sardenha

Verão na Sardenha

A Sardenha sempre esteve entre os meus mais desejados destinos de viagem na Itália.  Precisei adiar por alguns anos pela incompatibilidade do período das minhas férias com as do meu marido ou porque não queria fazer esse tipo de viagem com criança pequena. Não sou tão aventureira para me atrever a explorar praias de difícil acesso (que são as mais bonitas!)  com filho muito pequeno.  Até que este ano,  meio que por acaso, comentava sobre as praias da Sardenha com amigos e resolvi pesquisar pra ver se ainda conseguia alguma coisa legal a um preço razoável.  As férias do marido coincidiam com o período que eu tinha, as crianças com 5 e 8 anos já podem aproveitar melhor esse tipo de destino e por sorte o ferry para a travessia com carro e a casa para o período em que queríamos não estavam exageradamente caros. De um dia pro outro fechamos tudo. Menos de 1 mês depois estávamos embarcando.

porto-livorno

Embarque no porto de Livorno, na Toscana

Fizemos com a Sardinia Ferries a travessia de Livorno, na Toscana, até Olbia, norte da Sardenha. O valor das tarifas  varia de acordo com o modelo do carro, da data da viagem e do número de passageiros a bordo. O valor da travessia para uma família com 2 crianças em julho ficar na média de 500 euros. Por 20 euros optamos por uma cabine com 4 camas, o que recomendo, principalmente para quem viaja com criança. O navio tem 2 restaurantes, boutiques, área de jogos , piscina e entretenimento. Mas como havíamos saído de Firenze às 6 da manha optamos logo após o embarque descansar um pouco na cabine.  O embarque foi às 7:30 e a nave partiu às 8 horas em ponto. Desembarcamos depois de pouco mais de 6 horas e fizemos mais 2 horas de carro ate o Golfo de Orosei, no leste da ilha. A viagem é longa!

Golfo de Orosei

Nos hospedamos numa casa que encontra-se na localidade de Sos Alinos, no Golfo de Orosei, mais ao sul da cobiçada cidade San Teodoro, que apresenta boa estrutura  hoteleira, com vários resorts, restaurantes e bonitos casarões. O Golfo de Orosei que abrange grande parte da costa leste. A casa onde ficamos era a 10 Km do centro histórico de Orosei.

sardenha

Uma imagem com o drone feita nas proximidades da casa onde ficamos

A escolha por essa região  foi principalmente devido ao facil acesso às praias.  A região ganhou esse nome devido à Orosei, cidade da província de Nuoro. Orosei conta com cerca de 7 mil habitantes e seu ritmo é bem tranquilo. O centro histórico é minúsculo, dá pra explora-lo tranquilamente a pé. Casas com construçoes de pedra, onde senhorinhas  colocam a cadeira na porta de casa pra bater papo. Em Orosei fica a Marina di Orosei de onde saem muitas embarcações turísticas.

 

oro sei

orosei

De origem romana, o centro histórico de Orosei

 

orosei

Igreja de San Giacomo, padroeiro da cidade.A Igreja de San Giacomo dedicada ao padroeiro da cidade 25 julho

 

rosei

sardas

As senhorinhas sardas

 

As praias

Toda a  Sardenha é espetacualar, mas as prais mais bonitas são  aquelas de difícil acesso, onde e2 possível chegar  depois de superar muitas rochas ou então pelo mar. O Golfo de Orosei apresenta uma paisagem espetacular com muitas praias paradisíacas.  Vou agora mostrar algumas das mais praias onde estivemos:

sardenha

Cala Liberotto– Uma das localidades mais bonitas da costa, a praia de Cala Liberotto além de linda, também apresenta  facilidade de estacionamento. As praias  desse pedaço do litoral são ótimas para crianças, pois são rasas possibilitanto que os pequenos brinquem à vontade à beira mar. As águas são claras e em diferentes tonalidades de azul.  É possível alugar barraca e sombrinha. Existem campings nessa área e muitos bares e restaurantes bem pertinho.

