A economia da ilha está ligada à pesca, ao turismo e ao artesanato, com a arte do rendilhado, que surgiu no final do século 15. Murano é terra natal de artistas como Baldassare Galuppi, Remigio Barbaro e Pino Donaggio.
O coração da cidade é a Piazza Baldassare Galuppi, célebre compositor filho da terra. A pracinha é um dos pontos mais agradáveis e animados da ilha, com muitos barzinhos, restaurantes e lojinhas.
A única igreja da ilha é a de San Martino, que passou por diversas reestruturações e assumiu a forma que se apresenta atualmente entre os anos 1500 e 1600 e consagrada em 1645.
Burano é conhecida também como a ilha do merletti, arte de bordado feito a mão. Não é tão comum como eu imaginava, mas ainda é possível ver as senhoras sentadas nas portas de casa ou das lojas tecendo rendas lindíssimas! Infelizmente a atividade está em decadência pois as jovens não estão dando continuidade à essa arte. Para preservar a história e contar sobre a atividade, uma das atrações da cidade é o Museo Del Merletto, com verdadeiras obras de arte do artesanato. O antigo trabalho manual na ilha, iniciado no século 15, era realizado com fio e agulha. Com a queda da Republica Serenissima, a atividade sofreu um grande declínio.
Por que as casas de Burano são coloridas?
Segundo a lenda, os pescadores decidiram pintar as suas casas para que pudessem reconhecê-las de longe quando estivessem voltando da pescaria ou em caso de nevoeiro, bastante comum na região. Outras pessoas dizem que cada cor seria o símbolo de uma família que habitava na ilha. Seja lá o verdadeiro motivo, o resultado das casas coloridas é muito sugestivo. Atualmente, se algum morador quiser pintar os muros externos da casa precisa pedir autorização ao comune, que informará as cores permitidas.
Como chegar à Burano:
É possível chegar ate à ilha em passeio de barco que parte de Veneza e faz paradas em Burano, Murano e Torcello. Da Fondamenta Nove o vaporetto é o de número 12. Mais conveniente adquirir o bilhete válido por 24 horas que custa 20 euros. O percurso de Veneza até Burano tem duração de cerca 45 minutos. Quem quiser pode parar antes em Murano (30 minutos de Veneza).
Adquira seu ingresso para as principais atrações de Veneza sem impressão e sem fila.
É só clicar aqui para comprar o seu bilhete!
Posts que podem interessar:
Vale a pena andar de gonolda em Veneza?
Bucine e a Valdambra na Toscana
Os oratórios nas esquinas de Firenze
Um passeio em Castellina in Chianti
Como trasportar vinhos na mala
Refeições ao ar livre em Firenze
'Burano, a ilha colorida de Veneza' have 3 comments
11 de março de 2019 @ 15:01 Grazie a te / A adorável Cortona, a cidade de "Sob o sol da Toscana"
[…] Burano, a ilha colorida de Veneza […]
12 de março de 2019 @ 15:04 Grazie a te / A beleza das janelas e sacadas da Emilia Romanha
[…] Burano, a ilha colorida de Veneza […]
27 de março de 2019 @ 09:58 Grazie a te / Para um casal de nacionalidades diferentes não é nada simples enfrentar as diferenças culturais. Casais com criações e culturas distintas precisam encontrar um equilíbrio que pode significar um importante desafio a ser superado para um
[…] Burano, a ilha colorida de Veneza […]