Arquivo mensais:maio 2013

Streetstyle, Londres

O verdadeiro fashion show da moda está nas ruas. E quando se está em Londres a sensação é a de assistir ao espetáculo da primeira fila, como convidado de honra! Em Londres tudo é permitido. Nada é over, nada é exagerado. Cada um segue seu ritmo sem se importar com nada e com ninguém… apenas segue.
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem ImagemImagem
Imagem

Troca da Guarda, Westminster e Harrods

Apesar de ter morado em Londres por mais de um ano, eu havia visto apenas uma vez a Troca da Guarda no Palácio de Buckingham. Existem em outros dois locais, na Horse Guards e no Castelo de Windsor. A troca da guarda é a substituição dos guardas que protegem os palácios reais e acontece diariamente às 11h30, de maio a julho, e em dias alternados no restante do ano.
Antes de chegar ao Palácio passamos pelo Green Park para aproveitar o lindo dia ensolarado na cidade. As áreas verdes em Londres são muito valorizadas e super bem cuidadas.
dsc_0331
dicas-londres
Durante a cerimônia da Troca da Guarda no Palácio de Buckingham, executada pelos Queen’s Guards, os guardas desfilam pelo The Mall, a avenida que liga os quartéis ao palácio, acompanhados  por uma banda militar. Os cavaleiros trocam estandartes e ordens e são guiados por uma banda com baterias que nem sempre tocam marchas militares.
troca-guarda
Os guardas são substituídos e no final da cerimônia o Comandante que irá assumir recebe as chaves do palácio. Tudo com muita pompa e disciplina, características dos ingleses.
dsc_0308
Depois da cerimônia da troca da guarda atravessamos o St Jame’s Park, que fica perto do Palácio de Buckingham e do Palácio de St James.
Se o dia estiver bonito, vale um passeio pelo parque e quem sabe, um pic-nic? Uma mania dos ingleses nesta época do ano é  aproveitar o horário de almoço para aposentar o paletó e a gravata (e as vezes as calças), tirar os sapatos e deitar sobre a grama para o banho de sol.
dsc_0341
De todas as atrações de Londres, acredito que o imponente Palácio de Westminster, que fica às margens do Rio Tamisa,  é o que mais chama a atenção. É ali na Torre do Relógio onde está o famoso sino Big Ben. O palácio também é conhecido como Casas do Parlamento.
 dicas-londres
A Catedral de Westminster, arquitetada em estilo gótico, foi construída há quase 10 séculos e já foi palco de muitas coroações e casamentos reais,  como o do príncipe Willian com a Kate Middleton.
Mesmo que o motivo da sua viagem à Londres não seja o de compras, não deixe de visitar a loja de departamentos Harrods. Este luxuoso centro de consumo tem cerca de noventa mil metros quadrados em sete andares e oferece praticamente tudo, em 330 departamentos diferentes: roupas de grifes famosas, brinquedos, joias, móveis, utensílios domésticos, bebidas, serviços de beleza e comida. A decoração é espetacular e todos os produtos são de alta qualidade. O metrô mais próximo para quem quer visitar a Harrods é  Knightsbridge.
dsc_0363
O hall de comidas e frutas merece uma visita. Ali você vai encontrar cerca de 30 restaurantes, para todos os paladares. Não resistimos e escolhemos as nossas sobremesas. Os doces não são apenas bonitos mas também deliciosos!!!
Imagem
harrods

