Visitar a pequena Volterra é poder testemunhar um local que contabiliza mais de 3 mil anos de história. Esta é outra cidadezinha aqui da região Toscana que a gente sugere para os que gostam de lugares mais pitorescos, únicos, tranquilos e cheios de histórias. Outra vantagem em inclui-la em seu roteiro é que Volterra não registra grande assédio de turistas como San Gimignano, Pienza e Montalcino.
A cidade de Volterra está localizada a mais de 500 metros acima do nível do mar e pertence à província de Pisa.
Depois de um trajeto pelas encantadoras estradas da região – inevitavelmente você vai querer parar para fazer algumas fotos pois o cenário mais parece uma pintura – onde tons das verdes colinas contrastam com o dourado das plantação de trigo (ao menos nos meses de maio e junho ) e de subidas em curvas, chegando até a parte alta da cidade é preciso deixar o carro no estacionamento (a pagamento) para explorar a cidade a pé. O centro é fechado ao tráfego, apenas automóveis credenciados podem circular.
Volterra precisa ser admirada sem pressa senão você vai na contramão do pacato ritmo local. Saia sem rumo e fique à vontade para se perder entre seus becos enquanto admira monumentos e construções seculares.
Volterra é uma das mais antigas e bem conservadas cidades do mundo e o fascínio em desbravar seus cantinhos está justamente em poder voltar no tempo para apreciar a herança de diferentes períodos históricos.
Do período etrusco parte das muralhas que a circundam e a magnífica Porta all’arco; do medieval, que deriva a sua principal estrutura, estão ruelas estreitas, casas com torres, palácios e igrejas. Já a civilização do período do Renascimento, a imponente Fortezza Medicea e outros palácios importantes como o Minucci Solaini e Incontri-Viti.
A catedral é uma construção do ano de 1120 tendo sido ampliada e modificada. A atual estrutura foi restabelecida em 1843.
Conhecida como cidade mágica e misteriosa, Volterra é citada na série de livros e filmes Crepúsculo, de Stephenie Meyer. No entanto, as cenas cinematográficas foram rodadas em Montepulciano, outra joia da nossa amada Toscana.
Volterra é cheia de ótimos bares, restaurantes, sorveterias e lojas de artesanato, principalmente com trabalhais em alabastro , um tipo de mineral que parece com o mármore. Pelas lojinhas da cidade, além de esculturas, você vai apreciar jóias e artigos de decoração.
Obras e monumentos podem ser admirados em um passeio a pé pela cidade mas os turistas podem aprofundar seus conhecimentos através de visitas aos museus , como o Etrusco, a Pinacoteca cívica e o museu D’arte Sacra.
Volterra possui também um lindo parque arqueológico, super bem cuidado e uma boa opção para um descanso ou um piquenique. Vale a pena um passeio ao parque porque a vista do local é admirável!
Na Fortezza funciona o cárcere de Volterra. E uma curiosidade é que, uma vez por mês, o presídio se transforma em restaurante. Isso mesmo. Cene Galeotte é uma iniciativa que conjuga os prazeres da mesa com um projeto de grande valor social. A cada edição os carcerários contam com a ajuda de um chef renomado convidado que prepara o menu. A próxima edição será dia 26 de junho, com o chef Filippo La Mantia.
E para os curiosos e apaixonados por história, o museu Guarnacci, um dos primeiros museus públicos da Europa, fundado em 1761, guarda verdadeiros tesouros etruscos. Fica na rua Don Giovanni Minzoni.
Em agosto existem muitas manifestações culturais na cidade, sendo que a mais importante é a Volterra ad 1398, onde a cidade faz um mergulho no passado. Nos dois últimos domingos do mês uma festa medieval relembra costumes antigos com feiras, exposições, danças e comemorações com moradores e visitantes vestidos a caráter. E olhem que legal: para entrar na festa é preciso trocar suas moedas de euro pelo grosso volterrano – que é uma réplica fiel da moeda utilizada no ano de 1398 d.c. Um verdadeiro retorno ao passado!
Situada entre Pisa e Siena, Volterra fica a 75 km de Firenze e a melhor opção é ir de carro, já que as estradinhas que a circundam são um espetáculo a parte. Como falei, certamente você vai querer parar fazer algumas fotografias para registrar a generosa natureza local. Volterra dista apenas 30 km de San Gimignano; 52 km de Siena e 70km de Pisa.
É possível fazer o percurso de trem saindo de Firenze até Pontedera e de la pegar um ônibus até Volterra.
