O resplendor da cidade foi durante a Idade Média quando sediou  a dinastia da família Montefeltro. Mas foi com a inquisição e com a condenação do Conde Cagliostro que San Leo ficou famosa. Alquimista, curandeiro e fundador de diversas lojas maçônicas na Europa Cagliostro foi sentenciado à morte pela inquisição mas através do Papa conseguiu trocar sua pena e foi condenado à prisão perpétua. Depois de quatro anos preso na solitária do Forte, ele morreu em 1795 e os mistérios que envolvem sua vida de heresia e bruxaria tornam ainda mais fascinante um passeio pelas ruas e monumentos da cidade.

San-Leo

 

As origens de San Leo datam do século III quando os romanos construíram um pequeno forte sobre a montanha. A cidade era conhecida como Montefeltro mas a chegada de San Leone, que difundiu o cristianismo no lugar foi tão importante que a cidade passou a se chamar San Leo, a partir do ano 1000.

dsc_0353

A praça principal da cidade abriga os restaurantes e lojinhas de artesanato. Neste prédio a placa de homenagem ao poeta florentino Dante Alighieri

dsc_0383 dsc_0358

San Leo recebeu também uma visita muito especial: a de São Francisco de Assis,  em 1213. O local onde transcorreu alguns dias não é aberto a visitações mas o apartamento ainda conserva em maneira original seus aposentos.  Ali ele recebeu em doação do conde Orlando Catani di Chiusio o monte della Verna. Após uma oração feita pelo Santo que impressionou o conde ele resolveu presenteá-lo com este monte localizado na Toscana, que seria ideal para meditação e orações.

san-francesco

A passagem de São Francisco de Assis ajudou a enriquecer a história do local. O prédio onde ele se hospedou fica na pracinha do centro histórico

 

dsc_0308

A cidade de San Leo é conhecida como Cidade de Arte e praticamente todas as lojas são de artesãos, pintores e artistas.  As obras do senhor Moretti me impressionaram desde a primeira vez que as vi. Adquiri uma peça realizada em ferro que hoje enfeita a sala da casa dos meus pais.  Seu trabalho, algumas vezes representado por metáforas, é alvo de muitos elogios. O atelier mais parece um museu, tamanho o interesse das pessoas que querem conferir de perto a sua habilidade em reciclar materiais como o ferro e transformar em esculturas, bem ali diante dos olhares curiosos.

dsc_0361

dsc_0304

Ao explorar o centro histórico encontramos outras lojinhas de artesanato e antiquariado, com objetos expostos do lado de fora.

dsc_0322

Atrás do chafariz de São Francisco, na pracinha, está a Pieve de Santa Maria Assunta, mas o acesso à igreja não é pela praça principal. Este é o mais antigo local de culto da cidade, edificado no século IX.

 

san-leo-italia

O Duomo de San Leo, de 1173, que fica a poucos passos da pieve, é a mais importante igreja da cidade. A construção, em estilo românico, apresenta em seu interior esculturas e objetos com símbolos do cristianismo primitivo. Era o local de oração de San Leone.

dsc_0338

dsc_0341

Sanleo

Cena muito comum pela manhã: os italianos fazem a “colazione” nos bares sempre acompanhados dos seus periódicos. Impressionante ver como um lugar tão pequeno também disponibiliza na unica banca da cidade jornais em outras linguas, como inglês, alemão e francês

Subindo por uma estrada cheia de curvas, podemos alcançar a fortaleza, local mais alto da cidade, que foi convertido em prisão para os inimigos do Papa quando o ducato passou aos domínios dos Estados Pontifícios, em 1631.  Atualmente no forte funciona um museu que expõe alguns instrumentos de tortura que eram utilizados de forma cruel contra as pessoas que eram condenadas. 

san-leo

dsc_0387

Os magos e alquimistas acusados de bruxaria sofreram perseguição da Igreja Católica e muitos foram encarcerdos na fortaleza de San Leo durante a Idade Média, sendo que o conde Cagliostro foi o mais famoso de todos

Mas agora vamos falar de um assunto prazeroso… comida, rsrs!!! Quero deixar pra vocês uma ótima dica de restaurante, o Il Bettolino, um restaurante que já conhecíamos e fica bem pertinho da praça principal. Os pratos são caprichados e os preços não são exagerados. Um prato de  pasta para a entrada custa entre 7 e 9 euros e tem o tris de primi, com opção de degustação de três massas por 10 euros. Os pratos principais variam de 8 a 15 euros.

San-Leo

Após passarmos sob um romântico arco de pedras uma agradável surpresa nos fundos do restaurante. Fomos agraciados por um panorama de tirar o fôlego: bem à nossa frente toda  a incontestável beleza do Monte de Marecchia. Uma sensação de paz e tranquilidade que comove e marca esse delicioso passeio à mágica San Leo. Uma despedida que deixou gostinho de quero mais.

SanLeo

 



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'San Leo, cidade medieval' have 18 comments

  1. 11 de setembro de 2013 @ 12:33 Dani Bispo

    Adorei a dica. Sendo tão próxima a Rimini vou tentar conhecer San Leo da próxima vez que for à Itália.

