DSC_0042

Um passeio no Oltrarno, bairro cool de Firenze

Para apreciadores e curiosos da autêntica e tradicional vida fiorentina, passear pelas vielas do Oltrarno é um deleite!  O quarteirão que engloba Santo Spirito, San Niccolò e San Frediano é situado na zona sudoeste de Firenze.  O coração pulsante é a praça Santo Spirito, onde todas as manhãs acontece um mercadinho. Ali, em meio às frutas e verduras da estação,  stands de roupas e alimentos e barracas de plantas e flores, a gente pode observar o estilo de vida dos locais, fiorentinos autênticos e adotados, que conversam entre si, trocam receitas,  comentam sobre o tempo e são figuras primordiais para compor cenas do quarteirão mais hipster e atual da cidade! Aliás,  Borgo San Frediano, que na verdade é uma rua, acaba de ser eleito pela Lonely Planet como o cantinho mais cool do mundo!

oltrarno

Oltrarno em fiorentino seria Diladdarno (de la do Arno)

 

santo-spirito

O Oltrarno é menos turístico e onde podemos testemunhar melhor a essência e o estilo de vida dos fiorentinos

Bastante frequentada por jovens e notívagos, a região do Oltrarno é realmente cheia de charme e famosa pelas inúmeras bodegas de artesãos, bistrôs, lojas de antiguidades e mercadinhos.

Piazza-santo-spirito

A Praça Santo Spirito

Passeando pela região do Oltrarno para descobrir suas principais atrações:

A Igreja de Cestello

Cestello

A igreja do Cestello fica na praça homônima, próxima ao rio Arno. Em estilo barroco, a igreja é uma das mais importantes do bairro. Sua construção foi iniciada em 1450 e concluída no século 20

 

A Igreja Santa Maria del Carmine

oltrarno

basilica_di_santa_maria_del_carmine_firenze

A igreja Santa Maria del Carmine foi construída em 1268 e renovada nos séculos 16 e 17. A igreja sedia a Capela Brancacci, famosa pelos afrescos de Masaccio, Masolino e Lippi (foto divulgação)

 

Muse de Historia Natural de Zoologia La Specola – Fica na via Romana, 17

Praça e a Igreja de  Santo Spirito

Na praça acontecem muitas manifestações musicais e culturais. Diariamente acontece o mercadinho de frutas, verduras e roupas. E desde 1986 acontece o mercadinho,  sempre no segundo domingo do mês (exceto julho e agosto).  São cerca de 100 expositores do setor de antigüidades e artesanato, além de uma área reservada ao setor de alimentos, com produtos biológicos,  plantas e flores. O mercado acontece das 9 às 19 h.

 

piazza-santo-spirito

 

piazza-santo-spirito

Todo segundo domingo do mês acontece o mercadinho na praça Santo Spirito. Bolsas vintage, objetos para casa, bijouteria, flores e artigos para colecionadores

 

mercado-pulgas

Inúmeros bistrôs e restaurantes circundam a praça Santo Spirito

A Basílica de Santo Santo Spirito, localizada na praça homônima, foi projetada por Brunelleschi e é uma das mais belas criações arquitetônicas do Renascimento e foi seu último grande projeto.  Sua construção foi iniciada em 1444 , sobre os restos do convento agostiniano destruído durante um incêndio no ano de 1371.  Depois de sua morte, em 1446, os  trabalhos foram continuados por Antonio Manetti, Giovanni da Gaiole e Salvi d’Andrea, que foi o responsável pela construção  da cúpula. A igreja foi concluída em 1487.

santo-spirito

A Basílica de Santo Spirito, uma das principais igrejas de Florença , erguida sobre ruínas de um convento dos agostinhos do século 13

 

basilica-santo-spirito

 

Ateliês e bodegas – O bairro é caracterizado por diversas lojinhas e bodegas de artesãos. As minhas ruas prediletas para conferir artesanato e produtos feitos a mão são a  Via Santo Spirito e a Borgo San Jacopo.  Mas se você adentrar pelas vielas do bairro vai se maravilhar com verdadeiros tesouros: espaços minúsculos  onde a gente pode assistir artistas em ação criando bolsas, produzindo bijus e objetos de arte com muita autenticidade e criatividade.  A via Maggio  é a rua  que concentra as prestigiosas lojas de antiquariado.

pinocchio

Na via Santo Spirito: um encanto as peças de madeira da lojinha La Bottega di Mastro Geppetto

 

il-santino

Adorável cantinho para um snack e um drink: Il Santino

 

oltrarno

Um feixe de luz solar entre os prédios de Santo Spirito

 

santo-spirito

A rua Santo Spirito e suas lojinhas cheias de charme

 

Piazza della Passera –  Um dos meus cantinhos prediletos da cidade, essa pracinha reúne barzinhos, restaurantes e excelentes locais para um cafe ou um delicioso gelato.

piazza-della-passera

Santo Spirito veste a camisa dos “Bianchi” (brancos) na época do calcio storico, o futebol medieval da cidade, disputado entre 4 times, com a final sempre no dia 24 de junho, dia de San Giovanni, padroeiro de Firenze.

 

oltrano

Uma das mais lindas esquinas do Oltrarno

 

handmade

O artesão Dimitri Villoresi que produz bolsas e acessórios em couro

 

arte-fiorentina

Uma loja de molduras de madeira na via Toscanella

 

pitti

O Palazzo Pitti

Palazzo Pitti e o Giardino di Boboli –  O projeto atribuído a Brunelleschi era muito menor e menos suntuoso. Em 1549  o prédio foi ampliado e passou à familia Medici.  Sofreu diversas  restruturações durante séculos. Foi sede da família Lorena e da família real italiana Savoia e já foi residência oficial dos grão-duques da Toscana quando Florença foi capital da Itália. Hoje em dia reúne 5 museus e os maravilhosos Jardins de Boboli.

 

San Niccolò – A região  conhecida como San Niccolò fica aos pés do piazzale Michelangelo.  Circundada por muralhas medievais, abriga a Torre de San Niccolò, na piazza Poggi, que é aberta a visitação durante um período do ano.  Nas proximidades fica o acesso à praia do Arno, onde no verão reúne gente animada e de bem com a vida a fim de aproveitar o sol, ouvir música ou  brindar com um aperitivo ao anoitecer,  quando os stands que funcionam apenas no verão organizam festinhas à beira do rio no final do dia.

san-niccolo

É aqui no bairro onde  Clet tem atelier.  Com obras instaladas em diversas cidades do mundo, o artista faz interferências nas placas modificando os cartazes estradais com humor e irreverência.

Posts relacionados:

Food tour

Rafting no rio Arno

Dicas de Firenze

O que visitar em 2 dias em Firenze

Menu do dia – dicas para não gastar muito na Itália

Pratos típicos da Toscana 

 



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Um passeio no Oltrarno, bairro cool de Firenze' has no comments

Be the first to comment this post!

Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.