sicilia

Um passeio pela Sicília

A Sicília é a ilha dos sonhos de muita gente! Quando eu soube que a Adriana e o Pierluigi, do Vou Aprender Italiano, estavam indo pra lá, perguntei se topariam compartilhar parte da viagem com a gente. Eles  já participaram do Amici Miei contando sobre a história de amor deles (não deixem de conferir, rs!).  E dessa vez participam mostrando aos leitores do Grazie a Te um pouco da viagem à Sicilia,  realizada no mês de agosto:

 

sicilia

Pierluigi e Adriana são super queridos! Eles moram em São Paulo e eu tive o prazer de conhecê-los neste verão em Firenze. Como eu adoro quando o blog me proporciona essas possibilidades!

 

Nossa vinda à Itália este ano teve um gostinho diferente!  Isso porque, apesar do Pierluigi ser siciliano, estamos visitando alguns lugares da ilha em que ele nunca tinha ido antes. Um deles é Custonaci, um vilarejo com aproximadamente 5.500 habitantes, na província de Trapani.  Custonaci com certeza não é uma das rotas turísticas principais da Sicília, fomos para lá para visitar um amigo muito especial do Pierluigi, o Diego. Assim que chegamos, a tranquilidade daquele vilarejo me fez pensar que Custonaci era muito pouco interessante. Doce engano. Diego e a sua esposa nos mostraram uma região encantadora e cheia de particularidades. Nosso primeiro passeio foi até a Grotta Mangiapane, que se encontra na Reserva de Monte Cofano.

 

grotta-mangiapane

Um pouco do vilarejo e no fundo a entrada da “Grotta Mangiapane”

Como eles mesmo a definem, a gruta é um burgo parado no tempo. Se trata de um antigo assentamento pré-histórico, habitado desde o Período Paleolítico (pasmem!), e que depois, graças à família Mangiapane, nos primeiros anos de 1800, foi transformado em um vilarejo, com casas baixas e próximas umas das outras.

grotta-mangiapane

 

Chegando lá, somos recebidos por um senhor muito simpático que conta a história da gruta e nos dá algumas orientações. Depois da explicação sucinta, ele nos deixa livre para “explorar” a região. O passeio é quase cinematográfico, com uma rica vegetação, animais e ambientes de um verdadeiro lugarejo já habitado, com oficinas de sapateiro, barbeiro, quarto, cozinha…

 

grotta-mangiapane

Reconstrução do salão do barbeiro no vilarejo da “Grotta Mangiapane”

 

sicilia

E aqui a cozinha decorada do vilarejo na “Grotta Mangiapane”

 

sicilia

Detalhe das placas nos cômodos do vilarejo: dialeto siciliano, italiano e inglês

Tudo decorado com objetos antigos, o que nos faz respirar uma atmosfera bem particular daquele espaço natural e ainda íntegro. Ficamos sabendo que na época natalina, na Grotta Mangiapane se realiza um Presépio Vivente, em que os próprios moradores de Custonaci se vestem a caráter e encenam não apenas o nascimento de Jesus, mas também as profissões da época. Imaginem que experiência única poder conhecer a gruta nesse período? É sem dúvida um novo jeito de valorizar o patrimônio cultural e a tradição siciliana. A visita prevê uma contribuição de 3 euros à associação encarregada em cuidar do lugar (durante o Presépio Vivente o valor é de 10 euros).

sicilia

Depois do almoço e da sagrada “sonequinha” pós-almoço que os italianos fazem, realizamos um passeio a pé pelas ruas de Custonaci e podemos sentir aquela tranquilidade de uma cidade siciliana com alguns moradores locais.

 

sicilia-custonaci

 

Conhecemos o Santuário de “Maria Santissima di Custonaci”, uma igreja cheia de detalhes com uma imagem lindíssima da Madonna que amamenta Jesus. Continuando a nossa caminhada pela cidade, não poderíamos deixar de ir ao promontório de Custonaci e chegando lá, a vista panorâmica que encontramos é de deixar qualquer um de boca aberta. Além de toda paisagem é possível avistar também Erice, uma antiga cidade fenícia e grega, localizada em um monte a quase 800 metros de altura, que está a apenas 18km de Custonaci.

