camaiore

Versília, litoral da Toscana

A Versília é uma linda região da Toscana que abriga um dos mais famosos e badalados balneários italianos. Com forte vocação turística, tem uma ótima estrutura de praias, hotéis de luxo, discotecas e uma infinidade de bons restaurantes. O paraíso para notívagos. E reduto de intelectuais e amantes das artes. Um mix de pessoas com perfis e interesses diferentes que ditam o ritmo do local, que é bastante cobiçado e disputado mesmo não figurando entre as praias mais lindas do litoral italiano.  Suas praias estão longe de ser daquele azul cristalino, apesar de serem claras. A areia é fina mas não tão branquinha… mesmo assim é destino requisitado. Principalmente para quem quer ver e ser visto.

versilia

 

 A Versília compreende as cidades de Camaiore, Pietrasanta, Viareggio, Forte dei Marmi, Massarosa, Seravezza e Stazzema e suas praias são banhadas pelo mar Tirreno.
versilia
Versilia-praia

Os gazebos na praia de Marina di Pietrasanta

Como muitos já sabem, as praias na Itália são a pagamento. E os precinhos por aqui são proporcionais à fama e à boa infra-estrutura que os estabelecimentos oferecem. O que determina o valor? O que cada um oferece, como espreguiçadeiras, tendas ou sobrinhas, a distância entre uma tenda e outra ( quanto mais distante do vizinho mais caro fica), estrutura das cabines (onde os frequentadores podem guardar seus pertences e depois tomar banho e mudar de roupa). Cada estabelecimento na beira de praia chama-se bagno e tem seu próprio restaurante, o que significa que você pode passar um dia inteiro ali.
Versilia
Quem possui a concessão de explorar os estabecimentos balneares pode alugar uma tenda mensal ou semanalmente. Ou até mesmo cobrar diária.  Por lei, é preciso também que existam praias livres. Para saber mais a respeito leia neste post aqui sobre a praia de Marina de Carrara.
Versilia

Aqui no Bagno Le Gazzelle, com duas piscinas de agua salgada, cabinas para tomar banho e trocar de roupa e gabezos enormes na beira da praia. Quem aluga o gazebo por temporada tem alguns privilégios: diariamente as toalhas são trocadas e você pode deixar os brinquedos das crianças e tudo o mais que quiser ali mesmo, na areia da praia

Estive ali como convidada de um casal de amigos que frequenta o local há muitos anos. No “bagno” onde estávamos o aluguel diário de um gazebo com 2 espreguiçadeiras (com mesa e cadeiras) custa 90 euros. Mordomia custa!

Versilia sunset

O final do dia na orla de Pietrasanta. Uns passeiam de carro, outros de bike e outros praticam atividade física

 

spritz

Programa nota 10 no final do dia: aperitivo em companhia dos amigos!

A Versilia é reduto de personalidades do mundo artístico, jogadores e modelos. É um litoral frequentado por muita gente VIP e famosa. O bagno mais concorrido do momento é o Twiga. Por curiosidade, dei uma passadinha lá para registrar tudo e poder contar pra vocês. Apesar de ser na beira da praia o ambiente é ultra refinado. Como na maioria dos estabelecimentos,  uma passarela liga o bar até a beira da praia. Ali os garçons desfilam com champagne, frutas e mariscos…. Sob os gazebos brancos,  na areia da praia, confortáveis poltronas e pufs onde seus frequentadores chegam a pagar um salario médio na Itália, isso é, 1.000 euros, para uma semana de deleite com direito a um gazebo com 4 espreguiçadeiras. Todos os frequentadores  na área do bar os homens vestiam camisas (quase todos de roupa branca, hábito comum na Itália durante o verão) e as mulheres super produzidas.

unnamed

O Twiga é o must-go! Aqui é o lounge do “bagno” e onde fica o bar. No Twiga é muito fácil esbarrar em modelos, artistas e jogadores de futebol. Ah, e a noite transforma-se em nightclub com som até altas horas

twiga_prenotazioni8

Twiga Beach Club (foto divulgação)

Forte dei Marmi – Coladinho à Pietrasanta fica Forte dei Marmi, a meta mais glamour da região.  Num passeio pela cidade você vai se admirar com os lindos e elegantes casarões. Forte é pequeno, arborizado e no centro da cidade algumas ruas são fechadas ao tráfego, o que confere ainda mais charme ao local. A bicicleta é o meio de transporte de moradores e frequentadores.  Aqui vai uma dica legal: em Forte, todas as quartas existe um mercadinho imperdível com artigos bem bacanas a um precinjo mais camarada!
 Forte dei Marmi
forte-dei-marmi

Forte dei Marmi e ao fundo os Alpes Apuanos. Muita gente acha que é neve, mas não é. O branco das montanhas é mármore. Dali é extraído o famoso mármore de Carrara

Pietrasanta blog 4

Turismo cultural – Pietrasanta é uma das joias da Versilia

Pietrasanta – Conhecida como cidade das artes, é o destino mais cultural da Versilia. Neste post aqui você vai  saber mais a respeito.

Versilia bagno

Viareggio, província de Lucca,  é a maior e mais conhecida cidade da região. É na cidade que acontece um dos mais famosos carnavais do mundo, festa que começou a ser celebrada no ano de 1873.  Durante o mês de fevereiro acontece o histórico e tradicional carnaval com desfile de carros alegóricos pela orla da cidade com muitas festas e eventos. E em agosto também comemoram o carnaval com uma edição mais curta mas também bastante animada. Afinal, é o mês que sopra por aqui a mágica e vibrante brisa de verão …

Hotel Eden Viareggio

Viareggio (foto divulgação)

 



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Versília, litoral da Toscana' have 2 comments

  1. 9 de agosto de 2016 @ 23:26 Grazie a te / Pietrasanta, cidade das artes

    […] Para saber mais sobre a Versília, clique aqui. […]

    Reply

  2. 16 de julho de 2017 @ 09:04 Grazie a te / O balneário de Marina de Carrara, litoral da Toscana

    […] Versilia, litoral badalado da Toscana […]

    Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.