O crucifixo de Giotto na Basílica de Santa Maria Novella

É impressionante a quantidade de tesouros artísticos que encontramos na Basílica dominicana de Santa Maria Novella de Florença! Ao centro da igreja temos uma importante obra-prima: o Crucifixo em madeira, realizado por Giotto da Bondone, provavelmente entre 1288 e 1289.

O crucifixo de Giotto foi realizado no final do século 13. É pintado em têmpera e ouro sobre painel de madeira (578 x 406 cm)

Por que o Crucifixo de Giotto é uma obra tão importante?

Cristo ao centro , com Maria e São João

Entre as crucificações que marcaram a história da arte, o Crucifixo de Giotto que encontramos em Santa Maria Novella, aparece no topo da lista.

O crucifixo de Giotto é considerado uma antecipação da arte renascentista

O crucifixo de Giotto é considerado uma obra fundamental para a história da arte italiana, pois o artista explora e inova a iconografia do Christus patiens , que já havia sido introduzido na arte italiana na segunda metade do século 13 por Giunta Pisano e Cimabue.


A relevância da obra consiste no realismo do Cristo retratado, que não é idealizado, como na arte bizantina, estilo dominante na época, mas aqui temos um corpo humano real. O Cristo de Giotto mais fiel à realidade, representado por uma pessoa em carne e osso sofrendo na cruz.

Nesta obra Giotto pinta imagens realistas, expressivas e tridimensionais, sendo que outra inovação importante que testemunhamos é o claro-escuro. A cruz é de madeira e tem quase 6 metros de altura e foi realizada quando o artista tinha cerca de 20 anos.

Posts que podem interessar:

Basílica de San Miniato al Monte

As lojas de luxo em Firenze

Festas medievais na Toscana 

Hospedagem em apartamento em Firenze

Bicicletas em Firenze

Refeições ao ar livre em Firenze

O parque das tulipas

Refeições ao ar livre em Firenze

Mercado Central de Firenze

Vida na Itália 



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'O crucifixo de Giotto na Basílica de Santa Maria Novella' has no comments

Be the first to comment this post!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.