farmacia-literaria

Quando o melhor remédio é a leitura

A cura através da leitura. Essa é a proposta de Elena Molini, que inaugurou em Firenze a Piccola Farmacia Letteraria, um aconchegante espaço literário onde sugere títulos de livros de acordo com o estado de espírito dos leitores.  A ideia surgiu em julho do ano passado e poucos dias antes do Natal o espaço foi ao aberto ao público. E está sendo um sucesso!  Visitei recentemente o local e conversei com Elena para saber mais detalhes desse interessante projeto.

livraria

Elena jamais imaginou que sua proposta pudesse receber tanta aceitação. Pessoas de toda a Itália estão visitando seu espaço e saem encantadas com a proposta

 

livraria-firenze

Entrada da Piccola Farmacia Letteraria, em Via di Ripoli, a 10 minutos do centro histórico de Firenze

A escolha no bairro de Ripoli foi proposital. Ela buscava um espaço pequeno e acolhedor, onde pudesse acompanhar de perto cada solicitação de seus clientes. “Acho que se o espaço fosse muito grande perderia um pouco esse perfil intimista”.

 

antica-farmacia-letteraria

O espaço, de apenas 40m2, é gracioso , alegre e muito bem organizado

Depois de alguns anos trabalhando em uma grande rede de livrarias ,  resolveu  aventurar-se num modelo inusitado de aconselhar livros. Com experiência no setor, percebeu que as pessoas buscam títulos de livros de acordo com o estado de espírito.   Dessa forma ela teve a brilhante ideia de  catalogar os livros dividindo-os por categorias baseadas na patologia.

farmacia-literaria

Elena já leu cerca de mil livros e acompanha com muito prazer cada cliente na escolha dos livros

Para cada livro foi criada uma etiqueta que faz menção sobre o que ‘cura’. Todos os livros em venda na Piccola Farmacia Letteraria já foram lidos por Elena.   As etiquetas auxiliam orientantado o leitor sobre o tipo de remédio, ou seja, leitura mais apropriada. Ester, a irmã psicóloga ajudou-a a catalogar os mais complexos e delicados, como por exemplo, depressão e ansiedade.  Dentre as patologias, estão tristeza, solidão, luto, problemas no trabalho e amor não correspondido.  Dentre as 3 tipologias mais vendidas até o momento estão amor, solidão e baixa auto-estima.

livraria

farmacia-livraria

libro

 

livros

Tem uma seção dedicada aos pequenos, com livros divididos por assuntos e idades

 

livraria

 

Vale lembrar que todos os efeitos colaterais são positivos!

 

Antica Farmacia  Letteraria

Via di Ripoli, 7 – r

Firenze

Horário de funcionamento: De terça à  domingo (das 10 às 19.30 h)

 

Posts que podem interessar:

Um passeio por Sarzana, na Liguria

As lojas de luxo em Firenze

O conceito do slow travel

A cúpula do Duomo de Firenze

Hospedagem em apartamento em Firenze

Bicicletas em Firenze

Refeições ao ar livre em Firenze

Mercado Central de Firenze

Ponte Vecchio 

Portas italianas

Cappella Brancacci e as obras de Masaccio

10 bate e voltas saindo de Florença

Qual o melhor período do ano para visitar a Itália?

Como é morar onde as pessoas passam férias



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Quando o melhor remédio é a leitura' has no comments

Be the first to comment this post!

Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.