Panzano in Chianti

A pequena cidade de Panzano,  comune de Greve in Chianti, é um burgo medieval situado entre Firenze e Siena. O cenário é de filme: colinas verdes com oliveiras e vinhedos e estradas sinuosas que circulam o vilarejo. Panzano é conhecida pelo seu castelo, que fica na parte alta e mais antiga e pela igreja de Santa Maria. É um desses lugares onde o tempo parece ter parado.
panzano
Panzano está localizada a cerca de  500 m de altitude e tem pouco mais de 1.000 habitantes.
panzano-chianti
É possível girar a pé pela cidade para observar suas casas, construções e o pacato ritmo de vida dos habitantes. Quer forma mais gostosa para conhecer  e vivenciar sobre os costumes da Itália do que passear pelas ruelas tranquilas da cidade?

Na parte mais elevada da cidade, a igreja de Santa Maria Assunta, integrada ao castelo e reconstruída no século 14

O ritmo em Panzano é de tranquilidade… não deixe de escolher um dos estabelecimentos da cidade para experimentar produtos típicos, como vinhos, queijos e presuntos.

Piazza Ricasoli

 

panzano

Panzano tem cerca de mil  habitantes

chianti

Em Panzano existem várias  agroturismos, que oferecem uma forma prazerosa de hospedagem, em meio à natureza e em contato com as ricas tradições da região do Chianti.  Muitos desses locais produzem vinho e também  azeite e mesmo para quem não é hóspede os locais oferecem degustações de seus produtos, muitas vezes com almoços harmonizados.

Panzano in Chianti

Uma das atrações mais procuradas em Panzano é o açougue de Dario Cecchini, famoso em todo o mundo graças principalmente ao episódio do funeral da bistecca. Em 2001, na época da vaca louca, Elton John contatou Dario para fazer uma encomenda e desembolsou 2.500 dólares por um pedaço de bisteca. É vero! Eu mesma perguntei se isso não era lenda e me disseram que foi exatamente assim. O valor da venda foi doado ao hospital pediátrico Meyer.

 

Cecchini

Dario Cecchini: “Não há partes mais nobres da carne. Cada corte é excepcional se bem cortado e cozido. Meu dever e a minha filosofia como açogueiro é usar bem todo o animal”

Apaixonado pela sua terra e pela sua profissão, Dario é um personagem! Divertido, experiente e bem humorado, a sua grande sacada foi ter aberto há poucos anos a Officina della Bisteca, restaurante que fica em frente ao seu açougue,  contribuindo assim para afirmar a tradição e os sabores da culinária da sua terra. “Na minha botega a hospitalidade é sagrada.

Dario-cecchini

“No meu restaurante, comemos e bebemos todos juntos, em  harmonia e bom convívio social, e onde espero que vocês possam apreçar o meu trabalho em busca da alta qualidade”.O almoço tem preço fixo de 50 euros e quem quiser pode levar a sua garrafa de vinho sem custo adicional. Em tom de brincadeira, ele pede apenas para se apresentar em jejum e desaconselha o local às pessoas de pouco apetite.

Cecchini-panzano

Na entrada do açougue

Outro local  interessante era a Accademia del Buon Gusto,  de Stefano Salvadori.  Aqui falo mais sobre o local neste post. Stefano faleceu no dia 25 de janeiro de 2020.

Accademia-gusto

A bodega onde Stefano recebia seus clientes e amigos. Ele falou em 2020

 

vendemmia

 

Panzano, comune de Greve, fica no coração do Chianti Clássico. Saiba mais sobre a cidade clicando aqui.

 

Procurando hotel em Florença? Veja neste post as minhas sugestões de hospedagem

 

Inverno em Roma

A síndrome de Stendhal 

Aldravas italianas

Cortona, sob o sol da Toscana

16 pensou em “Panzano in Chianti

  1. Patricia Godoy Rissi

    Denya adoro Dario Cecchini! Nos conhecemos 3 anos atras e sempre que posso vou visita-lo! Levo minha familia e meus amigos quando veem do Brasil para conhece-lo pq è realmente uma pessoa fantastica! Luciano tb leva clientes ali no tour Tuscany e Cinque Terre. Bjos

    Responder
    1. Denya Pandolfi

      O Dario e’ uma figura! Todo mundo fica encantado com suas historias e seu jeito alegre de encarar a vida! Admiro a sua paixao pelo trabalho que realiza, com certeza o segredo do seu sucesso. Beijo… D

      Responder
    1. Denya Pandolfi

      Oi Vera, a história do funeral aconteceu em 2001 quando foi proibido o consumo da carne de boi devido ao vírus da vaca louca. Dário, em tom de ironia, celebrou o funeral da bistecca e colocou inclusive uma placa na porta de seu açougue… Obgda por nos visitar! Abraço, D

      Responder
  2. Pingback: Accademia del Buon Gusto, Chianti | Grazie a te

  3. Pingback: Grazie a te / Volpaia

  4. Pingback: Grazie a te / Um passeio em Castellina in Chianti

  5. Pingback: Grazie a te / Firenze é uma excelente base para explorar a famosa região da Toscana

  6. Pingback: Grazie a te / A tranquilidade do burgo de Pitigliano, na Maremma toscana

  7. Pingback: Grazie a te / Como pedir um café na Itália. É uma tarefa simples mas vou te ajudar explicando sobre os tipos e maneiras de se pedir a bebida, que é uma verdadeira paixão para os italianos

  8. Pingback: Grazie a te / As glicínias que embelezam Firenze na primavera

  9. Pingback: Grazie a te / O parque das tulipas - Grazie a te

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.