Este inverno aqui na Itália foi longo e de muita chuva. A gente esperava com muito entusiasmo por dias de sol neste início de primavera. E para celebrar a estação mais florida do ano escolhemos passar um final de semana em um agroturismo no Chianti. Estivemos no Andreini, que fica sobre as colinas de Siena, a cerca de uma hora de Firenze. E sabem o que mais despertou o nosso interesse, além do cenário exuberante da natureza local? Que todos os alimentos oferecidos pela família são produzidos no local: do vinho aos presuntos!
Os Andreini são agricultores seneses que possuem um casarão colonial que foi reestruturado no final dos anos 80. Desde então criaram o agroturismo, um local ideal para quem busca tranquilidade em meio à natureza, passeios a pé, em bicicleta ou a cavalo. (Quem nos acompanha já deve ter lido sobre o conceito desse tipo de hospedagem aqui no blog).
Mas o que nos chamou a atenção foi a proposta da família de oferecer todos os produtos preparados por eles, dentro do conceito “km 0”. Este movimento que começou aqui na Itália com o apoio dos apreciadores do slowfood busca a proximidade entre o produtor e o consumidor. Dessa forma ajuda a resgatar a dignidade do pequeno agricultor valorizando as práticas tradicionais. Isso significa que você vai consumir aquilo que a terra te oferece naquela região. Mais uma vez palmas para os que defendem suas tradições e prezam pela qualidade em detrimento à quantidade.
A família possui 80 hectares de terra onde desenvolvem uma agricultura peculiar e cultivam vinhedos e oliveiras, diversas plantas, frutas e verduras. Criam animais e são reconhecidos principalmente pela criação da carne chianina.
A simplicidade que encanta: a nossa refeição do domingo foi um piquenique improvisado gentilmente preparado pela Mônica, com os tradicionais crostini toscanos, queijos, presuntos e salames. Momentos assim onde você percebe que precisa de muito pouco para experimentar a felicidade! E olhem quem apareceu para nos fazer companhia!
O restaurante fica na casa próxima, localizada aos pés da colina. Tudo ali é preparado com muito carinho e atenção. Desde a primeira refeição pela manhã com pães, tortas e geleias até os salames, presuntos, vinhos e azeites, produzidos no local. A senhora Giulia é a responsável pelas gostosuras: bolo de limão com azeite extravirgem e geleias de fruta nos mais variados sabores. Tudo baseado no conceito Km zero, e preparado no fogão à lenha.
E para estimular o convívio e fazer novos amigos, a proposta é esta: condividir uma mesa enorme onde todos os hóspedes se sentam lado a lado. Nós fomos com um casal de amigos com dois filhos pequenos e ali conhecemos pessoas queridas, principalmente graças aos momentos de confraternização em volta da velha e boa mesa.
'Agroturismo na Toscana com o conceito do Km 0' have 9 comments
31 de março de 2014 @ 16:59 angela maria salvador defreitas
Linda esda região! Adoraria conhecer!
31 de março de 2014 @ 18:57 Denya Pandolfi
Ei Angela, Recomendo reservar ao menos um dia para um passeio pela região, entre Siena e Firenze. Espero q vc possa conhecer pq certamente vai gostar!!! Abs e obgda pela visita, Denya
1 de abril de 2014 @ 16:35 Bruna Mariano
Olá Denya e Isabela! Primeiramente, o que dizer desse blog? Um achado, preciosidade! As dicas e os relatos são incríveis! Muito grata!
Vou à Itália no final de Julho, com meu futuro marido, para a sonhada (e mágica) lua de mel! Escolhemos quatro cidades bases: Veneza, Verona, Florença e Roma.
Encontrei o blog por acaso e já posso dizer: estou ainda mais apaixonada pela itália!
Grande abraço!
1 de abril de 2014 @ 16:51 Denya Pandolfi
Querida Bruna, que gostosura de msg que vc nos enviou! Mt obgada pelo seu carinho e apoio atravès destas palavras. Bom saber q estamos inspirando ainda mais a sua viagem dos sonhos!!! E se prepare para o calor de julho, rsrs. Temos fanpage no face e estamos tb no insta. Precisando de qq coisa, pode escrever. Un bacio!!!! Denya
1 de abril de 2014 @ 18:49 Cláudia
Que sonho de post! Estou retornando à Itália em maio e essa região me encantou tanto que vou repetir a dose! Que lugar maravilhoso! Fico feliz só de ver as fotos! Quero andar por aí desfrutar desse cenário com muita calma desta vez! Bjo
1 de abril de 2014 @ 19:52 Denya Pandolfi
Ei Claudia, como vai? Esta região tem mesmo mt a oferecer… qts dias vc vai ficar aqui na Toscana? Curta bastante a sua viagem!!! Obgada pela sua msg e td de bom! Denya
2 de abril de 2014 @ 03:46 Anônimo
Oi Denya, ficaremos seis dias na região! Suas dicas são valiosas, essa parte do agroturismo é muito gostosa. Estou sempre acompanhando vocês…sucesso!
2 de abril de 2014 @ 03:48 Cláudia
Ops…o comentário saiu anônimo…rsrsr
2 de abril de 2014 @ 09:59 Denya Pandolfi
Ei Claudia, em 6 dias vcs certamente vão aproveitar bastante… e em maio o clima é excelente! Mt obgada pela sua cia e carinho através de sua msg. Um bj grande e até breve, Denya