Festival do sorvete em Firenze

Que Firenze é o berço do Renascimento todo mundo sabe. Mas tem outro título que a cidade carrega com muito orgulho: aqui foi inventado o sorvete, o famoso gelato, por Bernardo Buontalenti (essa é uma das versões dessa deliciosa invenção, que é circundada de algumas incertezas). Na verdade Buontalenti foi o primeiro a prepará-lo à base de leite, em 1559. Os italianos se aprimoraram nesta arte e indiscutivelmente é aqui que você encontra o melhor sorvete do mundo, de uma cremosidade única e feito com matéria prima de primeiríssima qualidade.
festival-sorvete
Pelo quarto ano consecutivo, Firenze é palco do Gelato Festival, que começou no dia 17 com encerramento previsto para esta noite. Dentre tantos chefs da arte do sorvete de todo o mundo, tem uma brasileira que está atraindo a curiosidade com uma receita que leva um produto tipicamente brasileiro: a cachaça.  A paulista Márcia Garbin, de São Paulo,  criou o Caffè lime con panna alla cachaça. “O sabor escolhido para a competição é com ingredientes que remetem ao Brasil mas respeitando as tradições italianas. Fiz questão de trazer o sabor brasileiro , como o café, já que somos o maior produtor do mundo e porque o produto tem tudo  a ver com a Itália, que é o maior apreciador do mundo deste produto. E resolvi misturar o creme de leite com a cachaça e o limão-taiti, que usamos para fazer a caipirinha, dando assim um toque bem brasileiro”, explicou Márcia enquanto preparava a sua receita no laboratório móvel  batizado de “Buontalenti”. Eu experimentei o sorvete (fiz  esse sacrifício, rs!) e garanto que o sabor é único, diferente de tudo que eu havia provado.
DSC_0583_2
Esta não é a primeira vez que Márcia participa da competição. Ela faturou o terceiro lugar ano passado enquanto concorria pela categoria revelação. Voltou nesta edição na categoria Master.Formada pela Cordon Bleu de Paris,  se especializou na Carpigiani Gelato University, aqui na Itália. E assim que voltar para o Brasil vai se dedicar ao seu novo projeto:  vai abrir nos Jardins, em São Paulo, a sua “Gelato Boutique“, daqui a alguns meses.
gelato-festival
Mas além da Márcia o festival, que conta com participantes de Portugal e da Guatemala, tem outro concorrente que nasceu no Brasil. É Simone Deodati, brasileiro de Natal que veio para a Itália poucos dias após o nascimento. Ele escolheu quatro ingredientes para criar a sua receita: nozes, chocolate amargo, canela e laranja. Um mix incrível de sabores que resultou em uma delícia que deixa gostinho de “quero mais”. Simone vive na província de Terni, próximo a Roma, onde comanda a sorveteria New Moon.
O festival do sorvete acontece em três praças de Firenze. Além de Santa Maria Novella, que fica próxima à estação de trem, o evento tem stands nas praças Repubblica e Strozzi.
gelato-festival
De 31 de maio a 2 de junho o festival vai acontecer em  Milão, depois segue para Torino, de 7 a 9 de junho e finalmente chega à capital italiana. O Gelato Festival acontece em Roma entre 21 e 23 de junho.
Extra, extra! Em primeira mão: A Márcia acaba de enviar mensagem dizendo que saiu o resultado do júri e o vencedor foi o florentino Giampiero Burgio, que inventou um sorvete de queijo Pecorino com pinoli e mel. Ele é dono da sorveteria Gippino, em Lastra a Signa, perto de Firenze. Mas o resultado do público, que é o mais importante, sairá apenas no mês de julho. Estamos na torcida!
DSC_0594_2
O Gelato Card custa dez euros e você tem direito a experimentar cinco sabores em qualquer um dos stands espalhados nos três pontos da cidade. Adquirindo o cartão é possível participar de cursos, oferecidos diariamente durante o evento, com famosos chefs que ensinam diversas receitas tendo como protagonista o sorvete.
DSC_0580_2
Quando cheguei na Piazza Santa Maria Novella Márcia estava com a mão na massa, super concentrada preparando a sua receita.
DSC_0582_2
O laboratório móvel Buontalenti é o local onde os chefs preparam os sorvetes: atração na praça Santa Maria Novella.
DSC_0600_2

Simone se dedica à arte de preparar sorvetes artesanais desde 2005 e comanda uma gelateria na província de Terni

 

zanatta

O estrelado mestre sorveteiro Giorgio Zanatta, diretor técnico e artístico do festival. Ele seleciona os candidatos e assessora no processo de criação das receitas. “Se acho que um sabor não vai dar certo eu oriento o candidato até conseguirmos o equilíbrio perfeito de sabores”, explicou ao nosso blog, fazendo questão de responder em português

 

DSC_0596_2

Os participantes preparam os sorvetes neste laboratório móvel que tem vidro nas laterias, assim os expectadores podem apreciar e entender o processo de fabricação do sorvete.

sorvete-italiano

Posts que podem interessar:

Qual a melhor epoca do ano para visitar a Italia?

