DSC_0419

Um passeio pelo Val d’Orcia

A deslumbrante região do Vale de Orcia (Val d’orcia),  ou Valdorcia, na região central da Itália, é sem dúvida aquela que permeia os pensamentos dos que querem conhecer as tão famosas paisagens da Toscana constituídas de suaves colinas num visual de tirar o fôlego. Castelos medievais, burgos intactos, vilas pitorescas, estradas rurais, rolos de feno, ciprestes, oliveiras, vinhedos, campos de girassol e trigo e casinhas isoladas em meio ao verde, assim é o Val d’orcia,  terra cheia de deslumbres e encanto.

DSC_0372

 

DSC_0342

A região do Val d’orcia estende-se do sul das colinas de Siena até o Monte Amiata e foi tombada pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade em 2004 devido à importância do Vale desde a época do Renascimento. Muitos artistas imortalizaram paisagens de sonhos tão admiradas e fotografadas. Esta área que abrange 61 mil hectares e suas cidades não são necessariamente banhados pelo rio D’Orcia, que dá nome a esta parte da Toscana.

DSC_0333

DSC_0378

Este é um passeio que mexe com os sentidos dos visitantes…. um verdadeiro bálsamo para os olhos e para a alma. E nada de ter pressa, aqui é no ritmo do slow travel. Prepare-se para descobrir novos sabores e experimentar muitas sensações. Esta é a terra de vinhos muito apreciados e famosos, como o Brunello di Montalcino, o Nobile di Montepulciano, o Rosso Orcia e outros com Denominação de Origem Controlada. É também a terra do queijo pecorino, produzido na poética cidade de Pienza, a cidade ideal do Renascimento,  planejada pelo Papa Pio II.

DSC_0585

 

 

Conhecendo melhor o Val d’orcia

1- Quais as cidades que fazem parte da região do Val d’orcia?

As principais cidades do território do Val d’orcia são Montalcino, Pienza, San Quirico D’orcia, Castiglione D’Orcia e Radicofani. Cidades como Montepulciano e Bagno Vignoni são também destinos bastante interessantes.

valdorcia-map

 

2- Qual o melhor período para visitar esta região?

Entre abril e novembro. No inverno algumas lojas e sorveterias estão fechadas e não é possível fazer muitos programas ao aberto, o que pode atrapalhar os planos de quem curtir a natureza, fazer uma refeição do lado de fora dos barzinhos ou organizar um piquenique regado a um bom vinho da região

3- Quantos dias reservo para visitar a região do Val d’orcia?

No mínimo 2. Isso vai depender do ritmo da sua viagem. Para explorar todas essas cidades com tranquilidade sugiro 3 dias.

4- Qual o melhor meio de transporte para visitar as cidades que integram a região?

Não há meio de transporte mais apropriado do que circular de carro (ou de moto). Não há nada melhor do que ter a liberdade de parar quando você bem entende diante da paisagem que se descortina e te deixa maravilhado!  E acredite, você vai querer parar a cada 10 minutos para fotografar essa paisagem cinematográfica!

5-  Qual cidade pode servir de base para explorar o território? 

A cidade que pode servir de base para explorar a região é Siena; e não é preciso escolher um hotel no centro histórico. Pernoitar nos arredores é uma beleza!  E como as cidadezinhas que integram a região são pequenas, é possível visitar mais de 1 por dia. A distância de San Quirico até Siena é de 45 km (a distância de San Quirico até Florença é de 120 Km).

 

valdorcia

 

 

 

 

 

 



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Um passeio pelo Val d’Orcia' have 11 comments

  1. 22 de julho de 2016 @ 15:22 Marconi Ribeiro

    Realmente é uma das regiões mais bonitas da Toscana, mas acho que é quase uma obrigação se hospedar na região de Pienza para realmente sentir toda a beleza que essas colinas nos reservam. Acordar bem cedo em Pienza e ver todo o vale tomado pela bruma da manhã é algo inesquecível.

    Reply

    • 23 de julho de 2016 @ 23:27 Denya Pandolfi

      Sou suspeita Marconi pois adoro Pienza! Já fiquei seja em Pienza que em outras cidades do Val d’Orcia, todas são charmosas e especiais… Mas vc tem razão, ver o vale tomado pela bruma da manhã é um espetáculo imperdível! Assisti a esta cena em Montalcino. Obrigada pela mensagem e espero que volte mais vezes por aqui. Abraço, Denya

      Reply

      • 26 de julho de 2016 @ 13:47 Marconi Ribeiro

        Denya, estarei de volta à terrinha em Setembro, mas infelizmente não para o Val’Orcia. Dessa vez farei Liguria (5 Terre), um pouco de Toscana (Lucca e imediações) e Emilia-Romagna. Abraço!

        Reply

        • 26 de julho de 2016 @ 17:06 Denya Pandolfi

          Oi Marconi,
          Estive novamente em 5 Terre semana passada, depois de muitos anos: lindíssima! Espero conseguir postar sobre a região mês que vem (estou em ritmo mais lento, de férias). Ah, seu roteiro está bem bacana, com certeza uma viagem fantástica! Abs, Denya

          Reply

  2. 23 de julho de 2016 @ 02:32 Maria Glória D'Amico

    Denya, de todas que você aqui comentou, eu conheci Montalcino. Fiquei hospedada na vinícola Le Ragnaie. Adoramos a casa que ficamos, digo casa, pois era no térreo. Os cômodos eram grandes, com uma cozinha ótima. Compramos queijos, salames, presunto, um belo pão rústico e sem sal, vinhos diversos (ainda ganhamos um branco da vinícola), uma pasta com uma salsa maravilhosa, um pacotinho de pecorino ralado e a noite, jantamos com uma bela degustação. Nem fizemos a degustação proposta pela vinícola. Queríamos comprar estas delícias, como se morássemos em Montalcino ahahha, foi mágico.

    Reply

  3. 24 de julho de 2016 @ 18:22 Sandra

    Denya, estive há dez dias em Montalcino. Recomendo muito. Vale mesmo por poucas horas. 👍🏻

    Reply

    • 24 de julho de 2016 @ 23:03 Denya Pandolfi

      Montalcino é muito bonitinha… e em poucas horas você consegue circular e conhecer as principais atrações. Abraço Sandra e obrigada pela mensagem! 🙂 Denya

      Reply

  4. 26 de julho de 2016 @ 13:45 Marconi Ribeiro

    Ahhh…
    Para quem vai ou está pensando em ir visitar Montacino, não deixem de dar uma passada na Abazzia de Sant’Antimo, mesmo para quem não gosta de canto gregoriano, é um passeio muito bonito 😉

    Reply

  5. 4 de fevereiro de 2017 @ 18:10 Grazie a te / O burgo medieval de Pienza, na romântica região do Val D'Orcia

    […] cidade de Pienza, província de Siena, fica na bela região conhecida como Val D’orcia e a paisagem local parece uma pintura: doces colinas verdes com  plantações de oliveiras e […]

    Reply

  6. 22 de fevereiro de 2017 @ 13:43 Grazie a te / 10 burgos medievais na Toscana que merecem uma visita

    […] O vilarejo de Montalcino, no alto de uma colina,  é imerso num cenário lindo da região do Val d’orcia, terra que produz a uva Sangiovese.  Fica a apenas  40 Km de […]

    Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.