Arquivo mensais:setembro 2022

As masserias na Puglia

Tem tempo que não tinha texto aqui  no  Amici Miei.  Na verdade esse texto que a Mariana Freitas Mouraria preparou com tanto carinho havia sido agendado e não sei explicar o motivo pelo qual ele não foi publicado.  Mas então vamos lá,  hora de conferir o texto da Mari, que conta sobre a sua experiência numa masseria na Puglia:

Masseria, muito difundido no sul da Itália, especialmente na Puglia e na Sicília,  era uma grande fazenda habitada por proprietários de terras e camponeses e também incluía espaço para estábulos e plantações e que atualmente são utilizadas como agroturismos

Mariana Mouraria numa masseria na Puglia

Ahhhh, a Itália! Quando penso na querida “bota”, logo me vem à cabeça o trocadilho da marchinha de Carnaval: “Doutor, eu não me engano, o coração é italiano”. Fonte inesgotável de deslumbramento e colecionadora de uma legião de fãs mundo afora, a Itália nunca se cansa de nos surpreender e despertar paixões.  E é na categoria “surpresa apaixonante” que a lindíssima região da Puglia se encaixa perfeitamente.
Era final de setembro, comecinho de outubro de 2019. São Pedro muito generosamente ofertou lindos dias de outono: azuis e ensolarados. Depois de Roma (amor eterno) e Matera (mais uma nova paixão), chegamos à Puglia em grande estilo, na maravilhosa Masseria Cervarolo, aquele tipo de hotel que, por si só,  já é  um destino.
A Masseria Cervarolo tem localização espetacular, fica na cidade de Ostuni (a linda città bianca), mas fora da zona urbana. As masserias seriam a versão pugliese dos agroturismos da Toscana e da Umbria. E que lugar ! Espetacular, perfeito, para dizer o mínimo.  O querido Teo, sua família e time incrível fazem da Masseria Cervarolo uma experiência inesquecível,  daquelas para se guardar com todo amor e carinho no coração,  no recanto seleto das melhores lembranças.

Lugar mais que especial

Procura os trulli, as inconfundíveis casinhas cônicas com telhado de pedra, cartões-postais da Puglia ? Na masseria tem! Piscina cinematográfica,  belas paisagens, igrejinha pra chamar de sua? Tem também! E a comida? Bom, basta dizer que é  para se comer rezando, com direito à  aula/degustação de vinhos puglieses e aula de culinária,  todas gentilmente oferecidas, sem custo adicional. Aquele agrado que conquista a todos!
Um grande abraço a todos!!! E posso garantir, a Puglia é  uma ótima ideia!!!
Texto e fotos: Mariana Mouraria
Mari, grazie di cuore por sua participação!