Vida na Itália

Casamento na Itália

Viajar de trem

Menu do dia- dicas para não gastar muito

Aperitivo, happy-hour à italiana

Agroturismo, uma forma simples e autêntica de hospedagem 

A estação de trem de Florença

 

Feira de Antiguidades na Fortezza em Firenze

Eu adoro frequentar as feirinhas de rua aqui da Itália. Em Firenze, a que mais gosto é a que acontece no jardim da Fortezza da Basso, que fica a cinco minutos a  pé da estação ferroviária de Firenze.

mercado-antiguidades

A mostra acontece todos os terceiros sábados e domingos do mês, exceto nos meses de julho e agosto. Nesta feira de antiguidades e do usado você encontra móveis, artigos de colecionadores, bijuterias, livros, quadros, estampas, roupas e utensílios. Se você tiver “olho clínico” vai encontrar peças únicas e interessantes a preços mais baixos do que se estivesse exposta em alguma loja de antiguidades.Fiz algumas fotos dos meus “achados” pra vocês conferirem. Busco sempre bijuterias antigas e peças de decoração para a casa.  Já comprei quadros e até um móvel de 1800 que coloquei no meu quarto e utilizo como vitrine para livros e artigos pessoais.E quem estiver visitando a Toscana e quiser ficar por dentro da programação das feiras, basta clicar aqui.

antiguidades

dsc_0991 antiques

DSC_0960

 

DSC_0994

A feira de antiguidades acontece no jardim da Fortezza da Basso, sede de numerosos eventos importantes, como o Pitti Uomo

 

DSC_0975

  • Devido  às obras para a instalação da  tramvia de Firenze, desde fevereiro de 2015, a feira está acontecendo na Piazza Vittorio Veneto, entre o Teatro dell’Opera e a ponte alla Vittoria (perto da parque Le Cascine).

 

 

O estilo de Lapo Elkann

Confesso que nunca tinha ouvido falar em Lapo Elkann antes de vir morar aqui na Itália. E muito me intrigava todo esse frisson que ele causava no métier fashion e entre os vips da Europa. Ele já foi eleito o homem mais elegante do mundo pela Vogue americana e encabeça as listas dos mais estilosos do planeta.
Bisneto do fundador da Fiat, o empreendedor Lapo fundou há seis anos a Italia Independent, de roupas e acessórios, que cresce na contramão da crise que afeta o país e está se tornando referência do Made in Italy.
lapo-elkman
estilo-masculino

lapo

lapo-elkann-1728x800_c

Fotos divulgação

De vez em quando se mete em algumas confusões e vai tudo parar nas primeiras páginas do jornais. Mas sobre sua vida pessoal eu não vou comentar aqui. Quero apenas falar do seu estilo e criatividade para compor looks ;).
“O estilo torna a vida mais bonita, mais especial. E estilo depende de você, de quanta vontade tem de trabalhar em cima de você, do que você sabe a seu respeito. Porque estilo quer dizer conhecimento” (Lapo)Dono de um estilo único e impecável, lançou recentemente o livro As regras do meu estilo: “Porque é preciso saber construir a originalidade. E acima de tudo saber usá-la”, aconselha. Envolvendo grande curiosidade e sendo super aguardado entre os descolados, Lapo vai lançar em junho, em Milão, uma coleção-cápsula desenvolvida em parceria com Frida Giannini, para a Gucci. São cerca de 20 peças masculinas que fazem parte do programa sob medida da marca, um serviço sartorial de luxo para homens modernos e antenados. Denota um casamento perfeito.

E você, o que acha do estilo do rapaz?  Queremos saber. (Todas as fotos deste post foram retiradas da internet)

Mostra de flores em Firenze

Uma das vantagens de morar em um país com as quatro estações do ano bem distintas é poder vivenciar a chegada de cada uma delas de maneira tão especial. A primavera aqui na Itália é recebida com muita expectativa e extrema alegria. E nada mais justo que um evento cheio de cores para brindar a nova estação. A mostra de flores e plantas, organizada pela Società Toscana di Orticultura, já faz parte do calendário anual de eventos em Firenze. Geralmente acontece entre 25 de abril e primeiro de maio, no Giardino dell’Orticoltura, próximo a praça da Liberdade e a entrada é grátis.
exposição-flores
dsc_1026
O evento é democrático: ideal para casais de namorados, amigos, família com crianças e idosos. E por que não levar o seu animal de estimação para contemplar as flores da estação? Admirar a beleza das flores e sentir o perfume que toma conta do parque é um programa imperdível. E reunidas ali, flores e plantas, por algumas horas nos fazem relaxar e deixar bem longe o estresse e as preocupações do nosso dia-a-dia, sempre tão corrido.

flores-firenze

exposição-flores

Giardino-orticultura

Este é um dos acessos ao parque, com vista para a cidade de Firenze

 mostra-fiori-firenze

dsc_1038

mostra-fiori

dsc_1037

Iniciativa para ser copiada pelas prefeituras do nosso país, onde é notável o aumento da produção de flores e plantas ornamentais, de norte a sul. O que acham dessa ideia?