    Reply

    • 11 de setembro de 2013 @ 15:07 Denya Pandolfi

      Oi Dani, vale a pena pois realmente é um lugar cheio de charme, arte e historia e bem fácil para passear, já que é pequena…. Vc vai ficar impressionada, linda demais!!! Bacio e grazie della visita, D

      Reply

  2. 11 de setembro de 2013 @ 13:35 Viviane

    Oi denya, como vai? Nos conhecemos em Guarapari há anos, kkkk (sou prima da Waleska). Eu amei a idéia que você teve com o blog, tudo a ver com o seu estilo , feito muito bem e com conteúdo maravilhoso! E você não mudou nada …. Desejo muito sucesso…. Parabéns!!! Um baccio….

    Reply

    • 11 de setembro de 2013 @ 15:09 Denya Pandolfi

      Ei Viviane, que legal!!! Feliz demais em saber que vc achou o blog interessante. Quero te ver mais vezes por aqui… Um beijo e muito obrigada querida, Denya

      Reply

  3. 11 de setembro de 2013 @ 21:30 Guillermo Sabatini

    Oi querida
    Denya!!!! muito obrigado por seu blog .Gracias a você estou conheciendo lugares muito interessantes da terra de meus avós.Realmente todo o que vocè poe é o que eu gosto: história.cenário comidas.Cuando viajo tambem tiro fotos aos pratos e preços.Um beijo e um abraço muito grande!!!.Parabeeeeeeeeeeens!!!!

    Reply

    • 12 de setembro de 2013 @ 14:30 Denya Pandolfi

      Querido Guillermo, que satisfação enorme saber que contribuo de alguma forma através do blog. A Argentina, assim como o Brasil, acolheu muitos italianos…por isso essa curiosidade e paixão pela Italia! Nossa… estou admirada de como vc està escrevendo bem o português. Meus parabéns e obgda pela sua cia…Denya

      Reply

  4. 12 de setembro de 2013 @ 19:34 Anônimo

    Oi,
    E’ so’ para repetir o que muitos ja falaram.
    O blog esta mesmo admiravel e instrutivo.

    Parabens a voce e Isabela.

    Reply

    • 13 de setembro de 2013 @ 14:31 Denya Pandolfi

      Muito obrigada!!! Estamos felizes com o feedback… é uma satisfação pra gente esse reconhecimento. Um abraço, Denya

      Reply

  5. 12 de setembro de 2013 @ 20:59 Renata Lenzi

    Amei o blog e a forma que vocês relatam as andanças por essa linda terra…… Success girls!

    Reply

    • 13 de setembro de 2013 @ 14:33 Denya Pandolfi

      Querida Renata, A Italia tem uma infinidade de lugares incriveis e é uma terra lindissima. Não é dificil sair ruim nas fotos, rsrs… bem fotogênica, nè? Grande abraço! Grazie mille! D

      Reply

  6. 13 de setembro de 2013 @ 04:09 Anônimo

    E o Sr. Moretti?
    Scultore- Ciorgio Moretti?
    Viu? Mais um!

    Reply

    • 13 de setembro de 2013 @ 14:37 Denya Pandolfi

      A cidade de SAn Leo, apesar de pequena, é riquissima de artistas! AS peças do sr Moretti são maravilhosas, sou fã! Abs, D

      Reply

  7. 10 de novembro de 2013 @ 13:50 Marcela Ferreira

    Denya, adoreiiii! fotos lindas e ótima dica de viagem =) beijinhos!

    Reply

    • 10 de novembro de 2013 @ 15:26 Denya Pandolfi

      Oi Marcela, é um lugar de sonho! Cidadezinha pequena e super charmosa, vale a pena. Um Bj e mt obgda, D

      Reply

  8. 7 de agosto de 2014 @ 23:19 Maria Glória D'Amico

    Olá Denya!
    As fotos estão espetaculares, parabéns! Um prazer navegar por aqui.
    Conheci San Marino e fiquei hospedada em Rimini, com vontade de conhecer San Leo. Mas infelizmente não aconteceu. Já havia lido sobre este local, é encantador mesmo.
    Voltou para a lista. Eu gosto mesmo é de locais assim!!! Poucas pessoas e cheio de surpresas.
    O restaurante é um charme e com preços ótimos!
    Um beijo

    Reply

    • 10 de agosto de 2014 @ 18:21 Denya Pandolfi

      Ei querida, se estiver passeando nas redondezas recomendo um passeio por San Leo pois é um lugarzinho pitoresco e cheio de charme. Obgda por estar aqui com a gente! Un bacio, Denya

      Reply

  9. 19 de agosto de 2015 @ 11:44 Grazie a te / Pennabilli e o conceito do slow travel

    […] fica na costa leste da Itália. Fica a apenas 22 Km de San Leo, 33 Km de San Marino e a 60 Km de Anghiari (Arezzo, […]

    Reply

  10. 19 de março de 2017 @ 12:51 Grazie a te / O lindo vilarejo de Verucchio, que pertence à provincia de Rimini

    […] San Leo – 12 Km […]

    Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.