Em 2024, o Consorzio Chianti Colli Fiorentini está comemorando 30 anos. Considerado o “Vinho de Florença”, ele representa o terroir geograficamente mais próximo da capital da Toscana. Chianti Colli Fiorentini é uma área reconhecida e delimitada DOCG e corresponde a 16 municípios que ficam nos arredores da cidade de Florença.
Para festejar o seu 30º aniversário, o Consórcio, presidido por Andrea Corti, organizou um evento duplo reservado a jornalistas e profisisonais do setor: as comemorações começaram na Sala Borsa Merci della Camera di Commercio di Firenze com degustação de vinhos e visita a algumas vinícolas do Chianti Colli Fiorentini, que é uma das sete sub-regiões do Chianti.
História – O Conzorcio Chianti Colli Fiorentini nasceu em 5 de setembro de 1994 por iniciativa de um grupo de enólogos que decidiu se unir para dar voz e valorizar a sua terra e os frutos que extraíam dela. Este foi o primeiro passo para promover o vinho por excelência de Florença: os vinhos do consórcio estão agrupados não por acaso com o termo “Vino di Firenze” – e são, especificamente, de 16 municípios produtores, que são: Bagno a Ripoli, Barberino Tavarnelle, Certaldo, Fiesole, Figline Incisa Valdarno, Florença, Lastra a Signa, Impruneta, Montelupo Fiorentino, Montespertoli, Pelago, Pontassieve, Reggello,Rignano sull’Arno, San Casciano Val di Pesa e Scandicci.
Experiências
Depois do evento pela manhã, um grupo formado por jornalistas e profissionais do setor seguiu em direção ao Chianti Colli Fiorentini para visitar algumas empresas. Uma oportunidade de mergulhar diretamente na experiência da colheita, com degustação, almoço e visita às vinicolas e contato direto com os próprios produtores, que compartilharam sua trajetória exaltando a paixão e o respeito que movem essa atividade.
Nossa primeira parada foi no Castello Poppiano Marzocco, localizado em um antigo burgo medieval de propriedade da histórica família dos Condes Guicciardini. O Castelo Poppiano é uma das realidades mais importantes do DOCG “Chianti Colli Fiorentini”.
A Conte Guicciardini é uma empresa agrícola que estende-se por 265 hectares, dos quais 140 hectares são vinhas e 37 hectares são olivais.
Os Guicciardini, uma das mais antigas famílias florentinas, ocupavam uma posição importante na vida política, social e económica de Florença desde 1200. A história dos Guicciardini está intimamente ligada ao Castelo Poppiano, uma construção medieval construída por volta do ano mil como fortaleza para a defesa externa de Florença. Documentos do século 12 confirmam a propriedade dos Guicciardini durante pelo menos nove séculos.
Depois do almoço seguimos para a Gualandi, que fica a poucos metros do castelo. Fomos recebidos por Débora, esposa do produtor Guido, que especializou-se na investigação, replantio e valorização de vinhas antigas, cultivadas na sua zona do Chianti colli Fiorentini, no município de Montespertoli.
O método de Guido Gualandi é intervir o mínimo possível nos produtos, evitando corrigir o sabor do vinho na adega, exceto com métodos naturais como: fermentação conjunta com os engaços, prensagem com prensa manual e envelhecimento em barricas. Uma realidade artesanal que encanta, pois é preciso encontrar a verdadeira excelência nos produtos de pequenos e dedicados produtores de vinho que colocam o coração e a alma em suas criações.
Finalizamos nosso dia na Marzocco di Poppiano, inserida em um belo cenário medieval, a poucos passos do castelo. Com ambiente familiar e acolhedor, a empresa é dirigida por Roberta Chini e o marido Maurizio Mazzantini, que nos acompanharam durante a visita em todos os ambientes da vinícola e explicaram sua filosofia de trabalho.
A empresa é da familia desde 1975, quando foi adquirida da familia dos Condes Guicciardini Corsi Salviati, e ganhou o nome de Marzocco. O projeto da vinícola surgiu em 2014, ano em que teve início o zoneamento dos terrenos e o censo dos clones, quando foram identificadas vinhas como: clones de Sangiovese, Canaiolo da década de 1950, Trebbiano Toscano e Malvasia Lungo del Chianti, além de internacionais como Cabernet Sauvignon e Merlot.
A Marzocco di Poppiano é uma empresa que se baseia na proteção do território e da própria planta, onde apenas os melhores frutos são seleccionados e vinificados para dar vida a vinhos IGT e DOCG reconhecidos e premiados.
Participei das visitas em companhia de Francesca Noce, Norma Judith, Layli Reys, Miriam Segoviano e Mako Kobayashi. Grazie per l’invito Consorzio Chianti Colli Fiorentini, Camera di Commercio di Firenze e Marco Gemelli e grazie per l’ospitalità Conte Guicciardini, Gualandi e Marzocco di Poppiano.
'30 anos do Consórcio Chianti Colli Fiorentini' has no comments
Be the first to comment this post!