Que Firenze é o berço do Renascimento todo mundo sabe. Mas tem outro título que a cidade carrega com muito orgulho: aqui foi inventado o sorvete, o famoso gelato, por Bernardo Buontalenti (essa é uma das versões dessa deliciosa invenção, que é circundada de algumas incertezas). Na verdade Buontalenti foi o primeiro a prepará-lo à base de leite, em 1559. Os italianos se aprimoraram nesta arte e indiscutivelmente é aqui que você encontra o melhor sorvete do mundo, de uma cremosidade única e feito com matéria prima de primeiríssima qualidade.
Pelo quarto ano consecutivo, Firenze é palco do Gelato Festival, que começou no dia 17 com encerramento previsto para esta noite. Dentre tantos chefs da arte do sorvete de todo o mundo, tem uma brasileira que está atraindo a curiosidade com uma receita que leva um produto tipicamente brasileiro: a cachaça. A paulista Márcia Garbin, de São Paulo, criou o Caffè lime con panna alla cachaça. “O sabor escolhido para a competição é com ingredientes que remetem ao Brasil mas respeitando as tradições italianas. Fiz questão de trazer o sabor brasileiro , como o café, já que somos o maior produtor do mundo e porque o produto tem tudo a ver com a Itália, que é o maior apreciador do mundo deste produto. E resolvi misturar o creme de leite com a cachaça e o limão-taiti, que usamos para fazer a caipirinha, dando assim um toque bem brasileiro”, explicou Márcia enquanto preparava a sua receita no laboratório móvel batizado de “Buontalenti”. Eu experimentei o sorvete (fiz esse sacrifício, rs!) e garanto que o sabor é único, diferente de tudo que eu havia provado.
Esta não é a primeira vez que Márcia participa da competição. Ela faturou o terceiro lugar ano passado enquanto concorria pela categoria revelação. Voltou nesta edição na categoria Master.Formada pela Cordon Bleu de Paris, se especializou na Carpigiani Gelato University, aqui na Itália. E assim que voltar para o Brasil vai se dedicar ao seu novo projeto: vai abrir nos Jardins, em São Paulo, a sua “Gelato Boutique“, daqui a alguns meses.
Mas além da Márcia o festival, que conta com participantes de Portugal e da Guatemala, tem outro concorrente que nasceu no Brasil. É Simone Deodati, brasileiro de Natal que veio para a Itália poucos dias após o nascimento. Ele escolheu quatro ingredientes para criar a sua receita: nozes, chocolate amargo, canela e laranja. Um mix incrível de sabores que resultou em uma delícia que deixa gostinho de “quero mais”. Simone vive na província de Terni, próximo a Roma, onde comanda a sorveteria New Moon.
O festival do sorvete acontece em três praças de Firenze. Além de Santa Maria Novella, que fica próxima à estação de trem, o evento tem stands nas praças Repubblica e Strozzi.
De 31 de maio a 2 de junho o festival vai acontecer em Milão, depois segue para Torino, de 7 a 9 de junho e finalmente chega à capital italiana. O Gelato Festival acontece em Roma entre 21 e 23 de junho.
Extra, extra! Em primeira mão: A Márcia acaba de enviar mensagem dizendo que saiu o resultado do júri e o vencedor foi o florentino Giampiero Burgio, que inventou um sorvete de queijo Pecorino com pinoli e mel. Ele é dono da sorveteria Gippino, em Lastra a Signa, perto de Firenze. Mas o resultado do público, que é o mais importante, sairá apenas no mês de julho. Estamos na torcida!
O Gelato Card custa dez euros e você tem direito a experimentar cinco sabores em qualquer um dos stands espalhados nos três pontos da cidade. Adquirindo o cartão é possível participar de cursos, oferecidos diariamente durante o evento, com famosos chefs que ensinam diversas receitas tendo como protagonista o sorvete.
Quando cheguei na Piazza Santa Maria Novella Márcia estava com a mão na massa, super concentrada preparando a sua receita.
O laboratório móvel Buontalenti é o local onde os chefs preparam os sorvetes: atração na praça Santa Maria Novella.
Os participantes preparam os sorvetes neste laboratório móvel que tem vidro nas laterias, assim os expectadores podem apreciar e entender o processo de fabricação do sorvete.
Posts que podem interessar:
Qual a melhor epoca do ano para visitar a Italia?
Menu do dia- dicas para não gastar muito
Aperitivo, happy-hour à italiana
Agroturismo, uma forma simples e autêntica de hospedagem
'Festival do sorvete em Firenze' have 11 comments
26 de maio de 2013 @ 15:43 Carina Costa
Estou salivando!! Que delícia de post!!
Sou viciada em gelato! Amo muitoooo!!
Como queria estar em Firenze! Bjos
28 de maio de 2013 @ 18:25 Dayla
Hummmm, que delícia e que saudade de um gelato italiano!!!!
28 de maio de 2013 @ 20:31 Denya Pandolfi
O de yogurt, lembra? Bjs! D
28 de maio de 2013 @ 19:19 Rosiane
Olá Denya,
Realmente, não se pode ir à Firenze sem experimentar o gelato. Faz bem até para a alma.
Um abraço e sucesso com o blog.
Rosiane (Rosi)
28 de maio de 2013 @ 20:30 Denya Pandolfi
Rosi, mt obgda! Qdo vier, me avise que te levo pra tomar um sorvete bem gostoso. Bj pra vc! D
25 de setembro de 2013 @ 06:56 As melhores sorveterias de Firenze | Grazie a te
[…] A cidade faz parte da própria história do gelato e você pode conferir um pouco mais a respeito neste post. O sorvete aqui é tão famoso que nem mesmo nos meses de inverno deixa de ser consumido. […]
7 de novembro de 2014 @ 13:41 Grazie a te / As melhores sorveterias de Firenze
[…] A cidade faz parte da própria história do gelato e você pode conferir um pouco mais a respeito neste post. O sorvete aqui é tão famoso que nem mesmo nos meses de inverno deixa de ser consumido. […]
10 de fevereiro de 2016 @ 15:20 Christina
Denya, vou a Firenze em Maio/16. Adoro sorvete! Quando e em que cidades será o festival? Achei uma informação que em Firenze será de 19 a 22/05 e em Roma de 5 a 15/05, mas não sei onde. Esta informação está correta? E os locais? Obrigada
10 de fevereiro de 2016 @ 15:43 Denya Pandolfi
Oi Christina, td bem? Em breve vou preparar post novo a respeito do festival. Abs e até breve! Denya
13 de abril de 2017 @ 23:40 Grazie a te / A primavera em Florença, como é a cidade na estação das flores
[…] que inclusive surgiu aqui em Florença! E um programa delicioso que acontece anualmente o Festival do Gelato. Aqui em Firenze será entre 21 a 25 de abril, na piazzale Michelangelo. E para os amantes de […]
29 de abril de 2018 @ 10:32 Grazie a te / Qual o melhor período do ano para visitar a Itália?
[…] Mostra de Artesanato no Palazzo Corsini. Dentre os deliciosos programas da temporada tem o Festival do Gelato, na Piazzale Michelangelo. E para os amantes de vinho: no mês de maio acontece em toda a […]