Um dos programas preferidos dos brasileiros que visitam a Toscana é participar de uma degustação de vinhos, já que a região é famosa produtora de excelentes rótulos. Na capital, Firenze, existe uma grande quantidade de “adegas” até mesmo no centro da cidade onde você poderá vivenciar esta experiência. Mas nada se compara a um passeio pelos arredores para conhecer de perto onde são produzidos os vinhos e saber um pouco da sua história.

Uma das vantagens do local é que não está na rota da maioria dos turistas, portanto oferece atendimento mais intimista e muito acolhedor. Esta é a vista que temos ao redor, um espetáculo!
O cenário por si só já pode valer o passeio: ciprestes, vinhedos, oliveiras e construções seculares. Podemos inclusive conferir o processo de engarrafamento e passear pelas enormes barricas. Mesmo que você não seja um grande entendedor do assunto te garanto que é um passeio que vale a pena.
Degustação de vinhos e azeites
Vou falar hoje sobe a vinícola Fèlsina, localizada em um belo cenário na região do Chianti Clássico. Ali, tão importante quanto o vinho é a produção de azeite de oliva, que é de quatro variedades.
A empresa pertence à família Poggiali, que desde 1966 dedica-se à vinicultura. Dentre os vinhos que produzem, além do Chianti Clássico estão Fontalloro e Rancia, com uvas 100% sangiovese, I Sistri, Maestro Raro, Vin Santo e Spumante Brut.
A vinícola ocupa uma posição super privilegiada: é localizada entre o Chianti e Le Crete Senese, na direção de Montalcino e apresenta uma particularidade: variedade de clima, de paisagem e de terreno. Os seus vinhedos se caracterizam de solos e microclimas diferentes, únicos em suas individualidades. Este contexto justifica a escolha da família Poggiali de vinificar a uva Sangiovese em pureza. Esta é a principal uva da Toscana e confere aos vinhos elegância, versatilidade, acidez e complexidade.




Degustação significa poder beber com atenção, em local adequado para perceber o sabor e o aroma. A degustação compreende três etapas, que estimulam os sentidos visual, olfativo e gustativo de quem experimenta o vinho
O valor para degustação é de 20 euros por pessoa e inclui 4 vinhos tintos , um branco, o Vin Santo e os azeites. Marco fez questão de nos apresentar o Spumante Brut Rosè, que merece atenção especial: são dois anos de refermentação em garrafa e alguns meses de afinamento com uvas sangiovese , associadas à Pinot nero e Chardonnay. A degustação começa na enoteca mas inclui também um tour guiado.




Este Vin Santo, que é um vinho doce servido no final da refeição, é um dos melhores que já experimentei na vida! Claro que adquirimos uma garrafa (25 euros)




Fèlsina , uma propriedade tipicamente Toscana com raízes medievais. A empresa produz 400 mil garrafas por ano
A filosofia da empresa – “Como todo bom agricultor a nossa principal preocupação é defender a fertilidade natural da terra, que colocamos em prática mantendo uma mente aberta às novidades, sem excessos, e trabalhando em um contexto de experimentos que vai da biodinâmica às mais modernas tecnologias e inovações disponíveis em nível mundial”.




Chave de outros tempos…
Fèlsina fica a 75 minutos de Firenze e a 15 minutos de Siena.
Caso não disponha de muito tempo, reserve ao menos meio-dia para o passeio que inclui degustação – mas inclua em seus programas caso venha visitar a Toscana.
Fèlsina– via del Chianti,101
'Degustação de vinhos e azeites na Toscana' have 10 comments
12 de maio de 2014 @ 23:14 rakell (@rakell)
Maravilhoso post! Muito instrutivo para os que estão em busca de um roteiro como esse na Toscana.
13 de maio de 2014 @ 22:57 Denya Pandolfi
Oi Rakell, muito obrigada!!! Espero que sirva também para o seu próximo roteiro aqui na Toscana, rsrsrs. Grande beijo e td de bom! D
13 de maio de 2014 @ 20:05 Anônimo
Denya, amei!!! Bateu uma saudade da Itália…
Beijo da Tia Gata
13 de maio de 2014 @ 22:58 Denya Pandolfi
Amada, não achas que está passando da hora de voltar para um passeio por aqui? Saudade! Obgda pela msg. Mil beijos com carinho, Denya
10 de janeiro de 2016 @ 23:59 Gabriela
Ola muito completo e informarivo obrigada e parabens! Estou a caminho de Firenze e gostaria de fazer uma degustacao voce tem indicacao de como proceder? Aguardo obrigada
11 de janeiro de 2016 @ 11:42 Denya Pandolfi
Oi Gabriela, obgada pela msg! Existem muitas degustações aqui na Toscana. Depende das visitas que quer fazer e dos vinhos que você quer experimentar. Veja na internet se os rótulos que voce gosta oferecem degustação (a grande maioria sim). Forte abraço e excelente passeio! Denya
7 de março de 2016 @ 20:30 Luci
Olá Denya, tudo bem? Estou morando em Milão e receberei amigos queridos aqui e queríamos levá-los a Firenze… Além da cidade, gostaríamos de fazer uma degustação de vinhos. Infelizmente não temos muito tempo. Você poderia nos indicar algum lugar.
Desde já agradeço
8 de março de 2016 @ 15:06 Denya Pandolfi
Td bem Luci? Perto de Firenze tem esta aqui que adoro: https://grazieate.com.br/vinicola-antinori-na-toscana/ Abs e um delicioso passeio, Denya
28 de outubro de 2018 @ 18:02 Catherine
Olá! Queria saber se nesse passeio vemos a produção do azeite, quero muito visitar uma produção de azeite pra saber como é feito, me dá uma indicação? Até agora não achei nada, acredito que quem mora por aí que deve saber mesmo… se puder me ajudar… muito obrigada!!! Quero muito conhecer, estou montando meus roteiros e adorando suas dicas!
2 de novembro de 2018 @ 15:32 Denya Pandolfi
Oi Catherine, como vai? Sobre a produção de azeite, depende dos locais que vc vai visitar. Peço que contate diretamente as empresas que pretende conhecer para saber detalhes da programação . Abraços e te desejo uma ótima viagem! Denya