Um passeio à Lucca, uma das principais cidades de arte da Itália
Eis-me aqui em Lucca, conhecida também como a cidade das Cem Igrejas , Città delle Cento Chiese. Situada na parte setentrional da Toscana, junto com Volterra e San Gimignano mantém até os dias de hoje o muro (le Mura), intacto, em torno a cidade. O centro histórico é maravilhoso! Igrejas, palácios, vielinhas, restaurantes, cafés e lojas compõem o cenário dessa fascinante e charmosa cidade.




A hashtag do evento foi #BuzzMeetYelp01. O evento foi em parceria com a sorveteria Chiardicrema. Aqui na porta da sorveteria uma foto de Juliana enquanto postava em seu perfil Instagram (fotos Yelp Firenze)
Participei de um tour fantástico para explorar a cidade! Foi a minha primeira visita em Lucca e a cidade não me decepcionou. Nesse fim de semana que a visitei (dias 16 e 17 abril) estavam acontecendo na cidade vários eventos culturais, entre eles o Festival de Música e Dança, exposição de carros antigos e por fim o Mercado de Antiguidades, que acontece no terceiro final de semana de cada mês (anote na sua agenda se você estiver vindo pra Toscana), onde podemos encontrar móveis e objetos de todos os tipos, para todos os gostos e bolsos também.




Detalhes da fachada do Duomo de San Martino, que foi fundado por San Frediano no século 11. A Catedral está localizada na praça homônima
Em um passeio pelo centro histórico você poderá visitar a magnífica Catedral de São Martin, a Cattedrale di San Martino, também conhecida como o “Duomo di Lucca”, situada na homônima praça, onde também no terceiro sábado e domingo de cada mês você encontrará as primeiras barraquinhas de antiquariado. Proseguindo por suas pitorescas ruelas estreitas, não tão longe dalí, você encontrará também a belíssima Igreja de São João e Reparata (Chiesa di San Giovanni e Reparata) e mais adiante encontrará a Igreja do Jubilee de São Justo (Chiesa Giubilare di San Giusto) com a sua maravilhosa fachada e característica arquitetura lateral.
Mercadinho de antiguidades com a igreja de San Justo ao fundo
Seguindo em frente, nesse meio tempo, você se perderá na riqueza dos palácios ao longo da estrada e, finalmente alcançará a Praça São Miguel (Piazza San Michele) com a sua espetacular Igreja (Chiesa di San Michele in Foro). Realmente uma beleza que enche os olhos e o coração aos amantes de arte, história e arquitetura.
Poucos metros depois, entrando em um vínculo (a cidade é bem sinalizada com plaquinhas de indicação) você alcançará a casa onde nasceu o famoso compositor Giacomo Puccini, e que no ano de 1973 foi transformada em um museu em sua homenagem. Em frente ao museu você vai ver uma belíssima estátua de bronze de Puccinni, obra do escultor e pintor Vito Tongiani. Voltando para a praça e proseguindo pelo lado esquerdo da igreja, depois de ter atravessado um belíssimo pórtico, girando a esquerda encontrarás a Torre das Horas (Torre delle Ore), uma arquitetura do Século 13.




O famoso compositor Giacomo Puccini (1858-1924), um dos célebre italiano que nasceu na cidade de Lucca
Enfim, seguindo sempre por essa longa e estreita estrada (via Fillungo) você alcança o anfiteatro de Lucca. Uma arena que no seu interno além de pitorescas casas e lojas, encontrarás também muitos restaurantes e sorveterias. E é ali que fica a espetacular gelateria Chiardicrema, que produz sorvetes para os intolerantes ao glúten e no seu cardápio oferece tantas outras novidades em termos de guloseimas.
Nesse período do ano, os restaurantes oferecem mesas que se afaixam na praça do anfiteatro onde você poderá degustar a sua refeição admirando a paisagem. Realmente vale muito a pena!
De passagem pela Toscana, inclua Lucca no seu roteiro. Partindo da estação de Santa Maria Novella em Florença, com o trem regional, em apenas 1 hora e 45 minutos você alcança essa charmosíssima cidade e ainda desfruta das paisagens que ao longo do trajeto, você terá a oportunidade de admirar. A estação de trem fica a cerca de 600 metros de uma das entradas da cidade, passando pelo histórico muro, que dá acesso direto ao centro da cidade. Visite Lucca, você não vai se arrepender.
'Bate-volta de Firenze a Lucca' have 5 comments
8 de março de 2017 @ 15:13 Grazie a te / O que ver em Pisa - Grazie a te
[…] a poucos kms do centro da cidade Distâncias: Pisa está a 95 Km de Firenze, a 20 Km de Lucca, a 24 Km de Vinci (terra de Leonardo), a 54 Km de Pistoia (capital italiana da Cultura de 2017), […]
22 de dezembro de 2017 @ 18:18 Regina
Olá Denya!!! Tudo bem?
Estou querendo passar o ano novo em Firanze . Eu e uma amiga. Não conheço nada na Toscana.. temos dois dias ou três para ficar só em Firenze e dois dias gostaria de conhecer outros lugares na Toscana..
Tu podes me dar uma dica de como fica melhor fazer estes passeios? Se através de alguma agência ou outra forma? Te agradeço desde já! Bacci
5 de janeiro de 2018 @ 14:22 Denya Pandolfi
Ciao Regina, como vai?
Te enviei email 😉 Abraços e tanti auguri di buon anno!!!! D
5 de julho de 2018 @ 10:26 Grazie a te / Firenze é uma excelente base para explorar a famosa região da Toscana
[…] 2- Lucca – Lucca é uma graça de cidade medieval muito bem preservada e toda murada: são quase 5 Km de muros de pedra que foram erguidos no século 16. Dentre as atrações da cidade estão a Torre Guinigui e a Torre das Horas, a Praça do Anfiteatro, a Catedral de são Martinho e a Igreja de São Miguel in Foro. Muita gente costuma fazer a dobradinha Pisa e Lucca no mesmo dia, afinal são cerca de 25 Kms de distância entre essas 2 cidades. […]
14 de fevereiro de 2019 @ 12:02 Grazie a te / Sugestões para quem vai passar 7 dias na Toscana
[…] Você poderá ir de trem para essas 2 cidades. No mesmo dia você pode conhecer as 2 cidades. Aqui posts sobre as 2 cidades: o que ver em Pisa e bate-volta de Firenze a Lucca . […]