Marina Abramović está em cartaz no Palazzo Strozzi de Firenze com a exposição The Cleaner. A artista servia é uma das personalidades mais célebres e polêmicas do cenário artístico contemporâneo, que está revolucionando a ideia de performance, testando seu corpo, seus limites e seu potencial de expressão. Comemorando meio século de carreira, Marina, 71 anos, é a primeira mulher a expor no Palazzo Strozzi. A exibição, que começou dia 21 de setembro, fica até o dia 20 de janeiro de 2019.
Marina considera seu corpo sua arte. Nesta exposição, mais de 100 obras que oferecem uma visão geral de seus mais famosos trabalhos, dos anos 70 aos anos 2000, através de vídeos, fotografias, pinturas, objetos, instalações e com muitas reencenações ao vivo onde o público pode participar. A exposição é uma oportunidade para apreciar a complexidade da arte de Marina, que promove encontros reais com o público, que nos últimos anos tornou-se protagonista em suas obras.
Você pode optar em começar o percurso passando entre os dois indivíduos nus. A primeira parte da mostra Relation, dá forma a um projeto sobe dualidade e simbiose, com obras extremas aos limites da resistência física.
Os visitantes podem participar diretamente das performances que diariamente acontecem no Palazzo Strozzi, fazendo desta exposição uma experiência inesquecível em primeira pessoa.
Sobre a artista – Marina nasceu em 1946 na cidade de Belgrado. Sérvia naturalizada americana, começou muito jovem sua carreira artística dedicando-se à pintura. O corpo humano é o elemento central de sua pesquisa, de seu processo criativo. Aliás, Marina usa seu próprio corpo para suportar sua arte. Nos anos 70 a artista começou a apresentar suas performances colocando-se à provas de resistência física e psicológica.
Em 1975 conheceu o artista alemão Ulay, com quem esteve por 12 anos. Juntos eles criaram diversas perfomances, como Imponderabilia, onde o público era forçado a passar pelo corpos nus dos dois artistas.
O relacionamento não prosperou e até mesmo o término entre os dois artistas foi uma obra de arte. Eles encenaram a última performance juntos para dizerem adeus um ao outro, de forma inusitada e jamais vista: percorreram a Grande Muralha da China, cada um partindo de um ponto diferente, para se encontrarem no meio e se despedirem. The Lovers, 1988, foi uma caminhada que durou meses.
A exibição de Marina acontece também no espaço Strozzina, no subsolo do Palazzo Strozzi.
Marina Abramović – The Cleaner
Palazzo Strozzi, até 20 de janeiro
Horários: 10 às 2o h (até às 23 h às quintas)
Valor do ingresso: 12 euros
Procurando hotel em Florença? Veja neste post as minhas sugestões de hospedagem
Posts que podem interessar:
Qual a melhor época do ano para visitar a Itália?
'A arte de Marina Abramović' has no comments
Be the first to comment this post!