Al di là del Tevere… do latino Trans Tiberim, que significa além do Tibre. Essa é a origem do nome Trastevere, o charmoso rione que atrai tantos turistas em busca de uma Roma mais autêntica. Difícil não cair de amores por esse cantinho da cidade, “do outro lado do rio”, com seu ritmo alegre, ruelas estreitas e construções coloridas com paredes descascadas pelo tempo. E enquanto se explora o bairro a pé somos tomados por aquela sensação gostosa de visitar lugares que conservam casinhas seculares que se intercalam com barzinhos charmosos e alternativos, com ar meio decadente, mas cheio de vida e estilo!
Trastevere tem ritmo próprio e é praticamente uma cidadezinha dentro da Cidade Eterna. Mix entre o antigo e o contemporâneo, é um bairro fascinante para quem ama arte, cultura e boemia: boutiques vintage, trattorias romanas, pubs, bodegas de artesãos, igrejas e praças compõem o cenário dessa área, famosa por sua agitada vida noturna. No final do dia, turistas e locais se reúnem para jogar conversa fora durante o aperitivo nos pubs e nas portas dos estabelecimentos, que na primavera e no verão lotam suas mesinhas nas áreas externas.
O agradável bairro com ruas de paralelepípedos apresenta uma Roma mais genuína e vivaz, com atmosfera encantadora. Trastevere conserva muito do seu ritmo, mas com um olhar mais atento a gente pode perceber algumas mudanças: atraídos por essa atmosfera autêntica, muitos estrangeiros vem fixando residência nessa área e bodegas históricas de artesãos começam a dividir espaço com lojinhas de produtos de todo o tipo. Mas mesmo assim não perdeu a sua identifidade continua sendo uma área de Roma que merece ser explorada.
Artistas de rua, jovens e o grande vai e vem de turistas conferem uma atmosfera alegre e vivaz à regiao, que é rica de barzinhos, pubs, mercadinhos, vida social, lojinhas de artesanato, igrejas e monumentos importantes. Trastevere é também sinônimo de boa comida. Existem muitos estabelecimentos que servem a típica culinária romana onde você pode experimentar pratos como carbonara e bucatini all’amatriciana.
Não deixe de passear pela piazza Santa Maria in Trastevere, que abriga a igreja Santa Maria in Trastevere (que está sendo reestrutura), uma das mais antigas igrejas de Roma.
Em Trastevere estão a Villa Farnesina e o Palazzo Corsini, que ainda não conheço.
Como chegar à Trastevere
Trastevere não é longe da piazza Navona, são 15 minutos de caminhada. Siga em direção ao mercado dei Campo dei Fiori e dali vá em direção ao Rio Tibre. Passe pela belíssima via Giulia, uma graça! Atravesse a Ponte Sisto e logo encontrara à sua frente a Piazza Trilussa, que é o ponto de partida para começar a explorar o bairro.
ônibus : saindo da praça Venezia – ônibus linha 8 (descer na fermata Belli, perto da piazza Santa Maria in Trastevere)
'Trastevere, o charmoso bairro de Roma' have 7 comments
30 de junho de 2017 @ 13:08 Ana - voupraroma
Adorei você falando sobre o Trastevere… Volte mais vezes para Roma!
beijinhos de Roma
Ana
30 de junho de 2017 @ 15:04 Denya Pandolfi
Oi Ana,
Saudade do Trastevere… delicia de lugar! Grata pela cia e espero de voltar em breve. Bacione, Denya
29 de abril de 2018 @ 10:31 Grazie a te / O Mercato Centrale Roma, excelente opção gastronômica na estação Termini
[…] Trastevere […]
18 de maio de 2018 @ 02:37 Grazie a te / Dicas de programas interessantes para o inverno em Roma
[…] Trastevere, o charmoso bairro de Roma […]
18 de maio de 2018 @ 12:16 Grazie a te / A minha experiência de hospedagem no Hotel de Russie, exclusivo 5 estrelas de Roma
[…] Trastevere, o charmoso bairro de Roma […]
5 de junho de 2018 @ 15:51 Grazie a te / O conceito do slow travel, um modo tranquilo e relax de viajar
[…] Trastevere, o charmoso bairro de Roma […]
2 de abril de 2019 @ 22:29 Grazie a te / Um pouquinho do cotidiano dos fofíssimos nonos da Itália
[…] Trastevere, o charmoso bairro de Roma […]