 

Finalizamos o nosso dia com uma bela pizza! Um hábito italiano (e que eu acho que nunca vou conseguir entender) é pedir uma porção de batatas como entrada, nas pizzarias. E depois, com aquele belo prato de fritas na sua frente (e você morrendo de fome) como se faz para resistir? Naquela região da Sicília além das fritas e dos croquetes de batata, é muito comum servirem também as “panelle”, que são salgadinhos fritos feitos de farinha de grão de bico, que são característicos de Palermo! Vale a pena provar!

 

panelle

 

No nosso segundo e último dia de passeio tínhamos 2 opções sugeridas pelos nossos anfitriões: a primeira era uma trilha na Reserva Natural “dello Zingaro”, e a segunda era seguir estrada até a famosa praia de San Vito Lo Capo, passando pela paradisíaca Baia di Santa Margherita. É claro que em outros tempos ficaríamos em dúvida e provavelmente escolheríamos a primeira opção, mas hoje, com nosso filho Matteo de 2 anos e 8 meses nem pensamos duas vezes: San Vito Lo Capo (de carro… rsrsrs) foi o nosso destino!

 

san-viti

A incrível vista de San Vito Lo Capo e seu mar azul cristalino

Essa, definitivamente foi a melhor escolha, pois no período entre 1º de junho à 30 de setembro das 8:30 até às 20:30 a área da Baia di Santa Margherita é fechada para carros. Os visitantes que querem chegar a vários pontos da costa devem estacionar e utilizarem o Ercolino, um trenzinho turístico gratuito. Imaginem só a alegria do Matteo! A Baia é lindíssima, dizem que é um dos panoramas mais espetaculares e fotográficos da Sicília ocidental. Não duvido! Definitivamente a Baia di Santa Margherita é uma etapa imperdível para quem ama correr atrás de descobertas naturais da Itália! Depois continuamos seguindo de carro até San Vito Lo Capo, que é considerada uma das praias mais bonitas da Itália. Bem turística, San Vito é um espetáculo à parte, combinando suas casas baixas floridas com um azul brilhante do mar. Cheia de acomodações e restaurantes fiquei com muita vontade de ficar alguns dias aproveitando mais daquele paraíso, mas não foi dessa fez! A verdade é que, depois de conhecer tantos lugares incríveis naquela região, motivos para voltar não faltam!

san-vito-lo-capo

San Vito Lo Capo com sua atmosfera turística cheia de restaurantes e acomodações

 

Obrigada Adriana e Pierluigi pelo delicioso relato e pelas lindas fotos!

 

unnamed-7

 

Pierluigi criou um curso de italiano e dá dicas super preciosas e com método eficaz para quem quer aprender a lingua de Dante! O Vou Aprender Italiano tem uma fanpage no Facebook e quem quiser seguir basta clicar aqui e dar um like!

 

 

 



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Um passeio pela Sicília' have 5 comments

  1. 3 de outubro de 2017 @ 03:44 Maria Glória D'Amico

    Oi Denya!
    Naveguei por um bom tempo pelas tuas águas, apreciei e me encantei por tantas belas fotos.
    Deixo um beijinho e um forte abraço querida.

    Reply

  2. 9 de outubro de 2017 @ 16:03 Gislaine Balena

    Maravilhoso Denya! Ainda mais na companhia de Pierluigi&Família, são uns amores!
    Feliz o curso no Vou Aprender Italino e recomendo!!
    Bel posto!!
    Abbracci e grazie!!

    Reply

    • 10 de outubro de 2017 @ 10:00 Denya Pandolfi

      Oi Gislaine,
      Sim, são muito queridos! Que bacana saber que vc fez o curso com ele ;). Obrigada pela visita e volte sempre! Abbraccio, Denya

      Reply

  3. 10 de outubro de 2017 @ 02:30 Rebecca Costa

    Que super! Vou te acompanhar, gostei muito!
    Meu namorado é siciliano e mora em Catania, eu sou brasileira e moro no RS. Sou uma apaixonada pela Sicilia, principalmente pelos sicilianos, pelo Etna e pela culinária incrível! Sempre que posso vou para lá!

    Reply

    • 10 de outubro de 2017 @ 10:05 Denya Pandolfi

      Salve Rebecca, obrigada pela mensagem! A Catania deve ser linda, vejo fotos maravilhosas da cidade!!! Se vc animar, escreva também no “Amici Miei” para compartilhar os locais interessantes da cidade dando dicas para os leitores do blog ;). O que acha? Boa sorte pra vc e teu namorado! Abs, Denya

      Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.