DSC_0042

Um passeio no Oltrarno, bairro cool de Firenze

Para apreciadores e curiosos da autêntica e tradicional vida fiorentina, passear pelas vielas do Oltrarno é um deleite!  O quarteirão que engloba Santo Spirito, San Niccolò e San Frediano é situado na zona sudoeste de Firenze.  O coração pulsante é a praça Santo Spirito, onde todas as manhãs acontece um mercadinho. Ali, em meio às frutas e verduras da estação,  stands de roupas e alimentos e barracas de plantas e flores, a gente pode observar o estilo de vida dos locais, fiorentinos autênticos e adotados, que conversam entre si, trocam receitas,  comentam sobre o tempo e são figuras primordiais para compor cenas do quarteirão mais hipster e atual da cidade! Aliás,  Borgo San Frediano, que na verdade é uma rua, acaba de ser eleito pela Lonely Planet como o cantinho mais cool do mundo!

oltrarno

Oltrarno em fiorentino seria Diladdarno (de la do Arno)

Bastante frequentada por jovens e notívagos, a região do Oltrarno é realmente cheia de charme e famosa pelas inúmeras bodegas de artesãos, bistrôs, lojas de antiguidades e mercadinhos.

Piazza-santo-spirito

A Praça Santo Spirito

Passeando pela região do Oltrarno para descobrir suas principais atrações:

A Igreja de Cestello

Cestello

A igreja do Cestello fica na praça homônima, próxima ao rio Arno. Em estilo barroco, a igreja é uma das mais importantes do bairro. Sua construção foi iniciada em 1450 e concluída no século 20

 

A Igreja Santa Maria del Carmine

oltrarno

basilica_di_santa_maria_del_carmine_firenze

A igreja Santa Maria del Carmine foi construída em 1268 e renovada nos séculos 16 e 17. A igreja sedia a Capela Brancacci, famosa pelos afrescos de Masaccio, Masolino e Lippi (foto divulgação)

 

Muse de Historia Natural de Zoologia La Specola – Fica na via Romana, 17

Praça e a Igreja de  Santo Spirito

Na praça acontecem muitas manifestações musicais e culturais. Diariamente acontece o mercadinho de frutas, verduras e roupas. E desde 1986 acontece o mercadinho,  sempre no segundo domingo do mês (exceto julho e agosto).  São cerca de 100 expositores do setor de antigüidades e artesanato, além de uma área reservada ao setor de alimentos, com produtos biológicos,  plantas e flores. O mercado acontece das 9 às 19 h.

 

piazza-santo-spirito

 

piazza-santo-spirito

Todo segundo domingo do mês acontece o mercadinho na praça Santo Spirito. Bolsas vintage, objetos para casa, bijouteria, flores e artigos para colecionadores

 

mercado-pulgas

Inúmeros bistrôs e restaurantes circundam a praça Santo Spirito

A Basílica de Santo Santo Spirito, localizada na praça homônima, foi projetada por Brunelleschi e é uma das mais belas criações arquitetônicas do Renascimento e foi seu último grande projeto.  Sua construção foi iniciada em 1444 , sobre os restos do convento agostiniano destruído durante um incêndio no ano de 1371.  Depois de sua morte, em 1446, os  trabalhos foram continuados por Antonio Manetti, Giovanni da Gaiole e Salvi d’Andrea, que foi o responsável pela construção  da cúpula. A igreja foi concluída em 1487.

santo-spirito

A Basílica de Santo Spirito, uma das principais igrejas de Florença , erguida sobre ruínas de um convento dos agostinhos do século 13

 

basilica-santo-spirito

 

Ateliês e bodegas – O bairro é caracterizado por diversas lojinhas e bodegas de artesãos. As minhas ruas prediletas para conferir artesanato e produtos feitos a mão são a  Via Santo Spirito e a Borgo San Jacopo.  Mas se você adentrar pelas vielas do bairro vai se maravilhar com verdadeiros tesouros: espaços minúsculos  onde a gente pode assistir artistas em ação criando bolsas, produzindo bijus e objetos de arte com muita autenticidade e criatividade.  A via Maggio  é a rua  que concentra as prestigiosas lojas de antiquariado.

pinocchio

Na via Santo Spirito: um encanto as peças de madeira da lojinha La Bottega di Mastro Geppetto

 

il-santino

Adorável cantinho para um snack e um drink: Il Santino

 

oltrarno

Um feixe de luz solar entre os prédios de Santo Spirito

 

santo-spirito

A rua Santo Spirito e suas lojinhas cheias de charme

 

Piazza della Passera –  Um dos meus cantinhos prediletos da cidade, essa pracinha reúne barzinhos, restaurantes e excelentes locais para um cafe ou um delicioso gelato.

piazza-della-passera

Santo Spirito veste a camisa dos “Bianchi” (brancos) na época do calcio storico, o futebol medieval da cidade, disputado entre 4 times, com a final sempre no dia 24 de junho, dia de San Giovanni, padroeiro de Firenze.

