sardenha

Sardenha, paraíso no mar Mediterrâneo

Não tenho dúvidas que após conferir as maravilhosas imagens deste post vai te dar aquela vontade de pegar um avião e desembarcar direto nessa paradisiaca ilha do Mediterrâneo e se jogar nesse mar cristalino! Na seção Amici Miei, a carioca Lidiane Albuquerque, compartilha com a gente a sua temporada de verão na Sardenha. Lidiane é formada em moda e é colaboradora do blog Viajar pela Europa, onde conta um pouquinho sobre curiosidades e dicas da Noruega, país onde vive desde agosto de 2015. E aqui no Grazie a te ela relata a viagem  que fez com o marido Leandro, em agosto do ano passado, explorando algumas praias do norte da Sardenha:

 

sardenha

 
 mapa-sardenha
A Sardenha é uma grande ilha ou um paraíso no mar Mediterrâneo, situada a oeste da Itália e ao sul da ilha francesa Córsega. Por ser no mediterrâneo vocês já podem imaginar como a água é cristalina, não é ?! A cor da água é incrivelmente linda e transparente! Eu fiquei muito impressionada e apaixonada por aquele mar! Acho que as fotos não fazem jus ao tamanho da beleza das águas transparentes. A Sardenha é uma ilha bem grande. Para se ter uma ideia, existem 3 aeroportos: 2 ficam ao norte da ilha (Alghero e Olbia) e outro ao sul, Cagliari, que é a capital da Sardenha. Importante ressaltar que o ideal é alugar um carro e retirá-lo já no aeroporto.  A ilha não possui infraestrutura de transporte público.
sardenha-italia
Por ser uma ilha bem grande e com várias praias maravilhosas e algumas outras pequenas ilhas para conhecer (como o arquipélago La Madalena), a quantidade de dias para se explorar a Sardenha pode variar muito, depende do quanto quer explora-la ou se deslocar, porque você pode optar por escolher apenas uma base (hotel) e explorar algumas praias próximas ou escolher umas três bases e ir se deslocando pela ilha e conseguir conhece-la melhor. Fazendo base em apenas um lugar não é possível conhecer toda a ilha pois as distâncias são realmente longas e fica cansativo dirigir às vezes 200 km ou mais e voltar.
sardenha

Vista do hotel

O meu roteiro foi de 6 dias com apenas uma base, o Grand Hotel in Porto Cervo. Escolhi a região de Porto Cervo para me hospedar por ficar na região conhecida como Costa Esmeralda, pelo nome podem imaginar a cor da água, e por ter um centrinho com lojas e restaurantes para passear no final do dia, além de iates enormes para admirar (risos). O Grand Hotel in Porto Cervo oferece boa estrutura para os hospedes, piscina grande, restaurante bom, recreação, uma praia quase que particular e um por do sol maravilhoso.
sardenha

O centrinho de La Madalena

Reservei um dia para conhecer o arquipélago La Madalena, fomos nas praias Spiaggia di Cala Spalmatore, Cala Trinita, Spiaggia di Punta Tegge, Spiaggia di Cala Garibaldi e Spiaggia di Cala Coticcio, para acessa-la é preciso fazer uma trilha de uns 40 minutos. Ideal levar um lanche e água pois estas praias não tem estrutura.

sardenha
sardegna
Em outro dia fui explorar a região de Santa Teresa Gallura, de onde saem os ferry para a Ilha francesa de Córsega. Fomos nas praias Spiaggia Rena di Ponente e Grotta la Tana di Lu Maccioni. Outra região que merece ser visitada em um dia é a Stintino, as praias visitadas foram: Spiaggia di Ezzi Mannu, Spiaggia delle Saline e Spiaggia della Pelosa que para mim foi a mais deslumbrante com uma cor de água que mais parecia uma piscina, incrível. Essas praias de Stintino tinham estrutura de espreguiçadeira e barraca na praia.
unnamed-11
unnamed-10
unnamed-9
A partir do meu hotel em Porto Cervo até a Spiaggia della Pelosa levamos cerca de 2 horas e meia de carro para ir e o mesmo tempo para voltar, então são cerca de 5 horas dirigindo num dia, todo esse tempo dirigindo começa já a ficar um pouco cansativo e distante. No dia seguinte queríamos ir para região de Alghero e conhecer a Grotta di Nettuno mas seriam mais 5 horas dirigindo no dia e optamos por não ir, apesar de ter visto fotos lindas de lá. O que eu recomendo é que caso tenha mais tempo e queira também visitar esta região, chegue pelo aeroporto de Olbia, fique por uns dias explorado e depois faça base em Stintino ou Alghero e deixe para sair da Sardenha pelo aeroporto de Alghero.
sardenha

Lidiane na praia La Pelosa

praias-do-norte-da-Sardenha
praias-do-norte-Sardenha
Lembre-se que apesar de ser uma ilha, a Sardenha tem uma área muito grande para ser explorada. Eu adorei todas as praias que visitei. Acho que não tem um cantinho sequer que não seja linda e de tirar o fôlego. Sem dúvida um dos lugares de praia mais lindos que já estive.
sardenha

O final do dia no hotel

sardenha
Lidiane, obrigada por participar da Seção Amici Miei compartilhando dicas e essas fotos tão lindas! 
Post relacionado:


About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Sardenha, paraíso no mar Mediterrâneo' has no comments

Be the first to comment this post!

Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.