Com eu já mostrei, as praias são a apagamento em boa parte do litoral da Toscana. Quem acompanha o blog pode conferir o “Bagno Nettuno”, um estabelecimento no balneário de Marina di Carrara que tem a concessão para explorar e terceirizar uma faixa da praia. Ao lado do Nettuno fica o “Bagno Universo”, com estrutura semelhante e que, além de funcionar durante o dia tem um diferencial: um excelente restaurante, que abre para o público em geral servindo almoço e jantar.
Marina di Carrara é um balneário da costa Apuana e pertence ao comune de Carrara. Muita gente nem imagina que tão pertinho da capital mundial do mármore existem praias de areias claras e finas.
Valores – Como havia explicado, muitas praias aqui na Itália são a pagamento mas por lei, a cada 300- 350 metros, existe uma faixa de areia que fica entre os “bagnos” conhecida como spiaggia libera, ou seja praia livre, onde cada pessoa leva a sua toalha para sentar-se na areia da praia. Obviamente não se pode desfrutar da estrutura dos estabelecimentos, como cadeiras, piscina e chuveiros. Aqui no Universo o valor do aluguel de um guarda-sol com 2 espreguiçadeiras e uma cadeira é de 30 euros por dia e o espaço acomoda cerca de 6 pessoas. O valor pode variar dependendo da localização do guarda-sol. Caso a pessoa opte por fechar o pacote de 1 mês o valor é de cerca de 650 euros. Quem quiser pode optar também pelo pacote mensal que inclui a cabina (para se trocar e guardar os pertences). As famílias de carrarenses geralmente optam pelo pacote de um mês. E o que pude perceber é que esses estabelecimentos tornam-se pontos de encontros durante o verão para muitas famílias e amigos que veraneiam no mesmo bagno há muitos anos.
O litoral de Marina de Carrara é banhado pelo mar Tirreno. Este balneário é uma parte da Toscana pouco conhecida dos brasileiros . A não ser por Carrara, que fica bem coladinha e é mundialmente famosa.
O restaurante Universo faz uma pizza deliciosa e é especializado em frutos do mar. Além de sua cozinha excepcional, a área externa do local, que é a mais concorrida, já vale pela sua beleza: é ultra agradável, com mesas e gazebos distribuídos em seu florido e bem cuidado jardim, de onde se avista a praia. Nem preciso dizer que viramos fregueses assíduos nessa nossa temporada no balneário.
Dentre os pratos que mais gostei, além da tradicional pizza – com massa mais fina e crocante – destaco o spaghetti alle vongole, fritura de mariscos com verduras e antipasto de mar, que é uma salada com frutos do mar,como lula, polvo e camarão, e tomate. As cidades litorâneas aqui na Itália sabem preparar como ninguém pratos com frutos do mar. Tudo superfresco, saboroso e feito com muito capricho.
Posts relacionados:
Versilia, litoral badalado da Toscana
Qual o mehlor periodo do ano para visitar a Itália?
'As praias a pagamento em Marina di Carrara' have 16 comments
9 de agosto de 2013 @ 15:43 Anônimo
FANTÁSTICO…
9 de agosto de 2013 @ 19:06 Denya Pandolfi
Oi Angela, realmente: fantastico! Abraço e obgada, Denya
9 de agosto de 2013 @ 15:44 Guillermo Sabatini
Oi Denya,que prazer!!! comer esses pratos.Que gostoso os frutos de mar!!! Adoro essa comida!!!.Beijos
9 de agosto de 2013 @ 19:07 Denya Pandolfi
Ei Guillermo, que prazer ter voce comentando no blog (e em portugues). PArabens!!! Eu gosto muito de frutos do mar, principalmente na beira da praia… Grande abraço, Denya
9 de agosto de 2013 @ 17:32 Zira de Oliveira Oliveira
Amei a decoração c coisas antigas! Os pratos nem me falam!!!!!
9 de agosto de 2013 @ 19:09 Denya Pandolfi
Zira, acho que no Brasil podiamos também aproveitar mais as peças antigas porque elas dao um charme a mais em qualquer ambiente. Os pratos eram mesmo divinos! Um beijo e bom final de semana, D
9 de agosto de 2013 @ 18:16 Anônimo
Que lindo jardim.
Nem parece que o mar esta tao proximo.
A paixao por flores na Italia faz toda a diferenca.Tudo se torna ainda mais belo.
9 de agosto de 2013 @ 19:11 Denya Pandolfi
E o mais interessante é que tudo é feito de forma despretenciosa e o resultado é essa beleza! As flores aqui sao mt valorizadas, alias, a natureza de forma geral é a protagonista. Abraço e obgda pela sua visita, D
10 de agosto de 2013 @ 01:18 Deni
Olha Denya, estou lendo isso agora, sao 20h25min e estou degustando – ao lado da Zilda, claro – um Volpolicella 2009 imaginando estar ai na beira dessa praia e nesse maravilhoso jardim com esse pedido na mesa me defendendo do Marco (porque … ne?) Que beleza!
Parabens pra voces.
Bjs
Deni
11 de agosto de 2013 @ 15:33 Denya Pandolfi
Monsieur, estamos guardando mts garrafas aqui pra vcs. Saudades, mt saudades!!! D
10 de agosto de 2013 @ 16:35 Dani
Ciao Denya…… Lugar de sonho…
11 de agosto de 2013 @ 15:34 Denya Pandolfi
Oi Dani, gostoso demais esse lugar, de sonho mesmo!!! Abraço e otimo domingo, Denya
15 de agosto de 2013 @ 02:59 Dayla
Hummmmmmm que delicia, deu fome disso agora!!!!!!!!!! Nao entendi papai falando me defendendo de Marco (?) Bjssss. Quero ir no verao ai pra vc me levar nesses lugares maravilhosos!!
15 de agosto de 2013 @ 17:52 Denya Pandolfi
Aqui é bom em qq época do ano. Animem logo… estou esperando vcs!!! bj e saudades
16 de maio de 2020 @ 15:39 Grazie a te / O que muda na Itália com o início da fase 2 da emergência coronavírus?
[…] balneares (praias a pagamento) e a distância exigida entre as sombrinhas é de 1,5 m e nas áreas com praia livre a distância […]
3 de julho de 2020 @ 10:47 Grazie a te / A praia de Riccione, requisitado litoral da Emilia Romanha
[…] que muita gente no Brasil fica admirada com a questão das praias a pagamento. Recebi várias mensagens também através do Facebook de pessoas que acham um absurdo. Existem […]