viajar com crianças

Viajar com crianças

Cidade de muitas riquezas artísticas e culturais, Firenze é considerado um destino quase que exclusivamente para adultos. Mas a cidade tem tudo para encantar também os “bambinos”

viajar com crianças

 

Firenze é uma cidade pequena e fácil de ser explorada mesmo a pé, o que já é uma vantagem para quem viaja com crianças. Um fato importantíssimo que pode fazer toda a diferença é a época do ano escolhida.  Obviamente melhor evitar alguns programas durante o inverno –  isto é, entre dezembro e fevereiro – os meses mais frios do ano, já que evitamos ambientes externos, principalmente com as crianças.
italia-crianças
A cidade reserva grande atenção às crianças e promove diversas atividades didáticas, principalmente para estimular a criatividade, o respeito pelo meio ambiente, esportes, arte, música e teatro. Anualmente contamos com o Festival del Gelato (sorvete), Mostra de Flores, Festivais Medievais e o Festival dei Bambini, que este ano contou com a participação de 18 mil crianças, em 100 eventos gratuitos espalhados por diversos pontos da cidade, organizados pela prefeitura da cidade.
Repubblica

Aqui na Piazza della Repubblica, a praça do carrossel, acontecem diversas apresentações de músicos e artistas de rua

Então vamos lá, por onde podemos começar o nosso passeio? O ponto de partida pode ser a Piazza della Repubblica, onde fica o antigo carrossel com seus cavalinhos em madeira pintados a mão. Impossível resistir a uma voltinha.  E os papais também podem girar junto aos pequenos!

firenze-crianças

E quem quiser dar uma volta com um cavalo de verdade pode fazer um passeio de charrete e percorrer as antigas ruas do centro histórico.
travelling-kids
As crianças poderão passear pela cidade e admirar sua arquitetura, obras de arte e lojinhas de artesanato e brincar nas praças. Bom lembrar que grande parte das ruas do centro histórico de Firenze são limitadas ao tráfego de veículos.
viajar-criancas

E que tal uma caricatura? Uma lembrança inesquecível da cidade

Museus – Firenze tem uma série de museus que podem interessar também às crianças:

Museu do Palazzo Vecchio – no stand de informações é possível solicitar um kit para a família (aconselhado para as crianças acima de 6 anos) . A iniciativa Mus.e propõe uma experiência imperdível para as crianças, com percursos secretos, roupas de época e muitas atividades para os pequenos . Clique aqui para reservas e informações.  Piazza della Signoria, 1

Museu Leonardo da Vinci – perto do Duomo fica o museu dedicado ao ilustre toscano que apresenta muitas reconstruções de projetos de engenharia civil, militar e de vôo, elaborados pelo gênio do Renascimento. E o mais legal é que algumas atrações são interativas, permitindo aos pequenos de experimentarem como funcionam as máquinas. Via dei Servi, 66r

Museu Stibbert– apresenta muitos objetos antigos, de porcelanas a roupas de época, mas o que realmente chama a atenção das crianças são as armas e armaduras e uma das salas mais requisitadas é a “della Cavalcata” com cavaleiros em tamanho real. Este museu fica a 10 minutos do centro histórico e está situado na Villa Montughi, com um maravilhoso jardim em estilo inglês. Via Stibbert, 26

Museu Galilei – moderno e interativo, conserva uma coleção de instrumentos científicos realizados por Galileo Galilei . Existe o programa que se chama “A tutta Scienza”. Piazza dei Giudici, 1

Museu de História Natural – na seção de Paleontologia as crianças se encantarão com fósseis italianos e esqueletos de alguns animais como o mamute de 4 metros de altura.  Via La Pira, 4

viajar-criancas- Italia

As crianças prestando atenção à explicação da guia, no Museu de História Natural de Firenze

Museu do Palazzo Davanzati – aqui as crianças poderão conferir como vivia uma família florentina. É num prédio residencial antigo onde fica o museu, que é um fiel exemplo da arquitetura do século XIV. Via Porta Rossa,13

Museu degli Uffizi– Você pode ensinar seu filho a admirar obras de arte em um dos mais famosos e antigos museus do mundo, diante de trabalhos de Giotto, Michelangelo, Botticelli e Caravaggio.

kids-Florence

Os corredores do Palazzo Uffizi. Vi muitas famílias com crianças visitando o museu neste final de semana

Brinquedos – No centro de Firenze, entre o Duomo e a Piazza della Signoria (na via Calzaioli) tem uma loja grande da Disney.

A loja Bartolucci, com objetos em madeira, é pura fantasia!  Eleita entre as 10 lojas de brinquedos mais bonitas do mundo, fica no Borgo dei Greci, 11.