 

cala-liberotto

 

cala-ginepro

Cala Ginepro – A praia é grande, com areia clara e fina e o mar límpido. E a vantagem é que não é tão cheia.  O estacionamento fica próximo à praia, a caminhada dura uns 5 minutos. Também aqui existe estrutura com aluguel de guarda-sol e espreguiçadeiras.

dicas-sardenha

 

Cala Luna e Cala Mariolu –  Como o acesso a algumas das mais lindas praias do golfo é por mar, escolhemos um mini-cruzeiro de um dia que inclui parada nas praias de Cala Luna e Cala Mariolu, passando por lugares encantadores do litoral.   O passeio de um dia no barco Davide e Golia custou 40 euros adulto e 20 crianças (de 4 a 10 anos). Saimos às 10 e voltamos às 18 horas.

cala-luna

Na praia de Cala Luna

 

unnamed-8

E a cor da água da praia de Cala Mariolu!?!

sardenha

Cala Mariolu, a grande surpresa do golfo. Incrível a beleza do lugar!

cala-mariolu

A praia é de pedras

O passeio de barco passa pela esplêndida Grutta della Contessa Navarro, onde a cor do mar é de um azul cobalto impressionante!  Passamos também pela  Piscine di Venere.

piscine-sardegna

Piscine di Venere

Cala Gonone –  em nosso passeio de barco passamos em frente à essa praia mas não paramos. Mas a Fabiana, do excelente blog Loucos por viagem  mostra como foi a sua visita por lá. Aproveitem e peguem  dicas preciosas dos passeios da Fabi 😉

Oasi di Berchida– Essa é uma praia  mais selvagem com estacionamento a pagamento. Para passar o dia, o estacionamento custa 10 euros (5,50 meio dia). A praia é enorme e com pouca gente. Existe um bar-restaurante e uma parte da  praia é a pagamento e  o estabelecimento fornece guarda-sol e espreguiçadeira. No local também tem aluguel de pedalinho. Bem pertinho dali fica o Oasi di Bidderosa, praia a pagamento e com número limitado de visitantes, onde é  necessário fazer a reserva e infelizmente deixamos para os últimos dias e nao conseguimos agendar.  É bom reservar com uma semana de antecedência.

pecore

A caminho do Oasi Berchida, que é de estrada de chão

Capo Comino – A linda praia de Capo Comino, que mais parece uma piscina, fica na provinica de Siniscola. Passamos por essa praia no dia de nosso retorno e nos arrependemos amargamente de não termos ido até ali passar um dia. O estacionamento é a pagamento (10 euros por dia).

sardenha

Capo Comino é incrivelmente linda!

 

sardenha

O elegante bar na beira da praia de Capo Comino

 

Comidas típicas:

Considerada simples, a cozinha dessa região da Sardenha é de produção agropastoril e pesqueira. Baseia-se em pratos de carne, como o Porchetto (espetinho),  presuntos, salames, porco e peixe.  Existe uma grande variedade de queijo pecorino na ilha .  O pão consumido é o curasau e pra ser bem sincera, não me entusiasmou muito.  Dentre os doces, muitos são feitos com mel, outro produto da região. Em meios passeios por Orosei não resisti ao torrone feito com mel, nunca comi na nenhum mais gostoso!  Tem também os doces chamados de tiliccas e caschettas, mas eu não experimentei.  Dentre as bebidas para se degustar em uma viagem à ilha estão a cerveja sarda Ichnusa, o Passito, os vinhos Cannonau e Vernaccia di Oristano e o licor Mirto .

 

sardenha

A Sardenha é região produtora de azeite. Esta é a casa onde ficamos hospedados, com dezenas de oliveiras nos jardins. Ganhamos de presente uma com azeite produzido com as azeitonas do local

Hospedagem

Ficamos na localidade de Sos Alinos, a poucos minutos do mar. A casa que alugamos foi reestruturada ano passado e fica no alto de um morro, de onde a vista é um deleite.  Toda a casa é linda, com uma maravilhosa área externa, com gramado,   churrasqueira e uma mesa grande na varanda com vista pro mar. A Casa Vacanze La Vela é uma casa com 2 andares, 2 quartos e 2 banheiros e acomoda até 6 pessoas.

la-vela

A bela casa onde nos hospedamos. Fomos recebidos com produtos locais, como vinho e biscoitinhos! Grazie, Giovanna!

 

sardenha

O sol anunciando mais um dia nessa paradisíaca ilha

Não esquecer de levar:

Repelente contra mosquitos

Guarda-sol e cadeiras de praia

Posts relacionados – Seção Amici Miei:

Paraíso no mar Mediterraneo, por Lidiane Albuquerque

Divina Sardenha , por Laura Schneider

 

 



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Verão na Sardenha' has no comments

Be the first to comment this post!

Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.