A cidade de Mântua, Mantova em italiano, é uma cidade de origem etrusca localizada no norte da Itália, na região da Lombardia. Na Idade Média, sob o domínio da família Gonzaga, tornou-se um ducado. A poderosa família incentivou atividades artísticas e colaborou para o enriquecimento da cidade, que conta com belíssimas e imponentes construçõe. Possui muitas áreas verdes e o seu centro histórico é circundado por 3 lago: Superior, Médio e Baixo. Para falar mais sobre a cidade, dessa vez quem participa do Amici Miei é a Daphne Pierin, brasileira de Santos, que vive na cidade há 10 anos:
A minha história com a Itália começou há muitos anos, quando eu ainda era uma pré-adolescente. Talvez a influência da família pelos nossos antepassados serem de origem vêneta, talvez pelo destino. O fato é que em 2005 finalmente encontrei a minha metade, aquela que chamam de alma gêmea e, naturalmente, um italiano. Logo nos casamos e já fui me adaptando à minha nova vida, em Mantova, uma pérola do Renascimento. De lá para cá 10 anos se passaram e hoje posso dizer que me sinto em casa por aqui.
Para quem não sabe, a cidade de Mantova, faz parte da UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade desde 2008. Tem grande valor por ter sido local de residência da importante família dos Gonzaga. E justamente por isso um dos pontos de parada obrigatória no centro histórico de Mantova deve ser o Palazzo Ducale, a residência da família Gonzaga.
O interessante é que o Palazzo Ducale é localizado ao lado do Castello de San Giorgio e você pode fazer a visita das duas atrações turísticas com um único bilhete, se for de seu interesse.
Isso se deve ao fato de que quando haviam invasões em Mantova e ameaçavam a residência dos Gonzaga, a família se dirigia internamente para o Castello di San Giorgio para se refugiar.
Lá dentro voce irá ficar de “queixo para o ar” (literalmente!) admirando o teto da sala Picta -conhecida também como “Camera deli sposi”, realizada por Andrea Mantegna.
Aproveitando que você está passeando por Mantova, aconselho fortemente experimentar o riso a Mantovana (arroz de Mantova), prato local muito apreciado pelos mantovanos, feito com arroz, um tipo de carne moída de porco (salamella), noz – moscada e parmesão ralado. E também o tortelli di zucca, que é um tipo de raviole com recheio de abóbora, essa por sua vez com um sabor intenso devido ao uso da mostarda mantovana. Você pode escolher o restaurante Giallozucca no centro antigo da cidade. Os preços são acessíveis e de quebra você pode passear pelo comércio nas ruas próximas ao restaurante, encontrando lojas como Kiko, Max Mara, Douglas entre outras.
Deixo uma dica imperdível para você ver em Mantova: o Festival da Literatura, que acontece no mês de setembro. São centenas de voluntários que participam desse grande evento que ocorre no centro histórico de Mantova e que envolvem artistas, escritores, autores de todo o mundo em espetáculos, palestras e laboratórios, inclusive com foco em adolescentes e crianças. A cidade fica cheia em clima de festa e o evento se prolonga por cinco dias repletos de atividades. Caso você tenha interesse, fique a vontade em conhecer mais de Mantova comigo através do meu canal no Youtube: Daphne Pierin e pelo blog Mix pelo Mundo.
Grazie Daphne por ter participado do Amici Miei!
Quer registrar aqui no blog a sua história e paixão por alguma cidade ou região da Italia? Escreva para o Amici Miei: grazieate@gmail.com
'Um passeio por Mantova' has no comments
Be the first to comment this post!