verucchio

O burgo medieval de Verucchio

Todos os anos passo uma temporada de férias nas proximidades de San Marino, entre a Emília Romanha e as Marcas.  E a região é repleta de burgos minúsculos ricos de cultura e história. Hoje vou falar de Verucchio, que pertence à provincia de Rimini, um dos principais balneários da Emília Romanha. Com cerca de 10 mil habitantes, Verucchio é desses tranquilos vilarejos medievais circundado de uma magnífica natureza,  onde tudo parece estar devidamente em ordem.  Em meio-dia dá pra visitar o burgo, portanto você pode se programar para visitar no mesmo dia a República de San Marino ou San Leo, que ficam bem próximos.

verucchio

Nem só praia você encontra na Emília Romanha: natureza e história fazem do burgo um interessante destino para quem busca explorar cidades vizinhas à San Marino e Rimini

O burgo de Verucchio

Verucchio atingiu sua glória sob a dinastia da família Malatesta. É a cidade natal de “Mastin Vecchio”(Malatesta da Verucchio), que conquistou Rimini em 1295. E era desta nobre família a “Rocca”, a enorme fortaleza circundada de muralhas que fica sobre a colina onde se encontra o vilarejo. Lá de cima a vista é deslumbrante e é possível avistar inclusive as cidades de San Marino e Rimini.

verucchio-italia

A arquitetura ao redor da Piazza Malatesta

O coração da cidade é a Piazza Malatesta, onde estão as bodegas, sorveterias, barzinhos e lojinhas de artesanato.  A praça abriga  os prédios comunais, como o Palazzo Giungi (atualmente Morolli) e o neoclássico Palazzo Bedetti.

verucchio

salame

A gente encontra deliciosos produtos gastronômicos da região nas bodegas da praça da cidade

portas-emilia

O capricho das moradias: varandas e ingressos das casas floridos e cheios de harmonia

verucchio

Difícil imaginar que este pacato burgo foi palco de sangrentas batalhas durante a Idade Média. A cidade foi dominada pela potente família Malatesta, que foram os senhores de Rimini entre 1295 e 1500 e eram os proprietários dessas terras.

verucchio-romagna

Pra vocês terem ideia de como Verucchio é antiga,  há 3 mil anos, bem antes dos etruscos, entre os séculos 10 e 7 a.c., na idade do ferro, desenvolveu-se no vale do rio Marecchia uma população conhecida como villanoviani, cujos restos foram conservados no  burgo e deram origem a um museu único, que junto com a área das escavações fazem  parte do Parque Arqueológico de Verucchio. O Museu Civico Arqueologico fica no convento medieval dos padres agostinianos, ao lado da igreja de Santo Agostinho, que é do século 14.

verdicchio

verucchio-emilia

Rocca Malatestiana – Construída por volta do século 12, a Rocca Malatestiana é uma das maiores e mais bem conservadas fortalezas da família Malatesta, que dominou a Emília Romanha de 1295 a 1500. O principal monumento de Verucchio é também conhecido como Rocca del Sasso.

 

castello.tif

Este conjunto monumental, com estilos de épocas diferentes, é a fortaleza da cidade que fica no alto de uma colina (foto site Riviera di Rimini)

Verucchio

rocca-malatestiana

verucchio

A Rocca Malatesta é um ótimo exemplo de arquitetura medieval fortificada e abrange diversos periodos arquitetônicos, que vão do século 12 ao 16. Do alto a gente pode admirar uma esplêndida paisagem do Vale do Marecchia

 

É possível visitar a parte interna, onde encontram-se os quartos  com decorações originais e a Sala Magna, com a imponente árvore genealógica da família Malatesta.  Não deixem de visitar a fortaleza. Os ingressos custam 4,50 adultos e 3 euros crianças.  Confira  os horários de  abertura clicando aqui.

rocca-malatestiana-verucchio

Na Sala Magna fica a árvore genealógica da familia Malatesta. Já estive há cerca de 10 anos e neste local havia uma coleção grande de armas e armaduras. Nesta minha ultima visita não vimos o acervo bélico, provavelmente estavam reorganizando os espaços

Distâncias:

Rimini – 16 Km

San Marino– 10 Km

San Leo – 12 Km

 

 

 

 

 

 



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'O burgo medieval de Verucchio' has no comments

Be the first to comment this post!

Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.