sidecar

Sidecar em Firenze

Existem muitas formas de explorar Firenze. E uma das mais originais e inusitadas é a bordo de um sidecar.  Participei dessa experiência num dia lindo do início da primavera a convite de Tommaso, Gilberto e Riccardo, da Motocarrozzetta Sidecar Tour, inaugurada há menos de 1 ano. Passeamos pelo centro da cidade, paramos San Miniato para contemplar do alto a beleza de Firenze e de lá seguimos para visitar uma vinícola orgânica nas colinas de Fiesole.

sidecar-firenze

O nosso tour foi organizado para algumas bloggers que vivem na cidade e pela primeira vez o passeio foi feito com o sidecar e o tuk-tuk, aqui chamado de Ape. O tour operator que organiza os passeios é De Gustibus Tours. Participaram do passeio Coral  Sisk, do Curious Appetite e Georgette Jupe, do maravilhoso blog Girl in Florence, que levou sua amiga Julia que estava festejando sua despedida de solteira.

 

sidecar-florence

A empresa oferece 3 tours diferentes: 2 passeios têm duração de 90 minutos, que trazem como tema o street-food, com paradas para experimentar as delícias  típicas da cidade, que pode ser o panino al lampredotto, um saboroso gelato ou um photo tour por locais sugeridos pelos organizadores. Nós fizemos o tour mais longo, que   tem duração de 5 horas e prevê  um giro pelas colinas do Chianti, finalizando na vinícola Poggio la Noce, em Fiesole, para degustação de vinhos e almoço.

sidecar-italia

Os sócios Tommaso e Riccardo, que criaram o primeiro passeio turístico de sidecar da Itália. Este modelo de sidecar é dos anos 80

Nosso ponto de encontro foi a Piazza Ognissanti, de onde partimos numa manhã de sábado ensolarado de primavera. Dali passamos por Santo Spirito, no Oltrarno,  para um pitstop no charmoso Caffè Ditta Artigianale para a nossa colazione. Inclusive neste post os cafés de Firenze falo sobre o local, que figura entre os meus endereços prediletos na cidade.

ditta-artigianale

Café na Ditta Artigianale

É muito interessante e divertido fazer o passeio no siderar! Esse simpático meio de transporte atrai muito olhares, por todas as ruelas que passamos as pessoas se giravam pra olhar! No Oltrarno passamos perto da Ponte Vecchio, pegamos a direção do Piazzale Michelangelo e fomos até San Miniato, que é um dos pontos de parada para se contemplar a magnífica vista da cidade!

 

ape

 

vinicola

Logo depois seguimos para a vinícola Poggio la Noce, em Fiesole, a poucos minutos de Firenze, onde fomos recebidos pelo casal de sócios-proprietários Enzo Schiano e Claire Beliard.

 

fiesole

O grupo que participou do passei com Claire, que nos mostrou a área onde são plantadas as uvas e as azeitonas, pois a empresa produz também azeite de oliva. Ela é neta de italianos que há muitos produziam vinho no Chianti Classico

 

sidecar

A cantina é integrada ao ambiente e quase imperceptível para quem a observa de longe. Aqui são realizadas as degustações e venda direta dos produtos

A Poggio la Noce é uma pequena vinícola localizada em Ontignano,  nas colinas de Fiesole, a 250 m de altitude, que produz vinhos de forma artesanal desde 2003. A propriedade compreende uma área de 16 hectares com  2,5 hectares reservados à  plantação de uvas,  onde são produzidos 90% Sangiovese e 10% de Colorino e Teroldego.

poggio-la-noce

Depois do nosso tour nas plantações, fomos conhecer a nova cantina, inaugurada em 2016 e que conta com espaço degustação e gourmet.  Enzo já nos esperava com um maravilhoso buffet com todos os preparados por ele. E cheirinho irresistível das delicias preparadas por Enzo. Tudo regado ao espetacular azeite de oliva que produzem no local, que conta com 1500 oliveiras. São 3 espécies de  azeitonas que cultivam: Frantoio, Leccino e Morailo, que são colhidas a mão.

vinho-degustacao

Enzo, chef auto-didata, preparou um delicioso almoço. Degustação de vinhos com direito a pratos inspiradas na cozinha campana

Adoro conhecer novas locations e principalmente ouvir as histórias  de quem escolhe a Toscana como moradia. Claire é francesa e conheceu o marido Enzo, que é napolitano, nos Estados Unidos, onde moravam.  Desde 2000 o casal resolveu deixar a vida americana para o sossego do lifestyle nas colinas da Toscana.

poggio-la-noce

O carro-chefe vinho Gigiò, primeiro vinho produzido blend Sangiovese e Colorino. A produção atual é de 8 mil garrafas, sendo a maior parte destinada ao mercado externo.

vinho-italiano

O vinho rosé Pinko Palino, blend de uvas Sangiovese e Teroldego

 Quer comprar os bilhetes para as principais atrações de Firenze e evitar filas? Clique aqui. 

 

A experiência foi tão incrível que resolvi repetir e levar meu filho mais velho para um tour pela cidade.  Crianças acima de 6 anos podem participar dos passeios com o sidecar e garanto que se divertem a valer!

sidecar-italia

Este é um passeio interessante que agrada toda a família! A empresa disponibiliza no momento 2 sidecars. O passeio é feito com o condutor da Motocarrozzetta que pode levar 2 pessoas em cada veículo, pois um vai no sidecar e o outro na motocicleta

 

sidecar

Com o condutor Riccardo. Na ida meu filho foi no sidecar e na voltar foi a minha vez!

 

sidecar-firenze

Com direito a foto diante deste maravilhoso cartão-postal de Firenze!

 

Para reservas e informações escrever para: info@florencesidecartour.com

 

Posts que podem interessar:

Rafting no Rio Arno

Bike  sharing em Firenze

Perugia, na regiao da Umbria

Villa Bardini em Firenze

Agroturimo, uma forma simples e autêntica de hospedagem 

Pagar para sentar 

 

 

 

 

 

 

 



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Sidecar em Firenze' has no comments

Be the first to comment this post!

Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.