saturnia-toscana

As termas de Saturnia

A ideia de ir conhecer as termas de Saturnia em pleno mês de novembro, isso é, pertinho do inverno, estava me desanimando um pouco. Mas o frio acabou tornando ainda mais interessante o nosso relax nas águas quentes durante uma breve viagem à Maremma, no sul da Toscana. Sem contar que nesse período é bem mais vazio! Quando se fala nas termas de Saturnia, os locais para visitar são basicamente 2: Le Cascate del Mulino, que faz parte das nascentes termais da província de Manciano, a poucos quilômetros de Saturnia,  e o spa Le Terme di Saturnia, um luxuoso hotel com excelente estrutura para quem busca descanso e bem-estar.  Estive nos 2 e relato agora pra vocês:
saturnia

Natureza e bem-estar. As Cascatas do Moinho: belezas da Toscana, região que não para de surpreender. As cascatas foram criadas naturalmente, sem interferência do homem. As piscinas foram escavadas graças à força das aguas que caíram das cascatas

Imaginem que em meio à natureza existem essas piscinas naturais quase escondidas, onde a água quase beira os 38 graus. E o melhor: você pode desfrutar dessas jacuzzis de hidromassagem sem pagar nada. Isso mesmo, o acesso ao local é grátis.  Mas achar as cascatas não é tarefa das mais fáceis. E é um local onde sugiro ir de carro  – com GPS obviamente- pois transporte público para chegar até ali acho complicado. Para quem vai nos meses frios, um conselho: como ali não tem estrutura como banheiros ou locais para se trocar, você pode ir com as roupas de banho sob um roupão. Depois aproxime-se das margens para deixar seus pertences e se jogue nas águas mornas e relaxe. Não esqueça de levar os chinelos de dedo.  É uma verdadeira hidromassagem terapêutica!
terme-di-saturnia

As Cascatas del Mulino, também chamadas de Cascatas de Gorello, são abertas ao público. A temperatura de suas águas, que possuem propriedades terapêuticas e relaxantes, é de 37,5 graus. A água é muito rica em sais naturais mas tem um único porém: o cheiro de enxofre é forte!

O outro local visitado da região é o hotel Terme di Saturnia Spa e Golf Resort, com seu estilo rústico e elegante, que oferece uma estrutura excelente para quem busca conforto e relax. Em nosso segundo dia na região resolvemos conhecer suas estruturas. O acesso à área de lazer do hotel custa 25 euros por adulto.  Passamos um dia inteiro em suas piscinas.
terme-saturnia

O centro de bem-estar oferece tratamentos e massagens e banheiros de hidromassagem, banho turco e sauna. O hotel produz também uma linha de cremes e produtos de higiene e beleza para homens e mulheres

DSC_0441

O hotel dispõe também de campo de golf . Os visitantes podem curtir suas instalações com banhos romanos em suas piscinas de águas mornas

DSC_0446
E claro que fomos também dar uma voltinha no centro da cidade. Na localidade vivem menos de 300 habitantes. Tinha pouca gente nas ruas, a maioria idosos que faziam compras ou descansavam nos bancos na pracinha.
DSC_0451

A principal igreja é a de Santa Maria Maddalena

saturnia-jpg

Saturnia é desses lugares pacatos onde tudo parece estar em seu devido lugar

saturnia

Isso mais parece um quadro! Mas é um prédio residencial em Saturnia

DSC_0429-001

Este foi o agroturismo onde estivemos, um lugar rústico, aconchegante e em meio à uma natureza exuberante. Fica a 20 minutos das termas Le Cascate del Mulino

 

DSC_0428

Este é um tipo de passeio para quem busca desacelerar e descansar o corpo e a mente. A gente acaba entrando no ritmo tranquilo do lugar e isso faz um bem enorme!

Distâncias:

Roma -180 Km

Firenze -200 Km

 



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'As termas de Saturnia' have 6 comments

  1. 10 de outubro de 2016 @ 05:54 graciele dos reis

    Olá. Muito obrigada por partilhar suas experiências. Estou indo para Toscana, em maio. você acha que é muito cheio nessa época? Muito obrigada.

    Reply

    • 13 de outubro de 2016 @ 13:27 Denya Pandolfi

      Oi Graciele,
      Maio é bem cheio, é alta temporada.
      Abraço,
      Denya

      Reply

      • 29 de outubro de 2016 @ 22:09 graciele dos reis

        Olá Denya. Obrigada pelo retorno. Estava me referindo mais especificamente às termas de saturnia. Será que é muito cheio em Maio? Estou com dúvidas qual cidade termal visitar. Me ajude!!!! :))

        Reply

  2. 29 de abril de 2018 @ 10:32 Grazie a te / Qual o melhor período do ano para visitar a Itália?

    […] ou passear nos centros termais.  Para quem busca um destino romântico, sugiro Bagno Vignoni e Saturnia. E no carnaval em Viareggio, na Versilia,  acontecem os desfiles com carros alegóricos pelas […]

    Reply

  3. 21 de junho de 2018 @ 15:03 caroline

    Oi denya!
    Estou pensando em ir em dezembro. Achas que é possível?
    Obrigada!

    Reply

    • 24 de junho de 2018 @ 23:27 Denya Pandolfi

      Oi Caroline, tudo depende se não vai estar tão frio (o tempo tem estado meio estranho e pode ser que vc dê sorte de pegar um dezembro não muito gelado). Pois quando vc sai da água vai precisar se agasalhar super bem! Abs, Denya

      Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.