virg1-e1397643350835

O reino encantado de Virgola

desenho

Desde que vi as postagens de Virgola no Instagram fiquei encantada e curiosa para conhecer quem dava vida àquela boneca em traços tão simples e expressivos, delicados e ao mesmo tempo firmes. E hoje apresento pra vocês a habilidosa Virgínia Di Giorgio, a “mamma” de Virgola,   protagonista dos seus desenhos, que aparece em cenários criados com a intervenção de objetos do nosso cotidiano que através da sensibilidade e criatividade da artista ganham outra utilidade, completamente inimagináveis.
virgola

Recentemente Virgínia nos recebeu em seu apartamento em Firenze, onde mora. Ali ela realiza um admirável trabalho repleto de amor e emoção. Nem preciso dizer que foi uma tarde adorável! Que delicia folhear seus desenhos e ouvi-la contar um pouco sobre a sua trajetória

Virgínia Di Giorgio é siciliana mas vive há 9 anos em Firenze, onde veio para estudar História da Arte Medieval. Linda e meiga, transmite a mesma doçura e delicadeza da personagem que criou, uma menininha vaidosa, romântica e sonhadora. Mas faz questão de deixar claro que as duas não são a mesma pessoa. Virgínia nos confidenciou que ainda está descobrindo a personalidade de Virgola, que apesar de demonstrar fragilidade é muito esperta e determinada.

virgola

A reforma do apartamento ainda não foi concluída mas o escritório, que ela divide com o namorado que é DJ, já está pronto. Em seu cantinho, os livros preferidos e alguns desenhos na parede

DSC_0655

A cadela Hera sob a escrivaninha, feita com uma porta que havia sido descartada. Viram quanta imaginação?

A personagem Virgola, que virou marcar registrada, nasceu por acaso, no dia 8 de dezembro do ano passado. E imaginem que com apenas 9 meses de vida já conta com mais de 43 mil seguidores no Insta @virgola, que diariamente se deliciam com as lindas postagens de Virgínia, que inclusive se assusta com a velocidade que suas criações são compartilhadas por uma legião de fãs de todo o mundo.

virgola

Sua primeira criação surgiu quando Virgínia estava em casa e resolveu apoiar sobre o desenho que estava fazendo um biscoito de chocolate em forma de coração no lugar de um balão. E desde então nunca mais parou de procurar enxergar nos objetos do nosso dia a dia outra utilidade. Reviramos juntas seus esboços e conseguimos encontrar o desenho número 1, no final de um caderno espiral. Sem o biscoito, obviamente.

 

A paixão pelo desenho é antiga e Virgínia lembra-se de sua infância sempre com livros e lápis de cor nas mãos. Na época da universidade utilizava outra técnica para seus desenhos. “Posso dizer que agora é mais fácil desenhar pois faço apenas o contorno. Sou muito intuitiva mas acredito muito nos estudos e na técnica como base”, relata Virgínia, que até o ano passado fazia pinturas em aquarela.
virgola
Ela guarda com carinho todos os trabalhos realizados. E enquanto folheava desenhos mais antigos disse que é sua mãe quem a ajuda a organizar todo o material.
desenho-papel

Este é o desenho preferido de sua mãe. Antes de executar, ela faz um esboço com o material e com as cores que vai utilizar

 

virgola

Mas por que Virgola? Esta era a forma carinhosa que Virgínia era chamada pelo seu pai quando criança

Com traços simples, a personagem Virgola não tem boca e nem sobrancelha e é interessante que as pessoas interpretam os desenhos de acordo com as emoções que carregam. “Deixo livre a fantasia. Tem gente que acha que ela parece triste e outras acham que ela está feliz. Cada pessoa a imagina de uma forma”.

virgola

Ela busca inspiração em todos os lugares. Ela brinca dizendo que parece um cão farejador pelas ruas, em busca de alguma cena ou objeto. Muito observadora, repara em tudo ao redor imaginando outra utilidade para os objetos. Depois de ter em mente o que vai fazer, ela gasta cerca de 20 minutos para executar um trabalho. Um objeto que ela quer utilizar mas ainda não sabe de que forma é o isqueiro. Pessoal, alguma sugestão pra ela?

DSC_0684
Seus primeiros trabalhos foram estampas, que ela inclusive fazia personalizada. Com o volume de trabalhos já não consegue atender às demandas.
DSC_0660

Aqui Virgínia usou um grampeador e o transformou em uma baleia

DSC_0671

Enquanto estava no avião teve essa brilhante ideia: transformou os auriculares em secador e chuveiro para a vaidosa Virgola poder se arrumar

DSC_0703 virgola DSC_0715 DSC_0678 virgola

No início do ano ela desenvolveu desenhos para uma marca de café que estampou em algumas embalagens a personagem Virgola (acima divulgaçao).  E há três meses surgiu seu primeiro contrato de trabalho. Ela participou de uma campanha de uma marca de jóias e passou duas semanas em Roma.

virgola

Além do Insta, Virginia tem o site  Diario de Virgola,  e o blog Poesia Silenziosa onde compartilha seus desenhos, registra parte do seu cotidiano e um espaço onde comercializa seus produtos, com vendas on-line. Ali é possível comprar marca-livro, imã de geladeira e estampas.

virgola

E este desenho que ela fez para me presentear??? Me transformei na sua doce e sonhadora Virgola. Grazie Virginia!!!

Não é uma lindeza essa bonequinha que vem conquistando fãs nos 4 cantos do Planeta? Acredito que Virgola seja talvez aquela dose diária de delicadeza, esperança e bom-humor que fazem tão bem ao nosso espírito. Através das criações de Virgínia a gente se deixa transportar em um mundo de faz de conta e de sonhos onde a fantasia corre solta… E  isso faz um bem enorme! Agora hora de voltar à nossa vida real.



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'O reino encantado de Virgola' have 3 comments

  1. 23 de setembro de 2014 @ 20:51 Luiza

    Que coisa mais linda! A cada dia que passa me encanto com o “Grazie a te”. Matérias que me deixam a alma mais leve e feliz. Obrigada!

    Reply

  2. 25 de setembro de 2014 @ 16:53 Dayla

    Ai que lindo, nunca vi nada igual. Quero um quadrinho pra minha filhota, encomenda pra mim? rsrs 🙂

    Reply

    • 25 de setembro de 2014 @ 17:31 Denya Pandolfi

      Ei Dayla, claro. Vou encomendar um quadrinho bem fofo para a Esther!!! Um bj e fiquem bem, Denya

      Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.