Para mais informações: Volterra City, o
portal oficial cultural de Volterra.
Em busca de hospedagem na Toscana? Que tal começar a pesquisar aqui?
'O burgo de Volterra' have 15 comments
24 de junho de 2015 @ 16:28 Maria Glória D'Amico
Denya, sabe que eu fiquei encantada por Votlerra?
A paisagem é espetacular e fiquei pouco tempo por lá … saí com um olho no caminho e outro em Volterra.
Não sabia do parque e fiquei com vontade de conhecer, incluindo o jantar no presídio. Diferente!
Um beijo s2
29 de junho de 2015 @ 12:09 Denya Pandolfi
Querida Maria Gloria,
Precisamos parar o carro para fotografar a paisagem porque realmente é unica…. parecia que estávamos diante de um quadro.
O jantar acontece apenas uma vez por mês e é preciso reservar com mt antecedência, iniciativa incrível que merece uma visita. Quero voltar! Beijo grande pra vc e obgda ! Denya
28 de agosto de 2015 @ 12:11 Grazie a te / Lajatico, a terra de Andrea Bocelli
[…] internacionais. Fui visitar a cidadezinha e fiquei encantada! Lajatico fica bem pertinho de Volterra, antiga cidade etrusca com mais de 3 mil anos de história, onde o ritmo de vida segue na maior […]
15 de dezembro de 2015 @ 11:13 Renata Massa
Lindaaa amei seu blog…
Morei na italia a dois anos na cidade de Sanremo… amo esse pais… e ver esse post me deu uma nostalgia…
Bjus
17 de dezembro de 2015 @ 22:18 Denya Pandolfi
Oi Renata, Obgada pela visita! A Itália é mesmo um encanto!!! Estou em ritmo de férias e postando bem menos neste final de ano mas em breve vou postar muitas outras cidades e curiosidades bem bacanas. Um bj pra vc e td de bom, Denya
8 de junho de 2016 @ 23:34 Grazie a te / 10 motivos para escolher a Toscana como destino romântico
[…] sobre alguns dos românticos burgos medievais da Toscana, clique nos nomes a seguir: Volterra, Certaldo , Pienza, […]
28 de outubro de 2016 @ 15:43 Marcia Regina Atala Mendes Pires
Gostaria de receber seus posts.
28 de outubro de 2016 @ 16:59 Denya Pandolfi
Oi Marcia, como vai?
Você está no Face? Tem uma fanpage do blog onde faço todas as chamadas para os posts 😉
Aqui vai o link: https://www.facebook.com/grazieateblog/?fref=ts
Abraço e tudo de bom! Denya
3 de fevereiro de 2017 @ 13:59 Grazie a te / Uma relação de filmes girados na região da Toscana
[…] ele admite que é um vampiro. Lua Nova é caracterizado por vampiros de uma família da cidade de Volterra mas as cenas foram giradas em […]
10 de maio de 2017 @ 09:11 Grazie a te / Un mare di gusto, festa tradicional dedicada ao peixe azul - Grazie a te
[…] 66 Km – Volterra […]
21 de julho de 2017 @ 23:47 Grazie a te / 10 burgos medievais na Toscana que merecem uma visita
[…] Volterra– A cidade de Volterra pertence à província de Pisa e é destino ideal para quem gosta […]
28 de junho de 2018 @ 11:01 Grazie a te / Festas medievais da Toscana, que é repleta de burgos característicos
[…] festas medievais em diversas cidades da Toscana, como em Volterra (no mês de agosto) e em Monteriggion ( que acontece em […]
13 de setembro de 2018 @ 22:36 Grazie a te / As principais atrações de Pisa, a cidade da torre inclinada
[…] (capital italiana da Cultura de 2017), a 75 Km de Certaldo, 39 Km de Pietrasanta e a 68 Km de Volterra, 41 Km de Lajatico, a terra do tenor Bocelli e a 79 Km de San Gimignano. Site oficial da […]
20 de março de 2019 @ 12:10 Grazie a te / Sugestões para quem vai passar 7 dias na Toscana
[…] dicas sobre o que fazer em San Gimignano. Como fica bem perto, a apenas 29Km, você pode incluir Volterra no passeio e ficar até anoitecer para jantar na cidade. De Volterra você pode voltar para Colle […]
11 de março de 2023 @ 15:36 Grazie a te / Hospedagem e vinhos no coraçao das colinas pisanas
[…] do vale até a cidade de Palaia, e está próxima às cidades históricas de Pisa, Lucca e Volterra, que oferecem uma concentração incomparável de beleza, arte e […]