Trastevere

Trastevere, o charmoso bairro de Roma

Al di là del Tevere… do latino Trans Tiberim, que significa além do Tibre. Essa é a origem do nome Trastevere, o charmoso rione que atrai tantos turistas em busca de uma Roma mais autêntica.  Difícil não cair de amores por esse cantinho da cidade, “do outro lado do rio”, com seu ritmo alegre,  ruelas estreitas e construções coloridas com paredes descascadas pelo tempo. E enquanto se explora o bairro a pé somos tomados por aquela sensação gostosa de visitar lugares que conservam casinhas seculares  que se intercalam com barzinhos charmosos e alternativos, com ar meio decadente, mas cheio de vida e estilo!

Trastevere

 

Trastevere tem ritmo próprio e é praticamente uma cidadezinha dentro da Cidade Eterna. Mix entre o antigo e o contemporâneo,  é um bairro fascinante para quem ama arte, cultura e boemia: boutiques vintage,  trattorias romanas, pubs, bodegas de artesãos, igrejas e praças compõem o cenário dessa área,  famosa por sua agitada vida noturna. No final do dia,  turistas e locais se reúnem para jogar conversa fora durante o aperitivo nos pubs e nas portas dos estabelecimentos, que na primavera e no verão lotam suas mesinhas nas áreas externas.

trastevere

roma

O agradável bairro com ruas de paralelepípedos apresenta uma  Roma mais genuína  e  vivaz, com atmosfera encantadora. Trastevere conserva muito do seu ritmo, mas com um olhar mais atento a gente pode perceber algumas mudanças: atraídos por essa atmosfera autêntica, muitos estrangeiros vem fixando residência nessa área e bodegas históricas de artesãos começam a dividir espaço com lojinhas de produtos de todo o tipo.  Mas mesmo assim não perdeu a sua identifidade continua sendo uma área de Roma que merece ser explorada.

Trastevere

Artesão em ação. Este pintor estiliza tênis All Star

 

trastevere

Trastevere conserva a autencidade e é um dos bairros mais característicos de Roma. Se você for na primavera e no verão, não deixe de escolher uma mesinha da área externa para curtir a atmosfera do local

Artistas de rua, jovens e o grande vai e vem de turistas conferem uma atmosfera alegre e vivaz à regiao, que é rica de barzinhos,  pubs, mercadinhos, vida social,  lojinhas de artesanato, igrejas e monumentos importantes. Trastevere é também sinônimo de boa comida. Existem muitos estabelecimentos que servem a típica culinária romana onde você pode experimentar pratos como carbonara e bucatini all’amatriciana.

trastevere

Trastevere tem uma “alma” incrível. Passeio imperdível para quer conferir aspectos de uma Roma mais genuína

 

trastevere

O famoso Bar San Calisto, na praça homônima

Não deixe de passear pela piazza Santa Maria in Trastevere, que abriga a  igreja Santa Maria in Trastevere  (que está sendo reestrutura), uma das  mais antigas igrejas de Roma.

 

trastevere

A Igreja Santa Maria in Trastevere é do início do século IV. Em seu interior guarda lindos mosaicos e afrescos medievais

 

gelato

Finalizamos o tour por Trastevere nesta sorveteria. A gelateria Fatamorgana fica na via Roma Libera, e tem sabores como goiaba, abacaxi com gergelim e maracujá

 

trastevere

Piazza Trilussa de onde você pode começar a explorar o bairro

 

Em Trastevere  estão a Villa Farnesina e o Palazzo Corsini, que ainda não conheço.

Como chegar à Trastevere

Trastevere não é longe  da piazza Navona, são 15 minutos de caminhada.  Siga em direção ao mercado dei Campo dei Fiori e dali vá em direção ao Rio Tibre. Passe pela belíssima via Giulia,  uma graça! Atravesse a Ponte Sisto e logo encontrara à sua frente a Piazza Trilussa, que é o ponto de partida para começar a explorar o bairro.

ônibus : saindo da praça Venezia – ônibus linha 8 (descer na fermata Belli, perto da piazza Santa Maria in Trastevere)

Campo-de-fiori

A piazza Campo dei Fiori, a apenas 10 minutos de Trastevere

 

Posts relacionados:

1 dia em Roma

Inverno em Roma 

Bate e volta de Firenze a Roma



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Trastevere, o charmoso bairro de Roma' has no comments

Be the first to comment this post!

Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.