unnamed-1

O que fazer 1 dia em Treviso

Tenho enorme carinho por Treviso, terra natal de parte da família de minha mãe e onde vivem muitos brasileiros do meu estado, o Espírito Santo. Uma pena que passei pouco tempo na cidade porque estive lá para um casamento e não tive tempo de conhecer muita coisa.  Mas neste post a minha amiga Carina Costa, que passou uma curta temporada na cidade, compartilha com a gente as suas impressões sobre a cidade e dá dicas sobre o que fazer em 1 dia em Treviso:

Treviso

Com cerca de 83 mil habitantes, a charmosa Treviso é banhada pelos rios Sile e Cagnan e seus canais conferem ainda mais beleza a esta romântica cidade

Sou mais uma brasileira do time #italianlovers que a cada viagem à Europa dá um jeito de colocar a Itália no roteiro. Após conhecer os principais destinos do país, decidi explorar a região do Vêneto e ir além de Veneza. Durante as festas de fim de ano de 2016 para 2017 me hospedei em Treviso, também conhecida como a piccola Venezia pela semelhança na arquitetura, nos canais e na herança cultural que recebeu da Serenissima. A localização entre ambas também é muito favorável, cerca de 30 km ou 30 minutos de trem.

treviso

Treviso

O centro histórico de Treviso é cercado por uma muralha e, apesar de pequeno, a cada ruela encontra-se algo atraente que merece atenção. Vivenciei a cidade por 10 dias, mas é possível visitar as principais atrações em apenas 1 dia. Por isso, compartilho aqui o que fazer por lá em una giornata. Vamos ao giro?

Treviso

1. Passeio pelos canais

O canal Buranelli é o meu preferido! Cada ângulo dele merece uma pausa para fotos. O nome vem de Burano, pois antigamente era diretamente ligado ao comércio da ilha.

treviso

Os cantinhos encantadores de Treviso, conhecida como Piccola Venezia

2. Piazza dei Signori e Palazzo dei Trecento

Na principal praça da cidade, a Piazza dei Signori, fica a Prefeitura, restaurantes, cafés, lojas e o Palazzo dei Trecento. É o ponto de encontro da população trevigiana. Vale a visita ao Palazzo dei Trecento, prédio histórico que sofreu bombardeamento em 1944. Além de conhecer melhor a história da cidade, há constantemente exposições gratuitas por lá.

Treviso

O coração da cidade é a Piazza dei Signori

Piazza-dei-signori

3. Pausa para compras na Benetton

A United Colors of Benetton ganhou fama no Brasil nos anos 90, mas na verdade a rede foi fundada em 1965 originária de Treviso. Por isso, nada mais justo a cidade ter uma megastore na Piazza Indipendenza. A loja conta com linha de produtos especiais que homenageiam suas origens, as peças são denominadas como “TV”, que significa a sigla da cidade. Piazza Indipendenza, 5

4. Osteria dalla Gigia

Antes de almoçar, abra o apetite na Osteria dalla Gigia. Fica ali pertinho da Piazza dei Signori e ao meio-dia é quase impossível encontrar o local vazio. A especialidade da casa é a mozzarella in carrozza, um tipo de mozzarella frita recheada com prosciutto. Peça também a cedrata, uma bebida parecida com soda limonada. Via barberia, 20

Treviso

Delícia de combo: mozzarella in carrozza e cedrata

5. Visite ao menos uma das igrejas 

Umas das minhas favoritas é a de São Francisco com início da construção em 1231. Na entrada, tem uma bela estátua de bronze de São Francisco de Assis.  Piazza San Francesco, 31100

Chiesa-san-Francesco

Chiesa di San Francesco

unnamed-18

duomo-treviso

Um dos mais importantes monumentos de Treviso é a igreja de San Pietro Apostolo, o Duomo da cidade. Com afrescos de Tiziano e Pordenone, é o edifício religioso mais importante da cidade

6 .  Isola della Pescheria

A Isola della Pescheria é uma pequena ilha onde acontece o mercado do peixe de terça a sábado. No período da manhã, a região é um dos pontos de encontro dos nativos. Além de comprarem peixes frescos no mercado, tomam um café e estendem o passeio até o mercado de frutas que acontece na Piazzetta di San Parisio muito perto dali. No verão, a Pescheria é ainda mais atrativa para um aperitivo nos bares em volta.

