Imaginem esses elementos: cooking class nas belas colinas do Chianti precedido de um caprichado jantar ao ar livre, onde os participantes colhem verduras e ervas frescas na horta. E a sobremesa, também preparada durante a aula de cozinha, servida durante a apresentação de algumas óperas italianas e ao som da harpa. Essa é a experiência proposta pelo Opera in the kitchen, idealizado por Lucrezia Cannito, um projeto que une as tradições culinárias às melodias das mais lindas óperas italianas numa maravilhosa location. Mais que um curso de cozinha, uma inesquecível experiência que compartilho neste post com vocês.

Opera in the kitchen, gastronomia e música em harmonia com a natureza
A experiência começa na horta, que fica a poucos passos da casa onde vive Lucrezia e onde funciona a escola de cozinha. Éramos em 7 participantes: um casal americano, outra canadense e 2 jornalistas italianas. Com orientação de Lucrezia, que nos mostrou e explicou sobre os produtos que são cultivados na horta, colhemos folhas verdes, ervas, tomate, flor de abobrinha, cenoura e abobrinha.




Em companhia de Lucrezia, ao meu lado à direita, começamos colhendo a matéria-prima para os pratos que preparamos




Todos os ingredientes usados no curso de cozinha, como as verduras, frutas, ovos, azeite de oliva, geleias , vinho e queijos são a Km 0 pois são produzidos no próprio local ou nas propriedades vizinhas
Começamos cortando as verduras e os tomates. A cenoura e a abobrinha serviram para a preparação das tortinhas de legumes assadas e os tomates para fazer o molho da nossa massa. Depois passamos à preparaçao do tiramissu de pêssego, preparado em porções individuais, que logo foram para a geladeira.




Receitas e tradições culinárias italianas




Tagliatelle? Temos!!!
O momento da preparação da massa era o mais aguardado por todos. Lucrezia utiliza 3 diferentes tipos de farinha. Fizemos ravioli e tagliatelle.




Durante a lição de cozinha Lucrezia tira as dúvidas e dá algumas dicas sobre a gastronomia italiana. Lucrezia é da Puglia mas vive na Toscana, onde há quase 3 anos criou este adorável projeto




O chef Marco Vitale, que colabora com Lucrezia, dando os últimos retoques na preparação da mesa de jantar
Antes do jantar, aperitivo com prosecco de Valdobbiadene. Foram servidos flores de abobrinha e pão torrado (fettunta) com azeite extra-virgem de oliva by Opera in the kitchen.
Após o nosso happy-hour, momento de curtir um delicioso jantar ao ar livre.




De entrada, tortinha de verduras e como “primo” ravioli com molho de tomate




Momento de experimentar a outra massa que preparamos, tagliatelle com molho pesto
E o momento da sobremesa, que nesse dia foi tiramisù de pêssego, é regado à uma comovente apresentação musical. Emoção e privilégio! Pra quem quiser ver mais sobre esse dia especial, confira no highlights do Instagram @grazieateblog clicando aqui.




Bálsamos para alma. Ocasião para confraternizar, relaxar, aprender, apreciar e se emocionar com a música e ser grato à natureza




Floriandre Dezaire na harpa e a soprano Chiara Panacci
Obrigada pelo convite Lucrezia, adorei ter vivenciado essa experiência única e inesquecível!
Opera in The Kitchen, por Lucrezia Cannito
Via Campoli, 18
San Casciano in Val di Pesa (Firenze)
Para reservas e mais informações: clique aqui
Posts que podem interessar:
Qual a melhor epoca do ano para visitar a Itália?
Vida na Itália
10 bate e voltas saindo de Firenze
Casamento na Itália
Viajar de trem
Menu do dia- dicas para não gastar muito
Aperitivo, happy-hour à italiana
'Cooking class com ópera no Chianti' has no comments
Be the first to comment this post!