santarcangelo

Santarcângelo di Romagna

Com rico patrimônio artístico e cultural, Santarcângelo di Romagna, a apenas 10 Km  de Rimini, é um gracioso burgo  com cerca de 21 mil habitantes. Com diversos monumentos, museus e animada vida cultural, a terra natal do Papa Clemente XIV (1705-1774) é uma das principais cidades da província de Rimini pra quem quiser dar um tempo da agitação dos balneários da Romagna e curtir a elegante  beleza desse burgo medieval. Durante as minhas últimas férias na região da Romanha, terra de gente simpática e hospitaleira, passei uma tarde em Santarcângelo,  cidade da Valmarecchia, para explorar suas ruelas e conhecer suas atrações.
santarcangelo

Contemplativo, o burgo é repleto de bistrôs , restaurantes, sorveterias, boutiques e lojinhas de artesanato, um contraste com a vizinha e badalada cidade litorânea Rimini

 

santarcangelo

burgo-medieval
santarcangelo
santarcangelo
Com aspecto medieval, o burgo é acolhedor, charmoso e com um ritmo envolvente, agradável e repleto de eventos culturais, com inúmeros bistrôs e restaurantes, sempre cheios e com atmosfera acolhedora, com diversas lojinhas de artesanato e bodegas. A cidade tem ar intelectual,  percebido pelo perfil de seus visitantes, que demonstram interesse nas artes, na leitura e nos ventos culturais que preenchem o calendário da cidade.

O que fazer e visitar em Santarcangelo di Romagna

 

Passear pelas ruelas da cidade – parece óbvio, mas o burgo medieval merece ser visitado com tranquilidade, para que os visitantes absorvam o seu ritmo e a beleza nos detalhes.  No século 13 a cidade teve dominação dos Ballocchi e posteriormente, no século 15, da família Malatesta.
santarcangelo
santarcangelo
santarcangelo
santarcangelo

Chiesa San Michele alla Collegiata – edificada entre 1744 e 1758 pelo arquiteto Giovanni Francesco Buonamici, é dedicada à beata Virgem do Rosário. É o edifício religioso mais famoso da cidade.

igreja-collegiata

santarcangelo

Paróquia San Michele Arcângelo alla Collegiata

Igreja de San Michele Arcangelo  – é uma pieve bizantina do século 6, dedicada à Maria Assunta e fica a 1 Km do centro histórico

Pieve_San_Michele_Arcangelo

A igreja de San Michele Arcangelo (foto divulgação)

Rocca Malatestiana – A Rocca Malatestiana é atualmente residência privada onde é possivel visitar apenas alguns dias por semana. Pertencia à família Colonna e foi reestruturada  por Sigismondo Pandolfo Malatesta. Em sua torre residencial viveram Francesca della Polenta e Paolo, que era seu cunhado e amante.  Saiba mais a respeito neste post sobre Gradara.  O ingresso custa 3 euros e é preciso reservar as visitas. Informações aqui.

rocca-malatestiana

A Rocca Malatestiana

Marchi  – É uma das lojas mais antigas da Emilia Romanha.  A  stamperia Marchi oferece tecidos pintados a mão realizados em laboratório artesanal com antiga técnica de estamparia conhecida como “impressão de ferrugem” e utilizam um Mangano antigo, do século 17, que único no mundo. Produzem roupas, cortinas, almofada e enxovais personalizados, alem de uma coleção de peças exclusivas pintadas e assinadas por Lara Marchi.

marchi

Torre del Campanone –  mesmo não sendo original , a torre do século 19 é um dos símbolos da cidade, que fica na Piazzetta delle Monache.

santarcangelo-campanario

A torre tem 25 metros e foi ereta em 1893

santarcangelo-di-romagna

igreja-santarcangelo

santarcangelo

Grutas – existe um verdadeiro labirinto subterrâneo no centro histórico da cidade, cuja origem ainda é um mistério. O subsolo da cidade  é constituido por  152 cavernas (tufaceas) e são praticamente todas particulares, exceto uma,  que é visitável mediante agendamento.  São  canais subterrâneas sob a cidade que atualmente são utilizados como cantinas e que serviram de refúgio durante as guerras. O passeio é acompanhado de um guia e tem duração de 30 minutos. O bilhete custa 3 euros. Para visitas é necessário telefonar para reservar (+39) 0541 624270.

Santarcangelo

Grotte pubbliche Ruggeri (foto divulgação). As grutas formam uma cidade subterrânea

Piazza Ganganelli-  Giovanni Vincenzo Antonio Ganganelli (1705- 1774) era o Papa Clemente XIV e a praça da cidade è dedicada à ele. O Arco do Triunfo, ou Arco Ganganelli, foi erguido em 1777, para celebrar a eleição do Papa.  A praça é bem e circundada de restaurantes e lojinhas.  É palco de muitos eventos, como mercadinhos e exposições,  e espaço dedicado à gastronomia e  ao artesanato.

santarcangelo

O Arco Ganganelli, na praça Ganganelli

santarcagelo

A prefeitura organiza uma infinidade de eventos culturais, o que confere uma deliciosa atmosfera ao local, com artesanato, música, teatro e gastronomia

piadina

Muitos eventos animam a cidade durante todo o ano. Desde mostra de flores, que acontece em maio, até eventos enogastronômicos e musicais. O festival de jazz acontece no mês de outubro.  Se tiverem passeando pela Emilia Romagna sugiro incluirem no roteiro um tour por essa graça de cidade!

 santarcangelo

A melhor forma de explorar essa região é de carro, pois você poderá organizar um itinerário com paradas nas cidades próximas, como San Leo, Verucchio, San Marino  e quem sabe incluir até mesmo a minúscula e graciosa Pennabilli ?

Distâncias de Santarcangelo di Romagna:

San Leo – 27  Km/27  minutos de carro

San Marino – 22 Km/ 35 minutos

Verucchio – 14 Km/ 15 minutos

Pennabilli – 38 Km/ 37 minutos

Riccione – 25 Km/23 minutos

mapa-romanha

Posts que podem interessar:

Aldravas italianas

Perfumaria Santa Maria Novella

Agroturismo, uma forma simples e autêntica de hospedagem 

Cappella Brancacci e as obras de Masaccio

Vinci, a cidade do gênio Leonardo

As praias a pagamento de Marina di Carrara



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Santarcângelo di Romagna' have 1 comment

  1. 20 de dezembro de 2018 @ 23:33 Grazie a te / Dicas sobre o que visitar em Ravena, na Emília Romanha

    […] Santarcangelo di Romagna – 53 Km […]

    Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.