7 . Almoço na Trattoria San Tomaso

Um dos restaurantes mais gostosos da cidade é a Trattoria San Tomaso. No inverno, com certeza terá alguma massa do dia com recheio de radicchio, que é a verdura típica da região. Aqui, pedimos sopa de feijão com radicchio. A trattoria também é conhecida como Locanda, um pequeno hotel. A localização é ótima, em frente à Porta San Tomaso.

Trattoria

Trattoria San Tommaso

Porta-San-Tomaso

Porta San Tommaso

8. Quartiere Latino e Ponte dell’Università

A zona está reformada e é a área mais moderna do centro. Por lá ficam lojas, restaurantes e, claro, a Universidade de Treviso.

Ponte-dell'Università

Ponte dell’Università

9. Jantar no Bar e Restaurante Gustolia

Enquanto espera chamar sua mesa para jantar, dá para apreciar um Spritz com uma entradinha. Você vai se surpreender com o ambiente moderno e inspirador do local. Todos os pratos são servidos em potinhos de vidro com tampas de acrílico, mas não se engane, as porções são bem servidas. Reserve um espacinho para provar o tiramisù, sobremesa original também de Treviso. Fica no Vicolo S. Gregorio, 14

Treviso

Treviso é a terra do Prosecco e vanta o título de ser a terra do tiramisù. Impossível não experimentar a sobremesa

 

Treviso

Porta San Tomaso/ Fotos: Carina Costa

Na próxima ida à Verona, Padova ou Veneza, não deixe de conhecer a maravilhosa Treviso! Passar um dia ou vários dias na cidade é como vivenciar o cenário de um filme. Não vejo a hora de voltar!

Para quem quiser acompanhar o Instagram da Carina, aqui vai: @carinacostta

Grazie Carina pela participação e pelas lindas fotos! 

 

Posts que podem interessar:

Qual a melhor epoca do ano para visitar a Itália?

Vida na Itália

10 bate e voltas saindo de Firenze

Casamento na Itália

Menu do dia- dicas para não gastar muito

Aperitivo, happy-hour à italiana

A Basílica de San Miniato al Monte 

 



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'O que fazer 1 dia em Treviso' have 9 comments

  1. 24 de janeiro de 2017 @ 15:48 Carina Costa

    De querida!

    Pra mim é um prazer fazer parte do Grazie a Te! Treviso é encantadora e merece ser explorada. A gastronomia, a arte e os canais que cercam o centro da cidade são fascinantes.

    Um beijão e conte comigo para mais participações!

    Reply

    • 24 de janeiro de 2017 @ 17:31 Denya Pandolfi

      Adorei a participação no blog (e ainda mais para contar sobre uma cidade tão especial)! Grazie di cuore!!! Bjs, Denya

      Reply

  2. 26 de janeiro de 2017 @ 20:58 Maria Glória D'Amico

    Olá Denya, boa tarde!
    Uma cidade encantadora e as fotos estão especiais. Me parece bem tranquila.
    Denya, desejo-lhe um 2017 com saúde, alegrias e as melhores realziações.
    Beijinhos.

    Reply

  3. 24 de agosto de 2017 @ 04:44 Katia Medici

    Olá! Adorei as dicas mais pesquisei Treviso pelo interesse em conhecer a Store Astoria Lounge que produz o Prosecco. E dificil ao chegar de trem conseguir um deslocamento de taxi para lá? Continuo com minhas pesquisas e adoraria receber resposta! Desde já agradeço por compartilhares as experiências. Estarei em Veneza de 02 a 05/09/2017.

    Reply

    • 26 de agosto de 2017 @ 23:09 Denya Pandolfi

      Oi Katia, como vai? Quem poderá te ajudar é a Isabela, do blog Italia per amore. Ela mora em Treviso e certamente saberá te falar a melhor maneira. Boa viagem e curta bastante o passeio! Abraço, Denya

      Reply

  4. 16 de abril de 2018 @ 08:48 Eli

    Bom dia Denya
    Iremos pra Treviso hoje, 16/04/2018.
    Gostei muito das dicas que vc postou.
    Vou segui-las.
    Gratidao.

    Reply

    • 16 de abril de 2018 @ 12:32 Denya Pandolfi

      Buongiorno Eli,
      Fico muito feliz em saber que as dicas ajudaram. Aproveite bastante o seu dia nessa cidade linda! Abraço e uma linda semana, Denya

      Reply

  5. 16 de abril de 2018 @ 12:34 Grazie a te / O Batistério de São João faz parte do Complexo de Duomo de Firenze

    […] O que fazer 1 dia em Treviso […]

    Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.