lago-di-garda

Sirmione, no Lago de Garda

O meu passeio à Sirmione aconteceu muito por acaso. Havíamos deixado Verona pela manhã com a intenção de voltarmos para Firenze e tivemos a ideia de almoçar em alguma cidade bacana ali por perto. Meu marido sugeriu que fossemos à Sirmione, no Lago de Garda. E foi uma excelente pedida! Saindo de Verona, o trajeto durou pouco mais de meia hora de carro, pois a distância entre as cidades é de apenas 40 Km. O dia estava lindo e foi uma deliciosa sensação aquela de sentir a brisa fresca do início de verão naquele cenário irretocável, com charmosos hotéis e residências adornados pelos vasinho de flores coloridas. Além de  linda, a cidade é  limpa, charmosa e muito organizada.

castello-garda

Sirmione, conhecida como a pérola do Lago de Garda, fica numa estreita península. Sua forte vocação turísticas deve-se às suas construções romanas e medievais, ao complexo lacustre e à beleza da cidade, um elegante balneário da Lombardia

 O Lago de Garda

Localizado entre o Trentino, Veneto e Lombardia, o Lago de Garda, o maior da Itália,  compreende várias cidades, como Peschiera del Garda , Lazise, Castelnuovo, Bardolino, Torri del Benaco, Brenzone, Malcesine e Garda (província de Verona), Riva del Garda e Nago-Torbole (província de Trento) e Desenzano, Lonato, Padenghe, Moniga, Manerba, San Felice del Benaco, Gardone Riviera, Toscolano-Maderno, Gargnano, Tignale, Tremosine, Limone, Salò e Sirmione (pronúncia de Brescia), e tem cerca de 370 km².

sornione

Sirmione

Sirmione  fica a 135 Km de Milão e pertence à provincia de Brescia, na Lombardia. A cidade é pequena,  conta com pouco mais de 8 mil habitantes, mas nos meses de primavera e verão esse pedacinho de terra é invadido por turistas do mundo todo.   Sirmione fica ao sul do lago, numa península comprida onde em sua extremidade fica o mais famoso monumento da cidade, o castelo de Scaligero, construído no século 13.

sirmione-garda

Apesar de estar em área continental, a região tem clima mediterrâneo e esses limões foram cultivados ali mesmo. Incrível, não?

Deixamos o carro próximo ao Castello di Scaligero, a mais famosa atração da cidade. O estacionamento custa 2 euros por hora.  Antes de explorar o burgo, optamos por um giro de barco em volta da península, que é um passeio agradável onde a gente pode observar as lindas mansões encrustradas e o parque Maria Callas, onde a famosa cantora de opera passou grande parte de sua vida. Pagamos 40 euros por 25 minutos de passeio. As crianças ficaram encantadas!

sirmione-lago-di-garda

A principal atração turística é o castelo, que servia para defesa e controle portuário. É um dos castelos mais bem preservados da Italia e é banhado pelas águas do Lago de Garda

 

sirmione-garda

O centro da cidade é praticamente uma vila medieval e o acesso ao centro histórico é pela ponte

Uma das características do Castello de Scaligero ou Rocca Scaliger  é que a construção é um dos raros exemplos de fortaleza lacustre. O acesso ao centro histórico é através de sua ponte levadiça.  Meu tempo foi bastante limitado no centro, que estava lotado. Mesmo assim pude perceber que um passeio por suas ruelas é um verdadeiro retorno ao passado. Adorei percorrer suas ruas estreitas, repletas de lojinhas de souvenires, cerâmica, boutiques, restaurantes e sorveterias.  Tudo por ali é uma gracinha.

castello-scaligero

sirmione

O Castello de Scaligero e a ponte que dá acesso ao centro histórico de Sirmione. No castelo funciona um museu de História Natural (foto divulgação)

O principal marco histórico são as  Grutas de Catullo,  datado do século 1º a.c ao século 1º d.c.,  um sítio arqueológico que são os restos da maior villa romana do norte da Itália. Não visitei esta atração, mas o nosso guia do barco disse que é impressionante visitar o local e imaginar como as ricas famílias curtiam as férias, num lugar paradisíaco, localizado na extremidade da península.   Este é um grande complexo, distribuído em 2 hectares , numa esplêndida posição panorâmica.

catullo

Pelo passeio de barco a gente avista as Grutas de Catullo, o maior exemplo de construção privada de caráter senhoril da Itália setentrional. Lugar paradisíaco, localizado na extremidade da península

Em 1889 foram descobertas as águas sulfurosas de Sirmione com seu poder curativo e terapêutico e Termas de Sirmione transformou-se em um oásis de beleza e bem-estar. O spa termal mais famoso da cidade é o Aquaria.

lago-garda

Cantinhos sugestivos. Sao muitos os pontos mais tranquilos onde é possível descansar, curtir o visual e se bronzear à beira do lago

 

lago-sirmione

Um hotel com acesso ao lago, delícia demais!

 

Sirmione-panorama-del-paese-storico

Para subir até a Rocca: de terça à sábado, das 8:30 às 19h30. Ingresso 4 euros (foto divulgação)

Como chegar:

De trem: em Sirmione não há estação ferroviária e a mais próxima é Desenzano, mas dali é preciso pegar um ônibus ou ferryboat até Sirmione

De carro: da autostrada A4 Torino/ Veneza, seguir a indicação  Sirmione. Saindo de Milão, pegar as estrada em direção à Veneza e seguir os cartazes que indicarão Sirmione

 



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Sirmione, no Lago de Garda' have 5 comments

  1. 3 de agosto de 2016 @ 01:53 Silvana

    Olá Denya, realmente esse lugar é maravilhoso.
    Conhecemos em outubro de 2015.
    Inesquecível.
    Abraço

    Reply

    • 4 de agosto de 2016 @ 11:06 Denya Pandolfi

      Oi Silvana, é muito lindinha a cidade, fiquei apaixonada!!! Beijos pra vc e obrigada por passar e registrar msgs por aqui 😉 Denya

      Reply

  2. 3 de agosto de 2016 @ 22:26 guidø lunardini

    .. olá Denya, boas tardes e bons ares!
    .. você me fez viajar e lembrar dos bons dias que passei em algumas cidades que rodeiam o lago de Garda, foi muito bom lembra. Obrigado.
    .. saudações
    .. guidø lunardini
    .. http://www.chefguidolunardini.blogspot.com.br

    Reply

    • 4 de agosto de 2016 @ 11:07 Denya Pandolfi

      Ciao Guido,
      Realmente um lugar cheio de encantos… Sirmione é muito bonitinha! Abbraccio, Denya

      Reply

  3. 31 de agosto de 2016 @ 10:40 Os lagos mais bonitos da Europa para você visitar ⋆ Viajoteca

    […] + Grazie a te / Sirmione, no Lago de Garda […]

    Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.