 

oltrano

Uma das mais lindas esquinas do Oltrarno

 

handmade

O artesão Dimitri Villoresi que produz bolsas e acessórios em couro

 

arte-fiorentina

Uma loja de molduras de madeira na via Toscanella

 

pitti

O Palazzo Pitti

Palazzo Pitti e o Giardino di Boboli –  O projeto atribuído a Brunelleschi era muito menor e menos suntuoso. Em 1549  o prédio foi ampliado e passou à familia Medici.  Sofreu diversas  restruturações durante séculos. Foi sede da família Lorena e da família real italiana Savoia e já foi residência oficial dos grão-duques da Toscana quando Florença foi capital da Itália. Hoje em dia reúne 5 museus e os maravilhosos Jardins de Boboli.

 

San Niccolò – A região  conhecida como San Niccolò fica aos pés do piazzale Michelangelo.  Circundada por muralhas medievais, abriga a Torre de San Niccolò, na piazza Poggi, que é aberta a visitação durante um período do ano.  Nas proximidades fica o acesso à praia do Arno, onde no verão reúne gente animada e de bem com a vida a fim de aproveitar o sol, ouvir música ou  brindar com um aperitivo ao anoitecer,  quando os stands que funcionam apenas no verão organizam festinhas à beira do rio no final do dia.

san-niccolo

É aqui no bairro onde  Clet tem atelier.  Com obras instaladas em diversas cidades do mundo, o artista faz interferências nas placas modificando os cartazes estradais com humor e irreverência.

Posts relacionados:

Food tour

Rafting no rio Arno

Dicas de Firenze

O que visitar em 2 dias em Firenze

Menu do dia – dicas para não gastar muito na Itália

Pratos típicos da Toscana 

 



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Um passeio no Oltrarno, bairro cool de Firenze' have 9 comments

  1. 13 de março de 2018 @ 14:49 Grazie a te / Hospedagem em Firenze no autentico bairro de San Frediano

    […] Um passeio no Oltrarno, bairro cool de Firenze […]

    Reply

  2. 25 de março de 2018 @ 19:28 Grazie a te / Oltrarno, em Firenze, é a região da cidade onde a arte se faz notar!

    […] Um passeio no Oltrarno, bairro cool de Firenze […]

    Reply

  3. 5 de abril de 2018 @ 14:01 Grazie a te / Quer saber a media de gastos diários para visitar Firenze?

    […] Uma forma de economizar é se hospedar em apartamentos , veja este  aqui do blog, no Oltrarno. […]

    Reply

  4. 21 de abril de 2018 @ 18:50 Grazie a te / Explorando Firenze de forma divertida: um passeio a bordo do sidecar

    […] onde partimos numa manhã de sábado ensolarado de primavera. Dali passamos por Santo Spirito, no Oltrarno,  para um pitstop no charmoso Caffè Ditta Artigianale para a nossa colazione. Inclusive neste […]

    Reply

  5. 1 de setembro de 2018 @ 18:38 Grazie a te / Os oratórios nas esquinas de Firenze: elementos da arquitetura sacra

    […] Um passeio no Oltrarno […]

    Reply

  6. 1 de setembro de 2018 @ 18:41 Grazie a te / O início do outono na Toscana, período do "rientro"

    […] Um passeio no Oltrarno […]

    Reply

  7. 4 de setembro de 2018 @ 22:03 Grazie a te / Restaurantes no Oltrarno, o bairro mais cool de Firenze

    […] Oltrarno, que fica do outro lado do Arno, reserva uma infinidade de restaurantes, bistrôs e barzinhos e […]

    Reply

  8. 19 de setembro de 2018 @ 10:04 Grazie a te / Endereços onde tomar um delicioso café em Firenze

    […] Um passeio no Oltrarno, bairro cool de Firenze […]

    Reply

  9. 25 de setembro de 2018 @ 19:33 Grazie a te / Relação de restaurantes em Firenze a precinhos camaradas

    […] Um passeio no Oltrarno, bairro cool de Firenze […]

    Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.