Civita di Bagnoregio é um burgo muito especial! Ligada à Bagnoregio apenas por uma ponte, é conhecida como a cidade que morre. Isso porque perde 7 cm a cada ano, devido à erosão. A cidade foi fundada pelos etruscos há 2500 anos e atualmente conta com apenas cerca de 10 habitantes! A pequena cidade fica região do Lazio, província de Viterbo, entre Roma e Firenze. Quem faz um relato super simpático sobre esse pitoresco burgo é a Palova Valenti, que esteve recentemente visitando a cidade num bate e volta saindo de Firenze:

Foi aquela foto! Aquela foto que vi de uma amiga minha e que me deu aquela vontade de ter uma foto igual! Aliás, as fotos sempre tiveram um efeito grande em mim. As fotos da minha irmã mais velha do seu intercâmbio pra Califórnia foram o suficiente pra me motivar e dizer pra mim mesma: também quero! E assim foi o primeiro passo rumo ao meu intercâmbio no Texas com 18 anos. Depois disso dei muitos outros passos… aliás, viajar é a minha grande paixão! Adoro explorar, descobrir e me jogar!!!
Pois bem… é por isso que estou aqui na Itália! Agora vou contar do meu passeio Civita di Bagnoregio. Primeiro passo: pesquisa! Não existe trem direto! Embora uma amiga tenha me dado dicas legais, eu mesmo assim de metida que sou, quis fazer a minha pessoal! E assim descobri que existiam dois trens que partiam pra lá perto saindo de Firenze. Um que durava 4 horas e ia à Viterbo, e que pra mim seria muuuuuito tempo dentro do trem; e o outro que durava 2 horas e ia pra Orvieto. Já tinha ouvido falar que Orvieto era uma cidadezinha muito fofa, então foi assim que escolhi esse caminho.
Acordei cedinho e peguei o trem das 6:40. Aproveitei e tomei café da manhã na “stazione”, coisa que eu aaaaamo! Escutando minhas músicas, 2 horas e 18 minutos depois chegueeeeeei à Orvieto! Sabia que o ônibus que ia pra Civita di Bagnoregio saía perto do meio dia, então eu teria algumas horinhas pra passear por Orvieto. E valeu muuuuito a pena! Chegando à estação de trem, tive que pegar um “trenzinho” que subia até a cidadezinha … muito parecido, na minha opinião, com o trenzinho que se pega pra subir até o Corcovado no Rio de Janeiro!
Pois bem, além de Orvieto ser um encanto, tive a oportunidade também de pela primeira vez na vida chegar literalmente ao fundo do poço!!! Explico: em 1527 o Papa Clemente VII mandou que construíssem um poço caso faltasse água naquela região! 53 metros e 248 degraus depois, lá estava eu observando o buraquinho de céu azul lá no alto. Foi uma experiência incrível, até porque comecei a sentir um pouco de falta de ar depois de algum tempo no tal “fundo do poço”.
Chegou a hora de pegar o ônibus! Estava maaaaais do que pronta! Foram 50 minutos de estrada num ônibus pinga-pinga. Parava por todo lugar, mas não me importei, porque assim também conhecia a região.
O motorista avisa que chegamos em Civita! Sai a grande maioria dos “turistas” que estava no ônibus! Começo então a caminhar. Reto sempre, era o que me apontava o italiano que havia pedido informação! Reto eu vou, e depois de uns 20 minutos de caminhada, vejo então a paisagem da foto … e ali mesmo me emociono. Começo a subir a pontezinha que liga uma montanha à outra e CLICK, faço também a minha foto! Estava feliz!




Onde fica afinal essa tal de Civita di Bagnoregio, isolada de tudo e todos? Ela fica na região de Lazio, a 443 metros de altitude! Fundada em 2500 anos atrás pelos estruscos, você só pode chegar até ela através dessa ponte, que pode ser até um pouco assustadora porque quando eu fui ventava muito e no final tem uma bela subidinha!! Mas não se preocupe, ela é muito bem feita e segura!
Ali moram somente 10 habitantes! Dez?! Sim, dez! Os que estão aí trabalhando durante o dia moram nas cidades próximas! Você pode tranquilamente tomar café da manhã, almoçar e fazer lanches. Eu fiquei maravilhada com a quantidade de lugarezinhos em cada cantinho oferecendo comida e bebidas. E todos lindos! Todo o burgo é muito bem cuidado, com muitas flores decorando cada esquina!




A cada momento eu tinha que fechar a minha boca aberta porque foi praticamente amor à primeira vista!




E o mais incrível de tudo desse lugar, e o que o faz também ser muito pitoresco é o fato de a chamarem de cidade morta! Mas por que? Porque devido à erosão daquela montanha isolada, a cada ano ela “diminui” cerca de 7 cm. Devido ao seu material argiloso a erosão é progressiva, por isso a preocupação de que um dia ela “morra”, ou seja , desapareça!




Civita di Bagnoregio está entre os burgos mais lindos da Itália!




Fique de olho no horário do último ônibus pra voltar até a cidade de Orvieto! Caso queira também, há lugares para se hospedar e passar a noite! Eu acredito que a energia do lugar de manhã cedo e à noite seja inigualável!
Se você pernoitar por lá, eu já estou com inveja de você!!!! Se decidir passar o dia, de 3 a 4 horas é o suficiente pra um bate e volta!
Bom passeio e se deixe apaixonar!!!
Não deixem de assistir ao divertido vídeo da Palova sobre o burgo clicando aqui.




Civita di Bagnoregio é primeria cidade na Itália a cobrar uma taxa de visitação: 3 euros durante a semana e 5 euros aos domingos
Distâncias:
Roma – 135 Km
Firenze – 182 Km
Pitigliano – 44 Km
Cortona – 111 Km
Montalcino – 112 Km
Siena – 139 Km
Obrigada Palova pela sua participação compartilhando com os leitores do Grazie a te a sua experiência!
'Civita di Bagnoregio, a cidade que morre' have 2 comments
12 de dezembro de 2018 @ 18:35 VIVIANE
Olá Denya.
Td bem? Estou muito interessada em conhecer Civita di Bagnoregio.
Entretanto, farei a viagem na companhia do meu pai, que tem quase 70 anos de idade e um pouco de dificuldade de locomoção.
Entrei em vários blogs, mas não consegui descobrir qual a distância total que é preciso andar a pé para chegar até a cidade.
Vi que antes de chegar nesse caminho (que parece uma ponte), a caminhada é de aproximadamente 20min. Mas e depois?
Você sabe me dizer qual a distância aproximada para fazer a pé?
Muito obrigada.
Abraço,
Viviane.
14 de dezembro de 2018 @ 18:55 Denya Pandolfi
Oi Viviane, como vai? Eu ainda não estive na cidade e quem escreveu o post foi a Palova. Eu a contatei e ela me falou o seguinte: “depois que chega na parada da cidadezinha tem que cruzar toda ela pra sair do centro e começar a ir em direção a Civita. A cidade é pequeninha mas dá uns 15 minutos se eu não tô enganada! Depois então começa a caminhada fora do centro, que é chão batido, e da sim uns 20 ou 25 minutos … Acho que com muita paciência e carinho da pra fazer, mas o pai dela vai ficar beeeem cansado!!!” Abraços e bom passeio!!! Denya