Bartolucci

Brinquedos e objetos de madeira na loja Bartolucci

E na via Cavour fica a loja  Dreoni,  o templo dos brinquedos. Em mais de mil metros quadrados o espaço oferece jogos e brinquedos de todos os tipos, de joguinhos educativos, de madeira até Lego e peças para colecionadores. É um mundo mágico que vai encantar e entreter não apenas as crianças mas também os adultos.

unnamed

Paraíso para as crianças, a loja de brinquedos Dreoni é, uma das mais completas da Toscana neste setor

viajar-criancas

Existem muitas manifestações medievais pela cidade com desfile e apresentações dos “sbandieratori” (fazem espetáculos com bandeiras). Especialmente na primavera e no verão – e não apenas no centro mas também em alguns parques da cidade existem muitos festivais medievais, como por exemplo a festa “I Giochi di Carnasciale”, no Parco delle Cascine

Parques e Jardins – Firenze tem uma série de parques e jardins bem próximos ao centro, como Giardino dell’Orticultura, na via Vittorio Emanuele, o Giardino delle Rose, próximo ao piazzale Michelangelo – outro local imperdível na cidade, de onde podemos admirar Firenze do alto-, o  Giardino di Boboli, perto do Palazzo Pitti e os Jardins da Villa Bardini (clique aqui para saber mais).  E o parque Le Cascinecom 160 hectares, que beira o rio Arno. Aproveito para deixar registrado uma ótima opção para uma refeição ali nas redondezas:  o  restaurante Fosso Bandito, com uma área grande onde as crianças são muito benvindas e podem correr e brincar a vontade no parquinho que fica na área externa.

Opções nos arredores de Firenze:

viajar-com-crianças

Já repararam como o bonequinho Pinóquio está por todas as partes aqui na Toscana? É que seu criador, Carlo Lorenzini, era fiorentino. Inclusive perto de Firenze existe o “Parco di Pinocchio” , uma boa alternativa para os pequenos se divertirem

O Parco di Pinocchio fica em Collodi, a apenas 65 Km de Firenze.  É a terra encantada do simpático bonequinho de madeira.

viajar-crianca

O Parco Avventura fica na região de Pratolino, a 20 minutos de Firenze

O Parco Avventura Il Gigante tem atrações para crianças a partir dos 3 anos e o interessante é que os pais podem acompanhar os filhos e se aventurar em diversos percursos.  O local fica bem em frente ao lindo parque de Villa Demidoff, que também merece uma visita. Para mais informações clique aqui.

firenze-com-crianças

Na cidade de Pistoia, que fica a 40 minutos de Firenze, fica o zoológico de Pistoia, com mais de 400 animais e graças à conservação de espécies animais e atividades didáticas que desenvolve é um dos mais importantes da Itália. Para saber mais sobre o Giardino Zoologico di Pistoia clique aqui.

viajar-com-criancas

 

Adquira com antecedência o seu bilhete e não enfrente filas. Clique aqui para comprar o seu ingresso para as melhores atrações de Firenze.

 

 

Posts que podem interessar:

Hospedagem em apartamento em Florença 

O que visitar em 2 dias em Firenze

Dicas úteis para quem visita a Itália 

Produtos de supermercado para levar pro Brasil 

Vino sfuso, o vinho da casa

Qual a melhor epoca do ano para visitar a Itália?

Casamento na Itália

Viajar sozinha

Viajar de trem

Menu do dia- dicas para não gastar muito

Aperitivo, happy-hour à italiana

 



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Viajar com crianças' have 5 comments

  1. 13 de outubro de 2015 @ 00:25 Michelle

    Obrigada pelas maravilhosas dicas de Grazie a te!! Eu, meu marido e nossa filha de 6 anos estivemos mês passado em um giro pela Itália, por dica do blog nos hospedamos no maravilhoso Hotel Berchielli!!!Melhor localização!! Em frente ao Rio Arno e a Ponte Vecchio!! Minha filha curtiu muito passear de charrete por Firenze, visitar o Museu Galilei(muito legal), conhecer de perto a estátua de Davi na Galleria della Academia, andar no lindo carrossel da Piazza della Republica, visitamos várias igrejas….e claro uma parada estratégica na Loja da Disney(linda)…. enfim curtimos cada pedaço da linda e doce Firenze!!

    Reply

    • 13 de outubro de 2015 @ 08:27 Denya Pandolfi

      Querida Michelle,
      Que lindo o seu depoimento! Feliz demais em saber que pude colaborar um pouquinho para que tudo desse certo. Firenze surpreende!!! 😉
      Tenha um excelente dia! Um beijo grande para a tda família, Denya

      Reply

  2. 21 de setembro de 2016 @ 15:09 Catharine Ambrosio

    Olá Grazie, chegaremos em Florença dia 8/10. Estou com duas crianças e gostaria de levá-los a Collodi. Mas estou com dificuldades em como chegar lá de transporte público. Poderia me auxiliar? Qualquer informação será muito valiosa. Agradeço muito por toda informação disponível no seu site. Parabéns pelo trabalho!!!!

    Reply

    • 21 de setembro de 2016 @ 23:31 Denya Pandolfi

      Oi Catharine, td bom?
      Obrigada!!! Tento conseguir pra vc essa info. Pode escrever para o email do blog, por favor?
      Abraço e bom passeio,
      Denya

      Reply

  3. 25 de outubro de 2018 @ 10:46 Grazie a te / Um passeio pela acolhedora Bolonha, na Emília Romanha

    […] Viajar com crianças […]

    Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.