Neste final de semana estive na segunda edição do Cookstock, em Pontassieve. A cidade, que conta apenas com 20 mil habitantes, esteve super movimentada e durante 3 dias pelas suas ruelas e pracinhas muitos stands e food trucks com degustação de produtos típicos de excelência, cooking shows, exposições artísticas e muita música ditaram o ritmo.

Pontassieve é um localidade tranquila que fica a 15 minutos de Firenze. Aqui a igreja de San Martino e as ruas do centro histórico
Adoro as festas de “paese” (como chamam aqui, que significa cidade pequena, ou vilarejo). São famílias inteiras com crianças, jovens e nonnos com o mesmo objetivo: se divertir e saborear as delícias típicas da culinária local. Esses eventos são interessantes pois nos possibilitam absover e conhecer um pouco sobre as tradições e costumes através da gastronomia.




Cooking show – A criativa chef Entiana Osmenseza preparou um prato especial: ravioli di polenta con figos em plena ponte medicea (foto: divulgação Cookstock)
A descontração é o ponto marcante desses eventos, onde a comida de rua de qualidade e o vinho protagonizam momentos de alegria e confraternização.
As ruas da cidade ficaram completamente lotadas! Alguns estabelecimentos colocaram stands nas calçadas, já que as ruas estavam fechadas ao trafego de veículos. E por falar em veículos, os food trucks fizeram o maior sucesso! O de mariscos fritos foi um dos mais requisitados. A espera era longa e desanimadora… (tomara que ano que vem aumentem o numero de food trucks visto o sucesso e o grande movimento registrado).
Da tradição italiana, panini, piadina, pizza, risotto dentre muitas outras gostosuras, que podíamos adquirir seja nos stands, nas estabelecimentos da cidade ou nos foodtrucks, que ficaram na pracinha central da cidade, onde foram colocadas as mesas. Cada um escolhia a sua refeição e dividia o tavolone.




Alguns dos stands: o primeiro com produtos orgânicos e a Km 0, a pizza, que não podia faltar e um stand que vendia vinho e queijo pecorino, que vai muito bem com pera




A schiacciata con l’uva, um doce tipicamente toscano que encontramos principalmente neste temporada da vendímia
Quem simpatiza por programas do tipo não pode perder as “sagras” (festas que acontecem geralmente nas praças ou nas ruas da cidade onde o ponto alto é a degustação de pratos típicos locais) que existem de norte a sul da Itália.
E caso queiram conferir os eventos deste mês de setembro aqui na Toscana, basta clicar aqui.
'Cookstock – vinho e gastronomia na Toscana' has no comments
Be the first to comment this post!