sarzana-fortaleza

Um passeio por Sarzana, na Ligúria

Sarzana, que pertence à província de La Spezia, é uma adorável cidade da região da Ligúria que fica bem próxima à Toscana e à Emilia Romanha: está ao centro da Lunigiana, histórico território que compreende uma área dos Alpes Apuanos. De Sarzana, são apenas 47 Km até a cidade de La Spezia, excelente base para explorar a região de Cinque Terre.

 

sarzana

sarzana

Um dos símbolos da cidade, a Fortezza Firmafede

 

sarzana

Sarzana, que possui pouco mais de 20 mil habitantes, é ex-colônia romana da antiga Luni

 

O centro histórico de Sarzana é pequeno e por ali todo mundo caminha a pé (e os locais de bicicleta). Circular por suas ruelas significa testemunhar a beleza de antigas construções, lindas igrejas e prédios senhoris. Como o tráfego para carros é limitado, o passeio torna-se ainda mais prazeroso e agradável.  As ruas principais do centro são Bertoloni e Mazzini, com muitas bodegas, pubs, restaurantes, boutiques e lojas de antiguidades e de artesanato. O que me impressionou é a vida animada e a envolvente atmosfera da cidade, com muitos locais funcionando até tarde! Muitas lojinhas e livrarias ficam abertas até meia-noite.

sarzana

Sarzana é famosa por suas lojas de antiguidade. Existe um evento anual que acontece em agosto, o Soffitta nella strada, com a participação de centenas de expositores e do exterior que ocupam as ruas com strass de bijuteria, quadros, móveis

portas-e-janelas

sarzana

 

Atrações de Sarzana

 

Fortezza Firmafede – Dentre as mais famosas atrações da cidade estão a Fortezza Firmafede (ou la Cittadella di Sarzana) e a Fortezza di Sarzanello, antiga residência episcopal. A atual estrutra da Fortezza Firmafede foi ereta por vontade de Lorenzo de’ Medic sobre as muralhas de um precedente castelo.  É possível visitar a bem preservada fortaleza mas quando visitei a cidade ela estava fechando pois foi na época de um festival Acmè (de pintura, fotografia, cinema, desenho e concertos musicais), aliás, o local é  palco de muitos eventos. Desde 1994 são realizados no local diversos eventos culturais. A Fortezza di Sarzanello fica a 2 Km do centro histórico, na área do Valle del Magra. A histórica construção,  um antigo vilarejo murado,  domina o alto das colinas.

sarzana-fortezza-firmafede

Lá no alto, ao fundo, podemos ver a Fortezza di Sarzanello

 

Basílica de Santa Maria Assunta –  a igreja fica Piazza San Niccolò e foi construída no século 13. Sua estrutura apresenta características dos estilos gótico e românico. Seu interior é decorado com um  belíssimo crucifixo de Mastro  Guglielmo, pintado em 1138.

sarzana-santa-maria-assunta

A Catedral de Sarzana

igreja-santa-maria-assunta-sarzana

Piazza Matteotti – É o coração do centro histórico. Os primeiros prédios da Piazza Matteotti começaram a ser construídos no final do seculo 12.  A praça Matteotti  abriga o prédio que funciona como sede administrativa de Sarzana e sua construção  é do início do século 15 . No centro da praça um monumento em memória dos caídos pelas guerras, feito pelo escultor Carlo Fontana.

piazza-matteotti

A praça Matteotti e seus prédios históricos

piazza-matteotti

Piazza Garibaldi – A praça Garibaldi  é repleta de barzinhos, restaurantes e lojinhas. Excelente para um aperitivo no final do dia em um dos locais que espalham suas mesinhas pela praça.  A praça abriga o Teatro Impavidi.

sarzana

Perto da porta Romana fica a Praça Garibaldi com alguns barzinhos bem legais. Esse é o Caffè del Teatro

 

Porta Romana – A Porta Romana, também conhecida como Porta Nuova o, Pisana ou de San Bartolomeu, é a entrada oriental da cidade e é toda revestida em mármore branco de Carrara.

sarzana

Porta Romana, 1783, um dos antigos acessos que permitiam atravessar a cidade murada

Pieve di San’Andrea –  é  a estrutura religiosa mais antiga de Sarzana, do século X, mas atualmente sua estrutura é de arquitetura medieval, com uma alta torre campanária.

pieve-santandrea

Torrioni –  Além da Fortezza Firmafede e da Fortezza Sarzanello,  Sarzana era munida de outras fortalezas, os “Torrioni”, que eram 4 : Testaforte, San Carlo, San Francesco e Genovese,  em diferentes pontos da cidade.

torrione-testaforte

Torrione Testaforte, construido em 1513 por Luchino Stella e sucessivamente onde a família Carpena construiu a próprio residência, a Villa Carpena. Daqui é possível chegar até a Cittadella passando pela Porta Romana

 

O litoral de Sarzana

sarzana

A menos de 4 Km do centro fica a praia de Marinella, com opções de praias livres e a pagamento, com estruturas balneares.  Sarzana fica bem pertinho da  praia de Marina di Carrara.

Como chegar:

De carro (autostrada com pedágio):

Autostrada A12: Genova- Livorno (saída Sarzana)

Autostrada A15: Para – La Spezia (pegar a austostrada A12 direção Livorno, saída Sarzana)

De trem:  Sarzana conta com estação ferroviária localizada a apenas 5 minutos a pé do centro histórico.  Com Trenitalia, saindo de Firenze o percurso de trem dura pouco mais de 2 horas. De Pisa são cerca de 40 minutos. Saindo de La Spezia Centrale o trajeto dura 15 minutos (2,80 euros).

De ônibus – Com a empresa ATC  (de acordo com a sua cidade de proveniência) . Confira aqui os horários.

 

 

Posts que podem interessar:

Qual o melhor periodo do ano para visitar a Italia? 

Como preparar a mala de inverno

Mala para a primavera na Europa

Empreender na Itália

Trabalhar na Itália

Quanto se gasta no supermercado na Itália?

Aldravas italianas

 

 



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Um passeio por Sarzana, na Ligúria' have 2 comments

  1. 31 de janeiro de 2019 @ 22:18 Grazie a te / Uma farmácia que cura com livros

    […] Um passeio por Sarzana, na Liguria […]

    Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.