A apenas 2 quilômetros de Firenze está cidade de Fiesole, burgo que fica no alto das colinas que circundam a capital toscana e que guarda uma grande riqueza histórica e cultural e de onde temos uma vista deslumbrante! Com cerca de 15 mil habitantes, é uma cidadezinha linda, tranquila e que vale uma visita. Já estive na cidade várias vezes, de carro e também de ônibus. Inclusive você pode pegar ônibus comum no centro de Firenze num trajeto que dura apenas 20 minutos.
Fiesole fica a 300 metros de altitude. De origem etrusca, é uma cidade mais antiga que Florença
O percurso até o alto é pela via San Domenico, que abriga parques e mansões, aliás, nominando Fiesole subentende-se casarões e villas seculares de afortunados, com jardins renascentistas e super bem cuidados.
A cidade de Fiesole é circundada de uma área verde e é um local privilegiado para quem quiser admirar Firenze do alto
Fiesole guarda um sítio arqueológico de civilizações etrusca e romana
Para quem busca conhecer os arredores de Firenze sem nem mesmo alugar carro pode tranqüilamente escolher passar algumas horas na cidade, que é bem sossegada, limpa e organizada.
No verão existem muitas sagras e eventos típicos. O Estate Fiesolanaé um festival que acontece desde 1962 no Teatro Romano de Fiesole. É uma das maiores manifestações culturais da cidade com dança, música, cinema e teatro.
Todos os sábados acontece o mercado de frutas, artesanato e vestuário e todo primeiro domingo do mês, exceto nos meses de julho e agosto, acontece o mercado de antiguidades, com quadros, artigos para colecionadores, roupas, livros, cerâmicas, quadros e objetos de arte.
Fiesole – Em posição estratégica, Fiesole era um importante centro para trocas comerciais que na Idade Média entrou em conflito com a potente cidade de Firenze, que a destruiu em 1125. Com o tempo foi reconstruída e reconquistou a sua identidade. Provavelmente fundada no século 9 AC, Fiesole é o núcleo urbano etrusco que antecede Firenze e onde foram descobertas muitas escavações arqueológicas.
Atrações de Fiesole:
Piazza Mino é o coração da cidade: aqui se concentram os prédios históricos mais importantes, como o Duomo e o Palazzo Petrorio, sede da prefeitura. Ao redor da praça muitos bares e restaurantes com mesinhas na parte externa conferem charme ao local. Na praça acontecem feiras e eventos.
No centro da pracinha fica a estátua do rei Vittorio Emanuele II com Garibaldi, que passou na cidade em 1867
Catedral di São Romulo – em estilo românico, o edifício é do inicio do século 11. Foi erguida pelo bispo Jacopo il Bavaro em 1028 e foi ampliada no século 13. São Romulo é o padroeiro da cidade e sua festa é comemorada no dia 6 de julho.
O interior do Duomo (foto divulgaçao – Wikipedia)
Na Piazza Mino a catedral de San Romolo, o duomo da cidade, e a torre do Relogio
Palazzo Vescovile – fica próximo à catedral de São Romulo e foi erguido contemporaneamente à igreja, em 1028, pelo Bispo Jacopo il Bavaro. O prédio abriga a capela de San Jacopo, antigo oratório do palazzo Vescovile.
As escadarias od do Palazzo Vescovile
– Museu archeológico e museu cívico – Fiesole apresenta uma área arqueológica bem preservada que ajuda a contar toda sua história, desde a fundação até o domínio dos romanos que, após terem conquistado a cidade no século I aC, enriqueceram toda a área, precedentemente escolhida pelos etruscos. As ruínas na área arqueológica compreendem um templo etrusco-romano, as termas e um teatro, que foi construído seguindo o modelo grego, aproveitando a inclinação natural do terreno.
O antigo teatro romano. Os romanos seguiram o modelo grego de construção, ou seja, aproveitando a inclinação natural do terreno
De suma importância histórica e arqueológica e de grande beleza paisagística, o museu cívico conserva restos materiais que ajudam a compreender o passado da cidade. Ali estão expostos objetos da idade etrusca , romana e medieval das várias fases históricas de Fiesole.
Museu Bandini – Fundado em 1913, o museu guarda esculturas e pinturas do religioso colecionador Angelo Maria BAndini que ajudou a enriquecer Fiesole com um excepcional patrimônio de obras de arte, alem de bizantinas, dos séculos 14 e 15 . O museu fica na via Giovanni Duprè, 1
Palazzo Pretorio – construído no século 14, é asede administrativa da cidade. O Palazzo Petrorio fica na piazza Mino ( não é aberto à visitação)
O acesso à igreja de São Francisco é por essa ruazinha tranquila e charmosa
Igreja e Convento San Francesco – A igreja e o convento trm origem no ano de 1210. Esta é a igreja onde se casaram os meus sogros, nos anos 60. Ela fica em posição privilegiada, inclusive o acesso é através de uma ruela íngreme de onde temos uma vista linda da cidade de Firenze . No convento está o museu Missionário Francescano que contem uma coleção egípcia e chinesa. (Via San Francesco, 13)
A fachada da igreja de Sao Francisco (Foto OFM Toscana)
Badia Fiesolana eIgrejas Santa Maria Primerana e de Sant’Alessandro
Come chegar à Fiesole:
De carro – 10 mintuos de Firenze
Ônibus – Ataf, número 7 , saindo da piazza San Marco
Em Fiesole, o ponto de ônibus fica perto da piazza Mino, a principal praça da cidade
A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.
[…] Poggio la Noce é uma pequena vinícola localizada em Ontignano, nas colinas de Fiesole, a 250 m de altitude, que produz vinhos de forma artesanal desde 2003. A propriedade compreende […]
Este site usa cookies para melhorar a navegação na web. Ao continuar acessando este site, você concorda em usar os termos estabelecidos na Política de Cookies.OkMais informações
'Fiesole, nas colinas fiorentinas' have 6 comments
21 de abril de 2018 @ 19:57 Grazie a te / Explorando Firenze de forma divertida: um passeio a bordo do sidecar
[…] Poggio la Noce é uma pequena vinícola localizada em Ontignano, nas colinas de Fiesole, a 250 m de altitude, que produz vinhos de forma artesanal desde 2003. A propriedade compreende […]
27 de outubro de 2022 @ 15:44 Grazie a te / Belmond Villa San Michele, elegância atemporal em Florença
[…] para a cidade de Florença? Assim é o boutique hotel Belmond Villa San Michele, nas colinas de Fiesole, a poucos minutos da capital […]
16 de novembro de 2022 @ 11:25 Grazie a te / Colheita de azeitonas na Itália para a produção do azeite extravirgem
[…] Fiesole, nas colinas fiorentinas […]
7 de fevereiro de 2023 @ 18:37 Grazie a te / A fogueira das vaidades organizada por Girolamo Savonarola
[…] Fiesole, nas colinas fiorentinas […]
1 de março de 2023 @ 10:01 Grazie a te / Elenco de restaurantes gourmet em Florença que você precisa provar
[…] Fiesole, nas colinas fiorentinas […]
27 de maio de 2023 @ 19:03 Grazie a te / The Lodge, local badalado para suas noites em Florença - Grazie a te
[…] Fiesole, nas colinas fiorentinas […]