E quando você acha que já experimentou todas as maravilhas da culinária toscana, já percorreu os restaurantes que te foram recomendados e degustou aquela lista de vinhos com os queijinhos irresistíveis que existem por aqui, eis que aparece uma outra tentação que você não pode deixar de provar na hora do seu snack no meio da tarde, o bombolone. Este é um doce toscano bem parecido com o nosso sonho.
Hoje conto também sobre o Cucciolo, um bar de Firenze fundado em 1943, que parece muito insignificante mas que produz o melhor bombolone da cidade. Eu conheci o histórico Cucciolo e seu irresistível bombolone há cerca de dez anos num passeio pelo centro histórico com meu marido. Ele me explicou que aquele lugar lhe remetia à sua infância, pois era parada obrigatória quando há cerca de 40 anos passeava pelas ruas do centro com seu avô. Para ele, a parte mais gostosa do tour era o pit-stop naquele endereço, de onde ele observava encantado o seu bombolone que chegava quentinho lá de cima.
Como o doce é preparado no andar de cima, eles fizeram uma espécie de cilindro transparente por onde a delícia vem passando até cair num recipiente cheio de açúcar, que encobre o doce. E voltamos ali esses dias, dessa vez com nosso filho que tem cinco anos (a sua idade na época) para mostrar como funciona a produção dos apetitosos bombolones, que lembra o nosso sonho, só que aqui o fazem bem mais macio. Passei no local pela manhã para conseguir fotografar tudo pra vocês com calma, pois depois das 15 h, quando iniciam a liberar do alto os bombolones, o movimento é grande!
É um doce frito (help!!!) servido geralmente no lanche da tarde. Muita gente também gosta para o café-da-manhã. No Brasil é chamado de sonho, na França de beignet e nos Estados Unidos de donuts. Feito com a mesma massa do bombolone é a ciambella, da foto abaixo, que não tem recheio.
Ignore essa coisa de calorias e gorduras e se jogue nessa delicia. Afinal, você vai precisar de muita energia para caminhar pela cidade… Será que vocês me perdoam, rsrsrs???
Cucciolo, Via del Corso 25 r (Firenze)
'Bombolone do Cucciolo, em Firenze' have 10 comments
22 de janeiro de 2014 @ 21:09 Anônimo
Hummmmm, que delícia, com certeza irei aí quando estiver na Itália, ótima dica!!
22 de janeiro de 2014 @ 21:38 Denya Pandolfi
Vale a pena a visita. E muito auto-controle, por favor! Podem comer apenas UM Porque depois se ganharem uns quilinhos vcs vão colocar a culpa em mim… Mt responsa,rsrsrs. Abraço, denya
25 de janeiro de 2014 @ 08:44 Jair Ribeiro
Que Maravilha, hein, Denya!!! Adorei esse Post… Vou contar um segredo aqui… Morei 1 ano na via Del Corso e NUNCA entrei no Cucciolo, pode isso???
Depois desse teu artigo não vou me perdoar até voltar a Firenze e comer pelo menos 2 bombolloni e claro, levar a Stella junto pra conhecer. Beijos
25 de janeiro de 2014 @ 23:50 Denya
Oi, oi Jair! Nem acredito que vc morou ali e não sabia que tinha essa gostosura tão pertinho de casa. Tenho certeza que a Stella vai curtir demais o bombolone que vem descendo pela vitrine, é um barato… Grande abraço e ótimo domingo! D
27 de janeiro de 2014 @ 00:51 Anônimo
Oi,,
E Bubu? Curtiu?
Queria ve-lo…nesta situacao.
Bacana.
27 de janeiro de 2014 @ 20:49 Denya Pandolfi
Ele adorou, claro! Precisamos voltar ali tds juntos… bjs! D
6 de maio de 2015 @ 16:46 Dani Bispo
Assim vcs acabam comigo. Vou TER que ir na próxima vez que estiver na cidade! kkk
DicOna né?
bjs
Dani
11 de maio de 2015 @ 07:35 Denya Pandolfi
Dani queridona! A gente come uns 3, rsrsrs… bom demais!!! bjoca , Denya
9 de dezembro de 2015 @ 18:27 Maria Glória D'Amico
Que delícia Denya, este eu não conhecia.
Salivei aqui, vou pesquisar algumas ricette rsrs.
Beijinhos, ciao!
10 de dezembro de 2015 @ 13:02 Denya Pandolfi
Maria Gloria, sério: tem dia que tenho desejo desse bombolone quentinho… hummm… Tenho certeza que vais gostar. Super bj minha querida! D